Dia do Orgulho Nerd: pratos da Jin Jin Animações japonesas mostram diversas comidas da culinária asiática, que se tornam desejo dos espectadores
Maio, 2024 – Os animes, ou animações japonesas, são um enorme sucesso no Brasil e não é raro encontrar referências pelas ruas do país, seja em camisetas, bonecos ou objetos de decoração. Com tanta gente consumindo esse produto da cultura nipônica, é notória também sua expansão, incluindo a culinária, que acaba se tornando desejo dos espectadores, os chamados "geeks", que têm seu próprio dia, em 25 de maio: o "Dia do Orgulho Nerd".
A Jin Jin, maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings, da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), possui, no cardápio, diversas das iguarias, que vão além do tradicional sushi, retratadas nessas obras.
A começar pelo yakisoba, já querido pelos brasileiros, nas versões tradicional, frutos do mar e vegetariano. O prato aparece em grande parte dos animes de culinária e até nos mais famosos, como em toda a série Dragon Ball, na qual o protagonista, Goku, é apaixonado e vive "empilhando" bowls.
O Beef Bulgogi (carne bovina em fatias, repolho, cebola, cebolinha, pimentão vermelho, finalizado com gergelim torrado e molho picante à base de shoyu, servido com arroz) também costuma aparecer nos desenhos, sob a alcunha de "Arroz com Carne", e até ganhou uma música especial no anime "Músculo Total", pois é o prato favorito do protagonista, Kid Músculo. A iguaria, aliás, está no festival "Pratos Coreanos", da Jin Jin. Os costumes daquele país também são bastante cultuados no Brasil, muito em razão da explosão do "K-pop", "K-dramas" e dos "doramas", as novelas locais. E a Jin Jin tem expertise na gastronomia da Coreia do Sul, cujo festival ainda conta com Corn Dog, Frango Apimentado, Kimbap e Bibimbap.
Já a série "One Piece", um dos principais representantes dos animes atualmente, com mais de mil episódios sobre piratas em uma verdadeira "caça ao tesouro", traz o cozinheiro Sanji, amigo do protagonista, o capitão Luffy, e membro de seu navio, criando diversas receitas e mantendo a tripulação bem alimentada. Um dos destaques é o frango frito e apimentado, um dos pratos favoritos de Luffy, novidade na Jin Jin também com o lançamento dos Pratos Coreanos. Sanji ainda costuma servir peixe empanado para os amigos, outro prato tradicional da rede.
E, é claro, os sushis são presença obrigatória em todas as obras: é muito comum ver hossomakis, uramakis, niguiris, entre outros, sendo servidos entre os personagens.
Animes de culinária fazem sucesso Nos últimos anos, os animes temáticos de gastronomia têm conquistado grande espaço nos streamings, deixando os usuários com "água na boca". Entre os mais famosos, estão "Food Wars", "Yakitate!", "Ben-To", "Toriko", "Restaurant From Another World", "Gourmet Girl Grafitti" e "Isekai Izakaya".
"Nerds" têm força de consumo O mercado brasileiro de animes é muito poderoso, sendo o terceiro maior fora de Japão e China, atrás apenas de Estados Unidos e Índia. E isso se espelha no consumo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce, o público geek tende a gastar 40% a mais do que a média nacional, com um ticket médio de R$ 548, contra R$ 329. Já a NewZoo, uma das maiores empresas de dados do universo gamer, apurou que cerca de US$ 200 bilhões foram direcionados ao mercado nerd no ano passado. Por fim, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o crescimento anual do mercado geek no Brasil é entre 5% e 10%.
Dia do Orgulho Nerd ou "Dia da Toalha" A criação do dia especial para os geeks foi em 2006, por meio de duas homenagens: uma, remetendo ao lançamento do primeiro filme da franquia "Star Wars", em 1977, "Episódio IV: Uma Nova Esperança", em 25 de maio; a segunda, ao autor de "Guia dos Mochileiros da Galáxia", Douglas Adams, que morreu em maio de 2011 e enfatizava a importância da toalha nas "viagens pelo universo", o que acabou criando a alcunha de "Dia da Toalha".
Sobre a Jin Jin A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings. São aproximadamente 70 unidades distribuídas em oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF e recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Soma 22 Selos de Excelência em Franchising.
Sobre a Halipar A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 62 Selos de Excelência em Franchising.
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