IAB AdTech & Branding reúne profissionais de publicidade digital e destaca transformações e tendências para o segmento
Evento presencial contou com a participação de grandes nomes do mercado e apresentou pesquisas exclusivas sobre State of Data e o impacto da creators economy entre os internautas brasileiros
São Paulo, 29 de junho de 2023 – Associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, o IAB Brasil realizou, na última terça-feira (27), o IAB AdTech & Branding 2023, evento que reuniu os principais nomes da publicidade digital para discutir o que está movimentando os negócios e tendências para o segmento. Realizado no Teatro Santander, em São Paulo (SP), a edição deste ano abordou temas como creators economy, diversidade e inclusão na publicidade, novos modelos de distribuição de conteúdo, oportunidades no varejo e muito mais. A abertura do IAB AdTech & Branding foi realizada por Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, que expressou sua emoção em retomar os eventos presenciais pós-pandemia de covid-19 e destacou a missão da associação em impulsionar o desenvolvimento do setor com a participação de todos os players envolvidos na publicidade digital. Ela enfatizou a importância de reunir pessoas com diferentes habilidades e administrar recursos humanos com transparência e propósito.
Em seguida, Julio Calil, diretor geral no Brasil da Offerwise, apresentou os resultados da pesquisa inédita "#Publi: o impacto da creators economy entre os internautas brasileiros". O levantamento mostrou como os brasileiros estão se envolvendo com os novos negócios digitais, a influência dos criadores de conteúdo no consumo e como os criadores conseguem gerar troca positiva com a audiência que os acompanha. O estudo completo está disponível no site do IAB Brasil. Ainda dentro do tema creators economy, o jornalista Renato Pezzotti mediou o painel "Marcas e comunidades: como gerar conversa e fidelização", que contou com a participação de Thamirys Marques (Digital Favela) e os criadores de conteúdo Valter Rege e Concê. Os participantes destacaram que um dos principais pontos quando se trabalha com influenciadores é a credibilidade que eles têm com público e a importância da cocriação no trabalho entre marcas e creators. "É importante que as marcas nos ouçam para que elas entendam de onde nós viemos e nossas narrativas, nossa forma de dialogar com o público", afirmou Concê. Outras palestras importantes discutiram a representatividade na publicidade e novos modelos de distribuição de conteúdo. Leonardo Naressi, co-CEO da DP6 e presidente do Comitê Tech Lab do IAB Brasil, apresentou insights do Brand Disruption 2023, como a interconexão entre mídia online e offline no varejo e como esses canais podem ser utilizados de maneira complementar pelas marcas. Arthur Oliveira, senior marketing specialist da Kantar IBOPE Media, abriu as palestras do período da tarde com um panorama do consumo de vídeo crossmedia no Brasil. Oliveira abordou o potencial e alcance expressivo deste formato, o que mais recebe investimento das marcas, e a importância de entender as diferentes possibilidades que o vídeo e os demais formatos oferecem. "A audiência não troca um meio pelo outro, ela acumula e acomoda todas as fontes de informação. Por isso, seja qual for seu target, é preciso entender o comportamento do consumidor entre telas, formatos e devices", disse ele. Em seguida, Luis Camargo, Vice-Presidente do Comitê de Vídeo Digital do IAB Brasil, apresentou a palestra "Vídeo: Um Mudança Constante", que trouxe o atual cenário envolvendo o formato e plataformas de streaming. Para fechar o tema, foram realizados dois painéis sobre CTV, que contaram com a participação de grandes nomes do mercado, como Essio Floridi (Samsung), Natália Calixto (Grupo Boticário), Gabriela Amato (WMS), Alexandre Ferreira (Seara), Amanda Gasperini (Gauge), Rafaela Alves (Almap BBDO), Luciano Di Eugenio (Google) e Salomão Junior (Magnite) Lucas Reis, professor, conselheiro do IAB Brasil e CEO da Zygon, apresentou o estudo exclusivo State of Data 2023. Realizada em parceria com a Nielsen, o levantamento fornece um panorama sobre a adoção de Data Clean Rooms (DCRs) no Brasil e a democratização dos dados em um ecossistema centrado na privacidade. Para encerrar o evento, Zoe Soon, vice-presidente do Experience Center do IAB US, trouxe insights sobre alguns assuntos que estão em alta no cenário digital, como IA, X-reality, creators, metaverso e games. A convidada especial apresentou as principais características e possibilidades de cada um, mas destacou que todos possuem um ponto em comum: a interação e participação do público. Zoe finalizou afirmando que esses novos modelos de negócio representam uma mudança definitiva no modo de consumo, e que cabe às marcas utilizarem isso ao seu favor.
Para saber mais sobre o evento e iniciativas do IAB Brasil, acesse o site. ## Sobre o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau - Brasil) IAB Brasil é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país. Integra uma rede global presente em 45 países que incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias on-line. Em 2023, comemora 25 anos de atuação no Brasil ao lado de 200 associados, representantes das principais empresas do mercado digital: veículos de mídia, agências, anunciantes, empresas de tecnologia, institutos de pesquisa e consultorias. Para mais informações, acesse o site.
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