No Amazonas, mais de 240 pessoas mudaram de nome após lei que facilita o procedimento por meio dos cartórios
No Amazonas, mais de 240 pessoas mudaram de nome após lei que facilita o procedimento por meio dos cartórios
Norma nacional permitiu alterações de nomes e sobrenomes de modo simplificado nos Cartório de Registro Civil, sem a necessidade de procedimento judicial.
Os Cartórios de Registro Civil do Amazonas registraram um total de 242 mudanças de nome nos dois primeiros anos de vigência da lei que permitiu a qualquer cidadão maior de 18 anos posa realizar a alteração sem a necessidade de processo judicial e independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência (salvo suspeita de vício de vontade, fraude, falsidade, má-fé ou simulação).
A permissão de mudança de nome diretamente em Cartório foi introduzida em julho de 2022 pela Lei Federal nº 14.382/22. A novidade trouxe uma série de mudanças na Lei de Registros Públicos e ampliou o rol de possibilidades para alteração de nomes e sobrenomes diretamente em Cartório, sem a necessidade de procedimento judicial ou contratação de advogados.
"Essa lei representa um avanço significativo no que diz respeito à autonomia e à praticidade para os cidadãos. Ao permitir a alteração de nome e sobrenome diretamente nos Cartórios, sem a necessidade de procedimento judicial, simplificamos um processo que era, muitas vezes, burocrático e custoso. Esses números demonstram que a população está atenta a esse direito e que os cartórios do Amazonas têm cumprido seu papel de facilitar o exercício dessa prerrogativa com agilidade e transparência. Estamos falando de uma transformação que valoriza o indivíduo e sua liberdade de escolha, além de fortalecer a confiança nos serviços extrajudiciais", disse o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), David Gomes David.
A nova lei também trouxe regras que facilitaram as mudanças de sobrenomes, abrindo-se a possibilidade de inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo, assim como a inclusão ou exclusão de sobrenome em razão do casamento ou do divórcio. Da mesma forma, filhos podem acrescentar sobrenomes em virtude da alteração do sobrenome dos pais.
Para realizar o ato diretamente em Cartório de Registro Civil é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, e que varia de acordo com a unidade da federação. Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação em juízo.
Após a alteração, o Cartório de Registro Civil comunicará a alteração a alteração aos órgãos expedidores do documento de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.
Nome do recém-nascido
A lei também inovou ao permitir a mudança de nome de recém-nascido em até 15 dias após o registro, no caso de não ter havido consenso entre os pais sobre como a criança vai chamar. Esta inovação, que também poderá ser realizada diretamente em Cartório de Registro Civil possibilita a correção de muitos casos em que a mãe está impossibilitada de comparecer ao cartório em razão do parto e o pai ou declarante registra a criança com um nome diferente do combinado.
Para realizar a alteração do nome e do sobrenome do recém-nascido é necessário que os pais estejam em consenso, apresentem a certidão de nascimento do bebê e os documentos pessoais (CPF e RG). Se não houver consenso entre os pais, o caso deverá ser encaminhado pelo Cartório ao juiz competente para a decisão.
Sobre a Anoreg/AM
Fundada no dia 27 do mês de abril de 1999, com sede na cidade de Manaus, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) é regida pelo Código Civil brasileiro, pelas demais disposições legais aplicáveis e pelo Estatuto. A Anoreg/AM é a única entidade da classe com legitimidade, reconhecida pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Amazonas, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres, principalmente com as Anoregs estaduais e Sindicatos, representativos das especialidades.
Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM Assessores: Alan Marcos Oliveira e Alexandre Lacerda Contato: (92) 98121-5994 / (11) 3116-0020 |
Para não receber mais mensagens deste remetente, vá para esta página.