Pesquisa da Assurant realizada em 8 países, detalha hábitos de uso e compra de tecnologias inteligentes
São Paulo, 30 de Novembro de 2023 – Os brasileiros desejam cada vez mais uma vida conectada e os avanços tecnológicos como o 5G e a inteligência artificial (IA) estão modelando novos comportamentos. Para mais de 90% dos entrevistados, as inovações tornaram a sua vida melhor, mais conveniente, divertida, econômica, informada e segura. Além disso, 93% planejam comprar tecnologias para lazer e entretenimento, automatizar mais as tarefas da casa (ligar a iluminação, aspirador, TVs, som etc.) e aumentar a segurança da residência com fechaduras inteligentes e câmeras controladas à distância por dispositivos móveis.
A constatação está na pesquisa "A Década Conectada" da seguradora Assurant, realizada com 8 mil consumidores de 18 a 76 anos de oito países (Brasil, Austrália, Canadá, México, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido). No Brasil, o levantamento ouviu 1.000 consumidores – 53% do sexo feminino e 47% masculino. Do total de participantes, 50% são Millennials, 18% Geração Z, 16% Geração X e 7% Baby Boomers. A coleta e as análises das respostas foram realizadas no primeiro semestre deste ano em parceria com a Mega Research. "O estudo reforça que o desejo por novos produtos é alto em praticamente todos os países, com destaque para o Brasil com 93% dos consumidores planejando comprar tecnologias inteligentes no próximo ano. A chegada do 5G tem sido um catalisador para impulsionar a troca de smartphones, por exemplo, o que está refletido muito no nosso posicionamento global em Trade-In, modelo de negócio no qual o consumidor utiliza o seu aparelho usado como parte de pagamento para a compra de um novo", explica Vladimir Freneda, presidente da Assurant no Brasil.
Dispositivos conectados mais utilizados pelos brasileiros O smartphone, a smartTV, laptop, smartwatch e fones de ouvido estão entre os aparelhos conectados utilizados regularmente pelos brasileiros. O smartphone e a smart TV são usados por 78% e 71% dos brasileiros, respectivamente. Outros 66% disseram usar com frequência o laptop, 61% fones de ouvido e 41% streaming de vídeo. Ao analisar a amostra isolada por países, os brasileiros e os mexicanos têm um número maior de dispositivos conectados dentro de suas casas, com 8.9 e 8.3, respectivamente. Já os australianos têm menos, 6.7.
Proteger os dados é ainda mais relevante para as pessoas mais velhas – 83% dos Baby Boomers (58 a 76 anos), 78% da Geração X (46 a 57) e 73% dos Millennials (27 a 45 anos) priorizam a privacidade dos dados.
Sobre a Assurant: A Assurant, Inc. (NYSE: AIZ) líder global em seguros e soluções que protegem a vida conectada das pessoas. Uma empresa da Fortune 500 com presença em 21 países, a Assurant apoia o avanço do mundo conectado por meio de parcerias com as principais marcas do mundo para desenvolver soluções inovadoras e oferecer uma experiência diferenciada aos clientes por meio de produtos e serviços para dispositivos móveis, garantia estendida, serviços de proteção de veículos, seguro prestamista e outros produtos especiais. Vital Agência PR E-mail: imprensa܂assurant@vitalagencia܂com Fabio Pimentel: +55 21 97355-2053 Paulo Henrique: +55 11 94932-7592 Renan Alves Pereira: +55 14 99732-6576
|