Reag Belas Artes recebe 14ª Mostra de Cinema Coreano no Brasil
São Paulo, maio de 2025 – Entre 12 e 19 de junho, o Reag Belas Artes recebe a 14ª Mostra de Cinema Coreano no Brasil, iniciativa realizada pelo Centro Cultural Coreano no Brasil e que conta com apoio da Pandora Filmes. A mostra contará com a exibição de 22 filmes, sendo 15 longa-metragens e 7 curtas. Parte das obras fazem referência à libertação da Coreia do domínio colonial japonês, data celebrada pelos coreanos e que, em 2025, completa 80 anos. A seleção conta também com filmes inéditos no Brasil, trabalhos que compõem um retrato múltiplo do cinema contemporâneo coreano. A programação, inclusive, contempla encontros do público brasileiro com algumas das vozes dessa geração.
Os ingressos para as sessões serão vendidos a R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia). Com exceção das sessões de abertura e encerramento, que ocorrem na Sala 2, todas as demais serão exibidas na Sala 5.
ACESSE AQUI AS IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
12 de junho 19h15 – A Era da Escuridão
18h – Os Galãs 20h40 – Canções de Nossa Terra Natal (curta-metragem) + Sobre Minha Filha 14 de junho 18h – Os Bombeiros 20h40 – Uma Dança que Fala (curta-metragem) + Uma Família Normal 15h – A Lenda de uma Mulher (curta-metragem) + Trabalhos a fazer 18h – A Batalha: Em Busca da Vitória 16 de junho 18h – 12.12: O Dia 20h40 – A Espera (curta-metragem) + Uma Grande Família 17 de junho 18h – O Assassinato 20h40 – Rito de Passagem (curta-metragem) + A Casa das Estações
18 de junho 18h – Herói 20h40 – A Grande Tacada + Casamento, será? 19 de junho 18h – Vamos (curta) + Regras do Amor na Cidade Grande 19h – Revelação: A Criança de Olhos Fechados
SINOPSES:
12.12: O Dia (12.12: The Day), Kim Sung-su, 2023, 141 min. Após o assassinato do Presidente Park, a lei marcial é decretada. Um golpe de Estado é liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang, junto a um grupo de oficiais. O obstinado Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin, acredita que o exército não deve agir politicamente e enfrenta Chun para detê-lo. No caos crescente, enquanto líderes militares hesitam e o Ministro da Defesa está desaparecido, o destino da primavera de Seul toma um rumo inesperado.
A Era da Escuridão (The Age of Shadows), Kim Jee-woon, 2016, 140 min. Na década de 1920, durante a ocupação japonesa da Coreia, um grupo de agentes secretos da resistência coreana embarca em uma missão sigilosa para contrabandear explosivos com o objetivo de destruir parte do exército japonês. Um talentoso policial coreano a serviço das forças japonesas enfrenta um dilema entre as exigências de sua realidade e o desejo de apoiar uma causa maior. A Espera (Awaiting), Kang Jae-gyu, 2014, 26 min. Yeon-hee viaja para Pyongyang com um grupo de idosos. Folheando fotos antigas, ela relembra como pediu ao marido, Min-woo, que não atravessasse para a Coreia do Norte por causa da tensão política. Mesmo assim, ele partiu e nunca mais voltou. A guerra acabou com o casamento dos dois. Sessenta anos após a divisão da Coreia, ela espera reencontrá-lo.
A Grande Tacada (Long Inside Angle Shot), Kim Jin-tae, 2013, 16 min. Irritado com a apatia da mãe, obcecada por sinuca, Tae-bong descobre que ela gastou todo o dinheiro comprando um imóvel. Com isso, os dois iniciam um projeto inusitado: abrir um salão de sinuca.
A Lenda de Uma Mulher (Her Legend), Kim Tae-yong, 2015, 27 min. Após receber uma ligação sobre o desaparecimento da mãe, Yoojin viaja às pressas para Jeju com o filho. Sem notícias durante a noite, um urso selvagem aparece no dia seguinte dizendo ser sua mãe. Regras do Amor na Cidade Grande (Love in the Big City), Lee Eon-hee, 2024, 118 min. Jae-hee é uma jovem livre e de espírito ousado, que vive sem se importar com as opiniões dos outros. Mas sua vida dá uma reviravolta ao descobrir um segredo bem guardado de Heung-soo, alguém que captou seu olhar mas nunca despertou seu real interesse. Decididos a ignorar os rumores que os cercam, Jae-hee e Heung-soo optam por viver e amar em seus próprios termos, iniciando uma jornada de convivência intensa e autêntica. Revelação: A Criança de Olhos Fechados (A Girl With Closed Eyes), Chun Sun-young, 2024, 105 min. A jovem In-seon é presa por assassinar um famoso autor e exige que Min-ju, sua amiga de infância, conduza a investigação. Ao reencontrá-la, Min-ju percebe que a confissão de In-seon é inconsistente. Em busca da verdade, ela questiona a corrupção policial, a pressão da mídia e memórias traumáticas. A obra é um thriller meticuloso, que constrói tensão de forma precisa e expõe o terror e a brutalidade do mundo real. Rito de Passagem (Coming of Age), Oh Jung-min, 2018, 26 min. Baekseol, uma estudante universitária de 29 anos, enfrenta recusas no mercado de trabalho e considera fazer pós-graduação. De repente, sua mãe, Haesook, anuncia que decidiu viajar o mundo e deixará de apoiá-la financeiramente. Insegura e ainda dependente, Baekseol se vê forçada a encarar a vida adulta, enquanto sua mãe começa a agir como uma completa estranha.
Sobre minha filha (Concerning My Daughter), Lee Mi-rang, 2024, 106 min. Green, uma professora em um relacionamento estável com sua namorada Rein, enfrenta dificuldades financeiras e precisa voltar a morar com a mãe. À medida que essa estadia se prolonga, a matriarca passa a concentrar toda a sua energia em seu trabalho como cuidadora. Conforme se dedica aos cuidados de uma idosa com demência, a mãe de Green começa a refletir sobre a relação com a filha e passa a confrontar seus preconceitos.
Trabalhos a fazer (Work to Do), Park Hong-jun, 2023, 103 min. Kang Joon-hee, funcionário da Hanyang Heavy Industries, é transferido para o departamento de RH e encarregado de demitir 150 pessoas. Confrontado com critérios que lhe parecem injustos, Joon-hae precisa decidir entre demitir um veterano que ele sempre respeitou ou seu melhor amigo. Uma história intensa sobre lealdade, escolhas difíceis e os dilemas éticos no mundo corporativo.
Vamos (Let Us Go), Park Ri-woong, 2008, 13 min. Na vila de Daechuri, onde moradores estão sendo realocados à força, um idoso se recusa a partir antes de cremar os restos do pai. Ao tentar espalhar as cinzas pelo vilarejo, descobre que tudo já está em demolição. Sem saída, ele retorna para casa e encontra a esposa em confronto com operários. Entre o luto e a perda, o idoso encara um destino inevitável.
|
Para não receber mais mensagens deste remetente, vá para esta página.