MASP E OSESP APRESENTAM CONCERTO EM DIÁLOGO COM OBRA DO PINTOR BRASILEIRO GUIGNARD Espetáculo revisita as tradições culturais do interior explorando relações entre a estética e a musicalidade da arte moderna brasileira
Alberto da Veiga Guignard, Figura de menino com camisa branca listrada, 1962, Comodato MASP B3 O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp apresentam a segunda aula-concerto da temporada de 2024 do programa Osesp MASP. O repertório musical, que será apresentado no dia 2 de outubro, revisita as tradições culturais do interior do Brasil estabelecendo conexões com a obra Figura de menino com camisa branca listrada (1962), de Alberto da Veiga Guignard, presente no acervo do MASP.
A aula-concerto aborda o tema da "distância" como um aspecto central na formação moderna da cultura brasileira, revelando alguns dos caminhos percorridos pelas artes entre o interior, o litoral e as capitais do país. Em diálogo com a pintura de Guignard, o evento apresenta uma série de composições de Alberto Costa, Osvaldo Lacerda, Camargo Guarnieri, Jayme Ovalle, Luciano Gallet, Catulo da Paixão Cearense, Heitor Villa Lobos e Edmundo Villani-Côrtes.
Conhecido por retratar paisagens mineiras, Alberto da Veiga Guignard realizou também diversos retratos, que constituem parte significativa de sua produção. O pintor representou a si mesmo, pessoas de sua família, amigos, crianças, artistas, e fez ainda retratos por encomenda, sobretudo de famílias da elite. Apesar de categorizada como um retrato, esta obra enfatiza outros elementos da paisagem do entorno, revelando marcas de estilo do pintor, caracterizado pela desproporcionalidade e estilização das figuras e dos objetos.
A programação do evento inicia com uma palestra do historiador da arte Cadu Riccioppo e em seguida a apresentação musical é conduzida pelo grupo Coralistas da Osesp e Piano: Ricardo Ballestero, piano; Israel Mascarenhas, contrabaixo; Luiz Guimarães, tenor; e Valquíria Gomes, Anna Carolina Moura e Mariana Valença Mezzo, sopranos. Após o espetáculo, o público é convidado a visitar o acervo do MASP e contemplar a obra Figura de menino com camisa branca listrada.
Promovido pelo MASP e pela Osesp desde 2015, o projeto é uma realização do Ministério da Cultura. Cada apresentação estabelece diálogos entre as artes visuais e a música, relacionando similaridades estéticas e históricas entre ambas, sendo que cada especialista convidado faz uma conexão entre as obras de arte da coleção do MASP e peças musicais interpretadas por músicos da Osesp.
PROGRAMA
OBRA COMENTADA Alberto da Veiga Guignard (Rio de Janeiro, Brasil, 1896-1962, Belo Horizonte, Brasil), Figura de menino com camisa branca listrada, 1962, Comodato MASP B3. PALESTRANTE Carlos Eduardo Riccioppo é docente em História da Arte na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi Professor de História, Teoria e Crítica de Arte Arte junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP (2012-2017), e professor de História da arte e Estudos Críticos e Culturais na Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC), credenciada à University of Hertfordshire - Reino Unido. Doutor (a tese abordou a obra de Jac Leirner e a arte brasileira nas décadas de 1980-1990) e Mestre (a dissertação dedicou-se à obra de José Leonilson) em História, Crítica e Teoria da Arte e graduado pela mesma instituição, integra, ali, o Centro de Pesquisas em Arte Brasileira do CAP/ECA/USP. Publica regularmente artigos sobre artistas modernos e contemporâneos e realizou as exposições "Leonilson - desenhos", no Centro Universitário Maria Antonia, em 2008, e "Fim da primeira parte" (2011, Galeria Vermelho, São Paulo) e "Gelo para festas" (2017, SESC), ambas do artista João Loureiro, e a mostra "Ratos e Urubus" (2019, Centro Cultural São Paulo). Em 2010, foi contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais, e, em 2015, pelo Programa Redes Funarte de Artes Visuais. Compôs os grupos de crítica do Centro Cultural São Paulo, do Centro Universitário Maria Antonia e do Paço das Artes e contribuiu para a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Formação do Centro Universitário Maria Antonia/USP (2015-2017). Publicou os livros "Gerais" (em parceria com os artistas Carla Zaccagnini, João Loureiro e Rochelle Costi) e "Bruno Dunley" (sobre a trajetória do artista). Riccioppo figura entre os autores do catálogo "Leonilson: agora e as oportunidades", publicado em 2024 para acompanhar a exposição de mesmo nome, realizada no MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
Osesp MASP 2.10.24, às 20h MASP Auditório MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand Avenida Paulista, 1578 — Bela Vista 01310-200 São Paulo, SP Telefone: (11) 3149-5959 Distribuição de ingressos, duas horas antes do início do espetáculo na bilheteria física do MASP Capacidade: 344 lugares Sujeito a lotação Classificação: Livre Duração do espetáculo: 1h30 www.masp.org.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Clique aqui para acessar o press kit. |
Para não receber mais mensagens deste remetente, vá para esta página.