Regiões Norte (1°), Sudeste (2°), Centro Oeste e Sul (3°) são Top 3 no consumo de jogos via Smart TVs da marca no país; PS4, PS5 e Xbox One são os consoles mais usados pelos consumidores
Para o levantamento foi considerada a base ativa e conectada de TVs da marca em todo país (+19,4 milhões) e os números em geral são expressivos – 9% das Smart TVs no Brasil (potencialmente mais de 5,7 milhões de consumidores)1 têm gamers plugados, ou seja, algum console de jogos conectado e, em média, são realizados mais de 110 acessos/mês/device pelos considerados heavy gamers e quatro ao mês para os chamados light gamers. Regionalmente, a Norte é a mais ativa (113 acessos ao mês), jogando mais vezes no período, seguida pelo Sudeste (110 acessos ao mês), em 3ª posição empatadas as regiões Centro-Oeste e Sul (109 acessos ao mês) e por último o Nordeste (108 acessos ao mês).
Porém, 86% desta audiência, que há tempos passou de geek para se tornar mainstream, também consome outras categorias nas Smart TVs da marca, sendo considerados como multiplataformas acessando pelo menos três plataformas/mês e dedicando 82% do tempo para conteúdo em streaming (incluindo o serviço gratuito da Samsung, o Samsung TV Plus), APPs de serviço (incluindo música) ou gaming e 18% para linear tradicional (aberto ou pago). E, quando o assunto é aceitar a publicidade, entender seu valor em possibilitar o acesso a jogos ou conteúdos gratuitos suportados por anúncios, é inegável que esta audiência busca cada vez mais por entretenimento suportado por publicidade, com mais de 90% do consumo de streaming sendo feito na categoria AVOD1.
Logo, para as marcas que queiram se conectar com esta audiência um insight importante da análise é que, para este consumidor a palavra relevância e adequação ao ambiente tem um peso ainda maior do que outros potenciais consumidores. Neste sentido, a adequação de narrativas e ofertas apropriadas ao meio (incluindo in game), além da marca ou serviço respeitar a cultura gamer, precisam ser levadas em consideração.
Trata-se de uma audiência que gosta de esporte como conteúdo a ser assistido/consumido como também praticado. E entre as modalidades mais praticadas estão 1º Artes Marciais, 2º Skate e 3º Surfe. Também é 100% entretenimento por estarem atentos a tudo que é relacionado a Arte, Leitura, Gastronomia, Viagens e Música1, essa última tendo um papel fundamental na complementariedade da experiência gamer (48%), sendo consumida ao mesmo tempo que o jogo, com preferência por Rock, Pop e Sertanejo2.
Confira abaixo mais detalhes sobre quem comanda essa arena:
Abordando faixa etária e gênero, 24% da base gamer ativa nas Smart TVs Samsung está entre 25 e 34 anos, uma tendência que reflete a diversidade crescente no público de jogos eletrônicos. E, embora seja majoritariamente masculina (56%) se iguala a feminina (44%) com quatro jogos consumidos por mês/device1.
Top 3 consoles mais usados/mês1: 1º PS4 Para 90% dos jogadores de Playstation e 70% dos de Xbox, CTV é o único lugar onde jogam. Já, para 55% da base total de gamers nas Smart TVs Samsung, o jogo acontece em três devices: PC, consoles e mobile.
Gêneros de games mais consumidos/mês1: 1º Ação e Aventura
Fontes: ¹Samsung Ads Brasil I Base de Smart TVs Samsung ativas e conectadas de +19,4MM em Julho 2024 I Média de 4 consumidores por lar; ² Pesquisa da PGB de 2023; 3Mindminers 2024
Sobre a Samsung Ads Parte da Samsung Electronics, a Samsung Ads é a unidade de negócios com foco na monetização de espaços publicitários em Smart TVs Samsung. Foi lançada nos Estados Unidos em 2015, com atuação ampliada no Canadá, Europa, Índia, Austrália e Ásia, e chegou à América Latina – especificamente ao Brasil e ao México – em 2020 com a missão de conectar marcas e consumidores, oferecendo escala, eficiência, alcance incremental e as mensurações/segmentações do digital com a experiência de áudio e vídeo de uma grande tela de TV.
Informações para imprensa:
Ketchum – Atendimento Samsung Ads Anne Gigliucci – anne.gigliucci@ketchum.com.br Rosângela Pádua – rosangela.padua@ketchum.com |
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