Novo true crime 'Doutor Monstro', protagonizado por Taís Araújo, encerra as filmagens
Longa de ficção de Marcos Jorge, produzido pela Zencrane Filmes, é inspirado no controverso julgamento do cirurgião plástico Farah Jorge Farah.
“Doutor Monstro”, dirigido por Marcos Jorge e produzido pela Zencrane Filmes, finalizou as filmagens nesta semana, em Curitiba. Protagonizado por Taís Araújo, no papel de uma obstinada promotora de justiça, o longa de ficção é inspirado no polêmico julgamento de 2008 do cirurgião plástico Farah Jorge Farah, que confessou ter assassinado e esquartejado uma de suas pacientes, Maria do Carmo Alves, mas apresentou uma absurda tese de legítima defesa que rendeu desdobramentos surpreendentes. O caso real mobilizou o país, com extensa cobertura da mídia, em 2003. A estreia está prevista para 2024.
“Me interessei em resgatar esta história pela forma como as brechas da justiça brasileira e os holofotes da mídia criaram um cenário possível para colocar em dúvida a culpabilidade de um réu confesso. ‘Doutor Monstro’ convida o espectador a pensar sobre os mecanismos da justiça e o sensacionalismo da mídia em torno de crimes hediondos”, explica o diretor Marcos Jorge, que também assina o roteiro com Bernardo Rennó. “Esse caso de feminicídio e seu julgamento escancaram o jogo das relações de poder presentes em nossa sociedade, e mostram como é tentador justificar um crime se ele for cometido por alguém respeitável e renomado”, complementa.
Taís Araújo dá vida à Claudia Ferreira, a fictícia promotora de justiça responsável pelo caso, determinada em condenar o médico Farah Jorge Farah (Marat Descartes). Completam o elenco principal Guilherme Weber, como o advogado Ronaldo Pontes e Marcelina Fialho, como a vítima Carmem.
“Ainda não temos uma tradição de filmes de tribunal no país, mas é um dos gêneros preferidos dos espectadores, por isso acreditamos que o público vai se interessar nessa história que retrata um ‘true crime’ brasileiro”, conta a produtora Claudia da Natividade, da Zencrane Filmes.
O crime real ocorreu em São Paulo, mas uma parte consistente das filmagens de “Doutor Monstro” se deu em Curitiba, principalmente porque a maior parte da trama tem foco no julgamento. “O poder judiciário local gentilmente nos cedeu o uso do Tribunal do Júri, um prédio histórico de relevante importância arquitetônica, mesmo com a estrutura das salas de audiência e dos escritórios funcionando simultaneamente no mesmo prédio. Foi uma experiência muito interessante de cooperação e interação entre os representantes da justiça e o cinema”, explica a produtora.
“Doutor Monstro” é uma produção Zencrane Filmes, em coprodução com a Paramount Pictures e a atriz Taís Araújo. A distribuição nos cinemas será da Paramount Pictures.
Sinopse
Uma obstinada promotora de justiça tem pela frente a missão de colocar na cadeia um cirurgião plástico que confessou ter matado e esquartejado uma ex-paciente. O que deveria ser um caso fácil acaba por se tornar um dos mais difíceis e perturbadores trabalhos de sua carreira. Mais do que apresentar provas e evidências incontestáveis, ela terá o desafio de fazer com que os jurados - e milhões de brasileiros – esqueçam a absurda tese, construída com a ajuda da mídia por um brilhante advogado, de que o réu não é um assassino frio e cruel, mas um pacato homem de bem, levado à loucura pela perseguição doentia de uma ex-namorada. Inspirado em um dos mais emblemáticos tribunais do júri da crônica criminal brasileira, DOUTOR MONSTRO conta a história do julgamento de um feminicídio que estarreceu a opinião pública. E de como a ambição, a busca pela audiência e as brechas do sistema jurídico podem distorcer a verdade a ponto de transformar vítimas em culpados, assassinos confessos em homens livres e casos aparentemente resolvidos em obstáculos para que a verdade e a justiça prevaleçam em nossa sociedade.
Ficha técnica:
Título Original: DOUTOR MONSTRO
Formato: Digital (4K)
Produção: Zencrane Filmes
Coprodução: Paramount Pictures e Taís Araujo
Distribuição: Paramount Pictures
Direção: Marcos Jorge
Produtora: Cláudia da Natividade
Roteiro: Bernardo Rennó e Marcos Jorge
Direção de Fotografia: Felipe Meneghel
Direção de Arte: Debora Padial e Laís Vieira
Figurino: Daniela de Carvalho
Som Direto: Túlio Borges
Elenco Principal:
Farah Jorge Farah: Marat Descartes
Cláudia: Taís Araújo
Ronaldo Pontes: Guilherme Weber
Carmem: Marcelina Fialho
Sobre a produtora Zencrane Filmes:
A Zencrane Filmes é uma produtora audiovisual brasileira, fundada em 2000 pela produtora Cláudia da Natividade e pelo diretor e roteirista Marcos Jorge. Seus vários curtas e longas-metragens foram exibidos em Festivais e plataformas de diversos países e acumulam mais de uma centena de prêmios, no Brasil e no exterior.
Em seus mais de vinte anos de atuação, a Zencrane construiu uma sólida carreira, trabalhando com empresas como Warner Bros., Paramount Pictures, Globo Filmes e Disney, entre outras. Seu primeiro longa de ficção, “Estômago” (2008), venceu 39 prêmios e se tornou o filme brasileiro mais premiado no país e no exterior nos anos 2008 e 2009, sendo distribuído em diversos países de vários continentes. A produtora se prepara para lançar em 2024, a sequência deste grande sucesso nacional, com o título “Estômago 2 – O Poderoso Chef”. Em 2023, filmou “Doutor Monstro”, longa inspirado no controverso julgamento do cirurgião plástico Farah Jorge Farah, que assassinou uma de suas pacientes. A Zencrane também assina títulos de ficção como “Corpos Celestes” (2011), “Mundo Cão” (2016) e “Abestalhados 2” (2022). Entre os documentários destaca-se “O Ateliê de Luzia – Arte Rupestre no Brasil”.
Em 2021, a Zencrane passou por mudanças no seu quadro de sócios, com a entrada do Grupo Papaki, com o objetivo de atender às demandas de um mercado audiovisual global cada vez mais diversificado.
Sobre o diretor Marcos Jorge:
Marcos Jorge é diretor de filmes, roteirista e curador. Já dirigiu 15 filmes, entre longas e curtas-metragens, e foi o vencedor de três Grandes Prêmios do Cinema Brasileiro, além de dezenas de prêmios internacionais. No ano de 2000, fundou, com Cláudia da Natividade, a produtora Zencrane Filmes. Lançou os curtas-metragens “O Encontro” (2002) e “Infinitamente Maio”(2003) que somam 42 prêmios em festivais. “Estômago” (2008), título que marca sua estreia como diretor de longa de ficção, acumula 39 prêmios, 16 deles internacionais. Participou da seleção oficial de importantes festivais, como os de Berlim, de Roterdã e de Valladolid.
O cineasta também dirigiu o documentário “O Ateliê de Luzia – Arte Rupestre no Brasil” (2004), “Corpos Celestes”(2011) , em codireção com Fernando Severo, “O Duelo” (2015) adaptação do romance “O Capitão de Longo Curso”, de Jorge Amado, “Mundo Cão” (2016), e a comédia “Abestalhados 2” (2022). Na TV, assina a direção do media metragem “Arqueologia da Luta”, para o Canal Combate, e a série documental “O Caso Celso Daniel”, produzida e veiculada pela Globoplay.
Atualmente se prepara para o lançamento de “Estômago 2 – O Poderoso Chef” e acaba de finalizar as filmagens de “Doutor Monstro”, inspirado no controverso julgamento do cirurgião plástico Farah Jorge Farah, acusado de ter assassinado uma de suas pacientes. É também um dos curadores do Centro Cultural Cine Passeio, em Curitiba, espaço de referência na divulgação das artes cinematográficas no Brasil.
Sobre a Paramount Pictures:
A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012) para citar alguns. Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 3” (2019), “Turma da Mônica - Laços” (2019), “Turma da Mônica - Lições” (2021) entre outros.
Aline Martins
aline.martins@atomicalab.com.br
(21) 3149-4149
Caso não queira receber mais conteúdos cancele aqui sua inscrição. |