DataFolha: 35% dos brasileiros enfrentam medo da violência e dificuldades financeiras para acessar cultura
Os brasileiros estão consumindo mais cultura, mas barreiras como violência e dificuldades financeiras ainda impedem o pleno acesso às atividades culturais. Essa foi uma das principais conclusões da nova edição da pesquisa Hábitos Culturais, apresentada nesta terça-feira (18) durante a SIM São Paulo 2025 pelo superintendente do Itaú Cultural, Jader Rosa. O estudo, conduzido pelo DataFolha e Observatório Fundação Itaú, revelou que 97% dos brasileiros afirmam ter realizado alguma atividade cultural nos últimos 12 meses, sendo 85% presencialmente e 89% em casa ou on-line. Mais da metade dos entrevistados afirmou participar de eventos presenciais ao menos uma vez por mês.
A pesquisa destacou que o consumo digital segue liderando as preferências culturais no Brasil. Ouvir música on-line foi a atividade mais mencionada, citada por 83% dos entrevistados. Em seguida, 73% afirmaram assistir a filmes em plataformas de streaming, enquanto 69% consumiram séries on-line. Além disso, a TV aberta continua relevante: 56% dos entrevistados assistiram a novelas, enquanto 52% ouviram podcasts.
Apesar do aumento na participação cultural, a pesquisa revelou desafios estruturais. 35% dos entrevistados citaram o medo da violência e dificuldades financeiras como os principais impedimentos para frequentar atividades culturais presencialmente. Esses números reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas à democratização da cultura, garantindo que mais pessoas tenham acesso a teatros, cinemas, shows e outras manifestações artísticas.
Durante o painel, Jader Rosa ressaltou a importância dos dados para o fortalecimento do setor cultural e a formulação de estratégias para ampliar o acesso. "Hoje a economia criativa equivale a 280 bilhões, sendo a parte da música 540 mil reais. A gente percebe que os ambientes, os espaços ao ar livre, onde existe a maior procura do público, destacam-se os festivais, onde os jovens estão em maior número. São pessoas de 16 a 24 anos, pessoas de maior classe social e escolaridade. A gente percebe também que não é somente a renda que mobiliza a participação nestas atividades culturais, mas sim a escolaridade. Também identificamos que essas atividades culturais ligadas aos jovens reduzem significativamente os níveis de estresse e solidão entre eles. De outra maneira também concluímos que o sertanejo é o ritmo que eles mais ouvem, bem como também o fato de que a festa junina curiosamente ser a que os brasileiros mais frequentam.", afirmou.
Além de mapear o consumo de cultura no Brasil, a pesquisa detalhou a frequência das atividades culturais, o perfil de gastos do público e as motivações para o consumo cultural, oferecendo um retrato amplo dos hábitos da população brasileira. O relatório da pesquisa está disponível no link.
Os dados apresentados servirão como base para a formulação de políticas públicas, incentivo à produção independente e fortalecimento das instituições culturais, contribuindo para um cenário onde a cultura possa ser cada vez mais acessível e transformadora para toda a população.
A SIM São Paulo 2025 segue com sua programação nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Memorial da América Latina, reunindo profissionais da indústria cultural, artistas, pesquisadores e agentes do setor para debater os desafios e oportunidades da música e das artes no Brasil. Com painéis, workshops, showcases e encontros de negócios, a conferência promove debates e conexões para fortalecimento da cena musical e da economia criativa no país.
O evento tem o patrocínio do Instituto Cultural VALE, Rede (Itaú-Unibanco), cartão Elo e Heineken, além de vários parceiros, através da Lei de Incentivo Federal, Ministério da Cultura / Governo federal.
COMPROMISSOS: Além da vasta programação, os credenciados poderão desfrutar de um Espaço Gastronômico com parceiros que valorizam o consumo consciente, respeito à produção agroecológica e à biodiversidade. Além de uma feira de novos criadores, em parceria com o Jardim Secreto, e cobertura da Rádio e TV SIM. Reforçando o compromisso de diversidade, inclusão e representatividade assumidos pela SIM desde 2015, um dos pilares do evento são os 30 nomes escolhidos para os showcases diurnos oficiais. São nomes que vêm de 14 estados brasileiros e outros 6 países (da África e América Latina) e representam os tempos em que vivemos, trazendo novos movimentos artísticos de criadores emergentes ou consolidados; discursos afiados e potentes, que chacoalham as estruturas sociais e mudam as narrativas eurocentradas; além de mostrarem as possibilidades de caminhos a se percorrer dentro de uma indústria com tanta força cultural e econômica. SIM TRANSFORMA: A SIM Transforma é uma plataforma de diálogo permanente entre as pontas da cidade e do mercado. Em 2024, já realizou dois programas: um de capacitação de jovens profissionais da música e outro de aceleração de novos artistas da periferia de São Paulo. Foram 2 meses de aulas ministradas por profissionais renomados do mercado em várias áreas, totalizando 8 aulas, 16 horas de aprendizado e troca, além de mentorias individuais durante os cursos. Todos os jovens que participaram do programa de capacitação serão contratados para trabalhar na próxima edição da SIM São Paulo. Já os artistas se apresentarão na programação oficial do evento em uma sessão de pitche para uma banca de compradores e possíveis parceiros. Além de tudo isso, 8 palestras serão realizadas nas Fábricas de Cultura de São Paulo durante o mês de fevereiro de 2025 e ônibus saindo das Fábricas levarão alunos e outros interessados no mercado da música, moradores da periferia, gratuitamente para participar da SIM no Memorial. Tudo isso, com apoio da Poiesis e Fábricas de Cultura. A SIM TRANSFORMA tem como objetivo dar perspectiva de carreira e de vida a jovens em situação de vulnerabilidade. #TeVejoNaSIM Sobre a SIM São Paulo 2025: Acesse simsaopaulo.com para saber mais e se programar. E acompanhe as atualizações também pelo Instagram oficial: @simsaopaulo
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. É o maior apoiador privado da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SOBRE A REDE Mais do que maquininha, a Rede é a laranjinha do Itaú, que oferece toda a expertise em soluções e produtos completos para os negócios brasileiros. Com ela, o cliente tem acesso a um banco completo e seguro para vender mais: venda a distância com o link de pagamento com sistema antifraude gratuito ou fisicamente com débito, crédito, Pix e QR Code. Leva também facilidades à vida do cliente, cuidando do seu negócio com os extratos de vendas e de rendimentos, vendas de hoje, recebimentos futuros, relatórios financeiros e muito mais. Fundada em 1996, a Rede iniciou sua trajetória como Redecard, sendo adquirente das bandeiras MasterCard e Diners. Em 2001, lançou sua primeira plataforma de e-commerce. Em 2012, o Itaú Unibanco fez uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) e fechou o capital da Redecard. No ano seguinte, a marca foi remodelada, e a Redecard passou a se chamar Rede.
SOBRE O CARTÃO ELO
A Elo foi fundada em 2011, com foco em cartões de débito e crédito e, desde então, ampliou sua atuação para outros negócios. Com uma plataforma tecnológica proprietária e local, garante mais agilidade e flexibilidade para atender às necessidades dos clientes. Tem a missão de fomentar a inclusão de pagamentos digitais no Brasil, oferecendo uma variedade de produtos de pagamentos para todos os perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios. Com um DNA brasileiro e inovador, a Elo também disponibiliza soluções customizadas para empresas, seja por meio das plataformas de tokenização e de prevenção a fraudes, pagamentos por aproximação via QR Code e NFC, ou de consultoria de dados especializada em gerar mais negócios para os seus parceiros. SOBRE A HEINEKEN O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®️, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken®️ 0.0, CLASH'D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO LUPA COMUNICAÇÃO Pedro Franco – (21) 99162-6172 Gabriel Oliven – (21) 98123-5296 Flávia Motta – (21) 99477-8013
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