Publicidade digital e as novas demandas de consumo de conteúdo
O consumo de conteúdo nas plataformas digitais vive um boom de possibilidades. O aumento da velocidade média da internet facilitou o acesso a conteúdos "pesados", como assistir filmes e séries por streaming, além de aprimorar a experiência dos jogos online. Além disso, o 5G, ainda em fase de expansão, terá um papel essencial para consolidar essas melhorias nos aparelhos celulares, TVs conectadas e consoles de videogame.
Neste contexto, a internet mais rápida propicia o surgimento de novos tipos de conteúdo em novos canais/plataformas. Com isso, abre-se espaço para a chegada de novos inventários e formatos de mídia que o mercado anunciante pode explorar para se comunicar com o público-alvo.
De acordo com a pesquisa Digital AdSpend 2022, 83% dos anunciantes pretendem manter/aumentar os investimentos em publicidade digital em 2023. Para além da expectativa de gastos no setor, marcas e empresas também precisam acompanhar a evolução do comportamento do consumidor nas diferentes plataformas, aumentando a chance de assertividade quanto ao canal escolhido.
Dispositivo líder no consumo de conteúdo, o celular faz parte da vida de muitas pessoas para trabalho, lazer e comunicação no geral. A 33ª Pesquisa anual do uso de TI no Brasil, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), revelou que 242 milhões de celulares inteligentes estão em uso no Brasil - mais de um aparelho por habitante.
Por ser o maior canal para publicidade digital, confirmando a influência do "mobile first", o inventário mobile ainda tem dado apoio para estratégias de Connected TV (CTV), com os aplicativos gerando interatividade para usuários e também nas mídias Out of Home (OOH) e Digital Out of Home (DOOH), pelo acesso por geolocalização. Com relação às TVs conectadas, a popularização dos serviços de streaming tem mudado hábitos de consumo, em especial pela migração de audiência da TV linear para os canais CTV. Estudo da Comscore registrou que 50% dos usuários de internet do Brasil são espectadores de TVs conectadas. O relatório também registrou que usuários veem a publicidade em TV conectada como menos intrusiva do que na TV tradicional. O desafio para os anunciantes é entender a lógica e entrega de valor desta mídia em relação ao modelo de TV linear tradicional, e adaptarem suas campanhas a esta nova realidade.
Dentro do ambiente do streaming, existem variações no modo de distribuição e de negócio que podem impactar diretamente as estratégias dos anunciantes. Levantamento da Rakuten Advertising analisou o cenário atual tendo em vista que a demanda está diretamente ligada ao custo de acesso ao conteúdo (assinaturas). Com o alto custo para acessar conteúdos premium nas diversas plataformas, e a necessidade por parte das produtoras de monetizar seus acervos, tornou-se necessária a criação de novos modelos de negócio que aliassem a demanda do cliente com a possibilidade de atingir um público mais segmentado e qualificado por parte dos anunciantes.
Com o mercado testando novos modelos de receita, estratégias de produção, promoção e monetização de seus conteúdos, espera-se que mais opções gratuitas sustentadas por anúncios despertem interesse do público e audiência. Destacam-se os modelos de canais lineares com receita vinda exclusivamente de publicidade, os fast channels - televisão gratuita suportada por anúncios reproduzida em um formato linear com um guia, semelhante ao layout e guia da TV a cabo ou satélite - e o vídeo sob demanda baseado em publicidade (AVOD).
Em outro prisma, um nicho em ascensão e com potencial econômico a ser destravado nos próximos anos é o da publicidade dentro e ao redor dos jogos. Pesquisa Game Brasil 2023 destacou que 70% dos brasileiros têm o hábito de jogar jogos digitais. Geralmente associados ao entretenimento, os jogos eletrônicos passam por um processo de profissionalização com a popularização das competições nacionais e internacionais.
Ademais, os e-sports criaram um ecossistema à parte que ajudou a popularizar o conceito de jogos digitais e aproximar jogadores, fãs, empresas e o poder público. Logo, novas oportunidades surgiram para as marcas se promoverem dentro dos games e como patrocinadores de equipes, torneios e eventos. Além disso, há a publicidade nas redes sociais relacionados aos jogos, influencers, podcasts, streaming de partidas, entre outros.
Por fim, outro aspecto relevante está no uso da inteligência artificial. A IA vai permitir uma série de inovações em todas as camadas da indústria digital, impactando estratégias de negócios, automatização de processos, produção e distribuição de conteúdos. Com isso, haverá mudanças significativas em todas as plataformas, permitindo novos caminhos e possibilidades para investimentos em publicidade. |
Thiabolico
-
Sociedade, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Internet, Música, Cinema, Games, Anime, Literatura, Futebol...
Cúmplices
Postagens populares
-
Gostei tanto do filme Watchmen que fiquei curioso pra ler a HQ, aclamada por muitos como A melhor HQ de todos os temp...
-
Quem é o moleque-doido que nunca pensou em colocar um uniforme style e sair por aí combatendo o crime como o seu super-herói favo...
-
Enquanto meus primos jogam Playstation 3, Xbox 360 e Wii, tenho que me contentar com o PS2 velho de guerra. E como alguns jogo...
-
Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão...
-
Fiz a vontade da namorada e fomos assistir a este filme na semana passada. Eu não sabia absolutamente nada sobre a trama, sobre todo o bu...
-
Estou escrevendo isso porque prometi nunca esquecer. Tivemos mais um cachorro por cerca de duas semanas. Quase toda preta, do jeito que eu...
-
Não vou me aprofundar muito nesse post, nem perder tempo enumerando os motivos que me levaram a esse título, pois é desnecessár...
-
Esse foi um domingo "divisor de águas". Foi um domingo de começo e fim de algumas coisas. Pra começar, foi a est...
-
Pra começar o post, quero expor minha revolta sobre o fato de que foi IMPOSSÍVEL encontrar na internet o Escudo de Gala do Nacional,...
-
O Nacional, único representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, estreou com vitória de 1 x 0 sobre o ...
Assuntos
Arquivo
-
▼
2023
(6217)
-
▼
junho
(302)
- Cinemark e Bubbaloo lançam combo com pipoca rosa
- FILMICCA TRAZ EM JULHO INÉDITO DRAMA IRANIANO E MO...
- HBO Max lança trailer de 'Círculo Fechado'
- Curso GRATUITO de Desenvolvimento de Games
- Mouser Electronics é premiada como a principal dis...
- MIBR promove mudanças em sua line de CS:GO
- BIENAL 2023: Autores LGBTQIAP+ participam da Bien...
- Curta-metragem "Caiçara", dirigido por Oskar Metsa...
- ANIMANIACS voltam em 3ª temporada com sátira de 'M...
- Panini anuncia nova Graphic do Jeremias e outros t...
- Banco do Brasil apresenta a Peneira w7m para desco...
- CNN Esportes S/A entrevista o presidente do Fortal...
- Cinemark e Bubbaloo lançam combo com pipoca rosa e...
- De churrasco à espiga de milho, iFood Arraial Estr...
- Décimo episódio de 'Greg News' estreia hoje na HBO...
- Novidades de julho no app Skeelo incluem última bi...
- A live de lançamentos de setembro da Panini começa...
- "Sobrenatural: A Porta Vermelha", chega aos cinema...
- Brasileiros são destaque no UFC Fight Night: Stric...
- [Vale este] Novidade JBC - Yona: A Princesa do Alv...
- [Vale este] Novidade JBC - Yona: A Princesa do Alv...
- HBO Max agora está disponível no Prime Video Brasi...
- Novidade JBC - Neon Genesis Evangelion
- Novidade JBC - Neon Genesis Evangelion
- Governo do Estado de São Paulo anuncia investiment...
- ‘Gran Turismo - De Jogador a Corredor’ ganha novo ...
- Inteligência Artificial e Análise de Dados são est...
- Festa do Peão de Barretos: Escolas e associações j...
- Star+ | Impuros S4 - Vídeo de anúncio de estreia
- Disney e Pixar | Elementos - Curiosidades sobre a ...
- Disney e Pixar | Elementos - Curiosidades sobre a ...
- Tom Cruise mostra bastidores de salto de Speedflyi...
- Globant apresenta novas tendências no mundo dos ga...
- Entenda o que é fato e o que é fake sobre o Marco ...
- Em novo fascículo, CERT.br explica cuidados para t...
- Samsung TV Plus lança canal TV Zyn, do SBT, com di...
- 'Massacre na Escola - A Tragédia das Meninas de Re...
- Relatório de progresso RICOCHET Anti-Cheat -- atua...
- IAB AdTech & Branding reúne profissionais de publi...
- O estado do Amazonas está entre os participantes e...
- Feiras são alternativa lucrativa para empreendedor...
- ASUS anuncia data de lançamento do ROG Phone 7 no ...
- Lucasfilm | Indiana Jones e a Relíquia do Destino ...
- "Cavaleiros do Zodíaco" chega às plataformas de al...
- A atualização de julho do Prime Gaming chega com 4...
- [Sug. de Pauta] Nova animação da Hello Kitty: Supe...
- E! Entertainment: Destaques da semana de 3 a 9 de ...
- Terceiro episódio de 'And Just Like That...' já es...
- Com uso de IA DocuSign apresenta nova tecnologia d...
- Redbelt Security promove 2ª edição do Expand para ...
- Samsung lança Game Zones, espaços nas lojas Samsun...
- TV Cultura estreia "Asas e Histórias", série sobre...
- [Hoje no Globoplay] - Don L é o destaque do podcas...
- Andréa Beltrão e Isabel Teixeira em Avenida Beira-...
- 'USE SUA VOZ', nova série musical da HBO Max, ganh...
- Pauta | Curta de Pedro Fraga Villaça é selecionado...
- ‘A Sindicalista’, com Isabelle Huppert, estreia ho...
- DIVIRTA-SE EM JULHO COM A DEVIR
- Com Isabelle Huppert, ‘A Sindicalista’ estreia hoj...
- UFC Fight Pass promoverá evento de grappling que c...
- Santos Film Fest divulga os premiados de sua nona ...
- Film&Arts exibe a riqueza do Museu de Copta, em no...
- George tem sua herança ameaçada em novo episódio
- WinZO anuncia fundo de US$ 10 milhões para ser imp...
- Sug: Curta sobre a ex-árbitra Lea Campos ganha Leã...
- Brasileiro aumenta em 30% suas transações bancária...
- Drama chinês sobre as consequências do bullying, "...
- Em Manaus, alteração de nome e gênero em Cartório ...
- HBO Max divulga pôsteres oficiais dos personagens ...
- Série documental Original Amazon Viajando Com os G...
- O Templário retorna como um Operador Mítico em Cal...
- DreamWorks estreia as séries 'Little Charley Bear'...
- Prime Video divulga trailer da série Original Amaz...
- Sediada no Brasil, AMPLI impulsiona marketing de i...
- ‘Nosso Sonho’, a história de Claudinho e Buchecha,...
- Bauducco® e Cinemark se unem e lançam a nova Pipoc...
- "Breaking GPT-4 Bad": como os limites de segurança...
- AdoroCinema comemora Dia do Cinema Brasileiro com ...
- Star+ | Abbott Elementary - Motivos para assistir ...
- Star+ | Abbott Elementary - Motivos para assistir ...
- Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1 | Cr...
- No dia do Orgulho LGBTQIAPN+, CCXP23 anuncia 8 nov...
- Novos títulos chegam à plataforma de streaming
- TNT no Big Festival
- Capacitismo recreativo: Bianca de "Casamento às Ce...
- LG apresenta nova linha de TVs OLED na CASACOR 2023
- SUGESTÃO DE PAUTA - CARTAS DE OURO PRETO REFORÇAM ...
- SUGESTÃO DE PAUTA - CARTAS DE OURO PRETO REFORÇAM ...
- [Sugestão de Pauta] Roteirista trans Hela Santana ...
- Disney+ | Invasão Secreta - Todos podem assistir
- Panini lança promoção com descontos de até 60% no ...
- BAE Systems aumenta participação em ônibus elétric...
- Festival julino começa neste fim de semana: iFood ...
- Disponível agora: Baldur's Gate II: Enhanced Editi...
- Big Festival: Banco do Brasil estará presente com ...
- É segunda-feira e o coração sabe: novas temporadas...
- Prime Video anuncia transmissão dos jogos das quar...
- Panini lança a paródia Guardoidões da Galáxia da T...
- Livelo Informa: Seus 584.521 pontos estão prestes ...
- Anúncio JBC: Calendar: Edição Especial
-
▼
junho
(302)
Pesquisa
© Copyright Thiabolico - O Blog do Thiago Henrik. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine