Diversão offline: Jogaderia chega ao Plaza Sul Shopping com atividades lúdicas para crianças e adultos
Diversão offline: Jogaderia chega ao Plaza Sul Shopping Jogaderia terá início no próximo sábado (05), com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição
Evento traz diversas opções de jogos para a família (Foto: Divulgação)
Setembro, 2024 – No mês das crianças, o Plaza Sul Shopping convida seus visitantes a se desconectarem das telas e se conectarem por meio dos jogos analógicos. A partir deste sábado, 5, até o dia 20 de outubro, o shopping recebe o Jogaderia, iniciativa que promove atividades lúdicas para adultos e crianças. A atração, localizada no P0, em frente à Starbucks, conta com cerca de 50 jogos de cartas e tabuleiros para o público se divertir e resgatar a nostalgia da infância sem telas. Das 14h às 20h, mesas e cadeiras estarão à disposição dos jogadores no espaço e monitores irão auxiliar sobre as regras de cada jogo. "Hoje em dia é muito difícil tirar a atenção das crianças do celular, então iniciativas como essa são muito importantes para incentivar essa 'desconexão'. Teremos uma programação especial para as crianças no mês delas e os pais podem esperar muitas ações para curtirem com a família", comentou Camila Ramm, Gerente de marketing do Plaza Sul Shopping, administrado pela ALLOS – maior plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina.
Jogos de tabuleiro e cartas promovem o raciocínio e pensamento estratégico (Foto: Divulgação)
Durante o período do evento, será realizado um campeonato de Cubo Mágico, no feriado do Dia das Crianças (12), com edições sendo realizadas às 15h e às 18h. Para participar, é necessária a inscrição prévia, pelo Sympla. O Jogaderia, desde 2023, já recebeu mais de 60 mil pessoas, em 27 cidades por todo o Brasil. Aulas e campeonato de Pokémon TCG No mesmo espaço do Jogaderia, a Piticas, franquia de lojas de moda geek, patrocinadora do evento, estará presente com produtos e uma área dedicada ao Pokémon Trading Card Game (TCG). Durante todo o período do Jogaderia, haverá também troca de cartas originais, com monitoria especial. Aos finais de semana, a loja, única em shoppings com uma liga oficial do jogo, irá promover aulas em dois períodos: das 15h às 16h e das 17h às 18h, destinadas não apenas às crianças, mas também aos pais, para que possam jogar juntos. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo site do shopping. E para "fechar com chave de ouro", no dia 19, último sábado do evento, será realizado um campeonato de Pokémon Trading Card Game, gratuito, com premiação aos primeiros colocados. A idade mínima para participar é de 7 anos.
Loja é a única em shoppings com uma liga oficial licenciada (Foto: Divulgação)
"O TCG traz uma série de benefícios para o desenvolvimento da criança e também das relações entre pais e filhos. Por ser um jogo de raciocínio e estratégia, auxilia no planejamento nas tomadas rápidas de decisão, ajuda também a desenvolver o foco e exercitar a memória. Além disso, ajuda na socialização das crianças e na relação com os pais, pois eles podem aprender e jogar juntos", comenta Helena Bochcini, franqueada da Piticas Plaza Sul Shopping. Dados alarmantes O evento levanta uma questão muito importante para os pais: o tempo que os filhos estão expostos às telas, seja do celular, tablets, computadores ou televisão. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é de que crianças menores de 2 anos de idade não devem ser expostas a telas, enquanto as entre 2 e 5 anos devem ter o tempo de tela limitado a, no máximo, uma hora por dia. As de 6 a 10 anos têm o limite de duas horas diárias, e crianças maiores e adolescentes, entre 11 e 18 anos, não devem ultrapassar o tempo limite de três horas de tela por dia, incluindo o uso de televisão e videogames. Uma orientação extra, da Caderneta da Criança, é de que até os 10 anos, os filhos não devem fazer uso de televisão ou computador nos seus próprios quartos, enquanto, antes dos 12 anos, não devem possuir smartphones. Porém, a realidade no Brasil é bem diferente. Segundo levantamento realizado pela Eletronics Hub, a média de uso de dispositivos eletrônicos no país é de 9 horas, "perdendo" apenas para as Filipinas. Já uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em outubro do ano passado, revelou que um terço das crianças brasileiras de até 5 anos ficam mais de duas horas em telas diariamente. Ela também mostrou que 92% da população com idade entre 9 e 17 anos é usuária de internet no país, sendo o celular o dispositivo mais utilizado, sendo que, deste grupo, 86% dos usuários possuem ao menos um perfil em redes sociais. Já no grupo de 15 a 17 anos, ele aumenta para 96% dos usuários. Saúde mental Os problemas causados pelo excesso de telas vão muito além da visão. Um estudo publicado no JAMA Pediatrics, da Austrália, revelou que quanto mais tempo a criança fica exposta às telas, menos ela conversa com os pais, impactando diretamente e negativamente em seu desenvolvimento. Já o Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicou uma pesquisa na qual é revelado um aumento da depressão associado ao uso excessivo de telas em 72% dos 142 artigos analisados. Outro estudo da universidade, após a pandemia, revelou que, na época, houve um aumento significativo no uso de telas por crianças e adolescentes, sendo que 51% dos 6 mil pais entrevistados declararam que o tempo diário de uso dos filhos passou de quatro horas, enquanto 24% era de duas a três horas. Serviço Jogaderia Local: P0, em frente ao Starbucks Data e horário: Entre 05 e 20 de outubro, das 14h às 20h Endereço: Praça Leonor Kaupa, nº 100, Jardim da Saúde - São Paulo (SP)
Campeonato de Cubo Mágico Data e horário: 12 de outubro, às 15h e às 18h
Campeonato de Pokémon Trading Card Game Data e horário: 19 de outubro, às 15h
Sobre o Plaza Sul Shopping Inaugurado em abril de 1994, o Plaza Sul Shopping é um empreendimento administrado pela ALLOS. Com 30 anos de história e localizado no bairro da Saúde, tradicional na cidade de São Paulo, o Plaza Sul Shopping se consolidou como uma referência na comunidade local, fazendo parte da história de muitas famílias. Com cerca de 210 lojas, entre elas duas âncoras (C&A e Renner), três megalojas (Camicado, Mundo Hering e Ultra Academia) e ótimas opções gastronômicas, como Outback, Madero, Pecorino, Calle 54, Macaxeira, Côco Bambu, Sutorito 81 e, em breve, Bom Beef. O Shopping ainda conta com uma alameda de serviços completa, 6 salas de cinema UCI e espaço para convivência e lazer.
Endereço: Praça Leonor Kaupa, 100 – Jardim da Saúde www.plazasulshopping.com.br Instagram: @plazasulshopping
Sobre a ALLOS Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.
Atendimento à imprensa André Coutinho | andre.coutinho@wgocomunicacao.com.br | (16) 99722-2885 Tadeu Rover | tadeu.rover@wgocomunicacao.com.br | (19) 97412-0940 |
Para não receber mais mensagens deste remetente, vá para esta página.