Inteligência Artificial na Música: Ferramenta criativa ou desafio para a indústria? Debate entre artistas e especialistas em IA aconteceu na SIM São Paulo, maior conferência de música e economia criativa da América Latina
A inteligência artificial já transformou diversas indústrias e, agora, está moldando o futuro da música. Essa revolução foi tema do painel "Moises app: Inteligência Artificial Aplicada na Produção Musical", realizado nesta quinta-feira (20), reunindo nomes de destaque no cenário musical e tecnológico. Com a mediação do produtor e compositor Felipe Vassão, o debate contou com a participação da artista, compositora e produtora Mahmundi, do Head of Mobile da Moises / Music AI, Bruno Maia, do produtor executivo da Moises, Rafael Lyra, e do produtor musical Adieu. A discussão girou em torno do impacto da IA na criação musical, suas implicações éticas e como ela pode ser uma aliada para produtores e artistas. Segundo os especialistas, a tecnologia não substitui a criatividade humana, mas amplia as possibilidades de experimentação e facilita processos técnicos.
"A inteligência artificial não constrói sozinha, precisa de treinamento com obras já criadas", explicou Bruno Maia, da Moises. "No caso da Moises, temos uma equipe de artistas e produtores que criam conteúdo autoral e exclusivo para treinar nossos modelos de inteligência artificial. Não infringimos direitos autorais de artistas ou de suas obras. Das 100 pessoas da equipe do Moises, aproximadamente 70 são músicos que criam e produzem para treinar e ampliar nossas ferramentas de IA", destacou. O debate também trouxe exemplos práticos de como a IA pode otimizar o trabalho dos artistas. Adieu compartilhou uma experiência concreta de aplicação da tecnologia no catálogo musical de Mahmundi. "A IA pode ser muito útil para tarefas como processamento de um catálogo. Estamos tendo a experiência de, através da IA, processar todo o catálogo de composições da Mahmundi e filtrar quais músicas têm tons e BPMs específicos. Isso ajuda muito quando pensamos em montar um álbum ou roteiro de um show", pontuou o produtor.
O painel reforçou que, além de facilitar processos técnicos como separação de faixas e identificação de padrões musicais, a IA pode ser uma ferramenta de democratização da produção musical. Aplicativos como o Moises App permitem que qualquer pessoa tenha acesso a recursos antes restritos a grandes estúdios, como a extração de vocais e a remoção de instrumentos de uma faixa.
No entanto, a questão dos direitos autorais e a relação entre IA e criatividade humana foram pontos sensíveis da conversa. Os participantes ressaltaram que a tecnologia deve ser usada de forma ética, garantindo a valorização do trabalho dos artistas e o respeito às suas obras.
A SIM São Paulo 2025 encerra suas programação no Memorial da América Latina, no dia 20 de fevereiro, promovendo debates e reflexões sobre os desafios e oportunidades da música e da cultura no Brasil.
O evento tem o patrocínio do Instituto Cultural VALE, Rede (Itaú-Unibanco), cartão Elo e Heineken, além de vários parceiros, através da Lei de Incentivo Federal, Ministério da Cultura / Governo federal.
COMPROMISSOS: Além da vasta programação, os credenciados poderão desfrutar de um Espaço Gastronômico com parceiros que valorizam o consumo consciente, respeito à produção agroecológica e à biodiversidade. Além de uma feira de novos criadores, em parceria com o Jardim Secreto, e cobertura da Rádio e TV SIM. Reforçando o compromisso de diversidade, inclusão e representatividade assumidos pela SIM desde 2015, um dos pilares do evento são os 30 nomes escolhidos para os showcases diurnos oficiais. São nomes que vêm de 14 estados brasileiros e outros 6 países (da África e América Latina) e representam os tempos em que vivemos, trazendo novos movimentos artísticos de criadores emergentes ou consolidados; discursos afiados e potentes, que chacoalham as estruturas sociais e mudam as narrativas eurocentradas; além de mostrarem as possibilidades de caminhos a se percorrer dentro de uma indústria com tanta força cultural e econômica. SIM TRANSFORMA: A SIM Transforma é uma plataforma de diálogo permanente entre as pontas da cidade e do mercado. Em 2024, já realizou dois programas: um de capacitação de jovens profissionais da música e outro de aceleração de novos artistas da periferia de São Paulo. Foram 2 meses de aulas ministradas por profissionais renomados do mercado em várias áreas, totalizando 8 aulas, 16 horas de aprendizado e troca, além de mentorias individuais durante os cursos. Todos os jovens que participaram do programa de capacitação serão contratados para trabalhar na próxima edição da SIM São Paulo. Já os artistas se apresentarão na programação oficial do evento em uma sessão de pitche para uma banca de compradores e possíveis parceiros. Além de tudo isso, 8 palestras serão realizadas nas Fábricas de Cultura de São Paulo durante o mês de fevereiro de 2025 e ônibus saindo das Fábricas levarão alunos e outros interessados no mercado da música, moradores da periferia, gratuitamente para participar da SIM no Memorial. Tudo isso, com apoio da Poiesis e Fábricas de Cultura. A SIM TRANSFORMA tem como objetivo dar perspectiva de carreira e de vida a jovens em situação de vulnerabilidade. #TeVejoNaSIM Sobre a SIM São Paulo 2025: Acesse simsaopaulo.com para saber mais e se programar. E acompanhe as atualizações também pelo Instagram oficial: @simsaopaulo
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. É o maior apoiador privado da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SOBRE A REDE Mais do que maquininha, a Rede é a laranjinha do Itaú, que oferece toda a expertise em soluções e produtos completos para os negócios brasileiros. Com ela, o cliente tem acesso a um banco completo e seguro para vender mais: venda a distância com o link de pagamento com sistema antifraude gratuito ou fisicamente com débito, crédito, Pix e QR Code. Leva também facilidades à vida do cliente, cuidando do seu negócio com os extratos de vendas e de rendimentos, vendas de hoje, recebimentos futuros, relatórios financeiros e muito mais. Fundada em 1996, a Rede iniciou sua trajetória como Redecard, sendo adquirente das bandeiras MasterCard e Diners. Em 2001, lançou sua primeira plataforma de e-commerce. Em 2012, o Itaú Unibanco fez uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) e fechou o capital da Redecard. No ano seguinte, a marca foi remodelada, e a Redecard passou a se chamar Rede.
SOBRE O CARTÃO ELO
A Elo foi fundada em 2011, com foco em cartões de débito e crédito e, desde então, ampliou sua atuação para outros negócios. Com uma plataforma tecnológica proprietária e local, garante mais agilidade e flexibilidade para atender às necessidades dos clientes. Tem a missão de fomentar a inclusão de pagamentos digitais no Brasil, oferecendo uma variedade de produtos de pagamentos para todos os perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios. Com um DNA brasileiro e inovador, a Elo também disponibiliza soluções customizadas para empresas, seja por meio das plataformas de tokenização e de prevenção a fraudes, pagamentos por aproximação via QR Code e NFC, ou de consultoria de dados especializada em gerar mais negócios para os seus parceiros.
SOBRE A HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®️, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken®️ 0.0, CLASH'D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO LUPA COMUNICAÇÃO Pedro Franco – (21) 99162-6172 Gabriel Oliven – (21) 98123-5296 Flávia Motta – (21) 99477-8013
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