DE CARMÉZIA EMILIANO NO MASP O conjunto de 35 obras, sendo oito especialmente desenvolvidas para a mostra, traz temas e reflexões da artista indígena Macuxi sobre a observação da natureza e da vida coletiva Carmézia Emiliano, Wazaká – A árvore da vida, 2022
Até 11 de junho de 2023 O MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, até 11 de junho de 2023, a mostra Carmézia Emiliano: a árvore da vida, que ocupa a galeria localizada no 1o subsolo do museu. Com curadoria de Amanda Carneiro, curadora assistente, MASP, a exposição reúne 35 pinturas que figuram e refletem sobre paisagens, objetos da cultura material e o cotidiano da comunidade da artista indígena Macuxi, localizada na Maloca do Japó, Normandia, Roraima. A mostra tem patrocínio da Lefosse. Carmézia Emiliano (Maloca do Japó, Normandia, Roraima, 1960) é uma artista autodidata de origem Macuxi. Na década de 1990, mudou-se para Boa Vista, momento no qual também começou a pintar, motivada pelo impacto de sua primeira visita a uma exposição de arte. Ali ela notou que humanidade e natureza, indivíduo e coletivo, podiam assumir formas na profusão de detalhes espelhados, intrincados e interconectados das artes visuais. No início de sua carreira, sua produção artística encontrou espaço em exposições chamadas naïfs e/ou populares, hoje, no entanto, seu trabalho aponta para a revisão dessa leitura enquadrada e tem sido incluído em diferentes mostras de arte contemporânea.
A exposição Carmézia Emiliano: a árvore da vida apresenta 35 pinturas sobre tela, sendo oito delas desenvolvidas especialmente para a mostra, divididas em sete núcleos que abordam temas relacionados à subjetividade da artista e à vida em comunidade, refletindo manifestações culturais macuxis, como a dança do parixara, os jogos e brincadeiras relacionados aos períodos de festas – por exemplo, o de colheita da mandioca –, assim como a vida comunitária, manifesta nas pinturas que representam habitações e espaços em comum. Também se destacam os registros da transmissão de saberes, das redes de apoio entre mulheres e da relação de profundo respeito e cooperação com a natureza. O título da mostra faz referência a um tema recorrente na obra da artista, o mito da Wazaká, a árvore da vida, que faz surgir de seu tronco cortado o Monte Roraima. "Retomar o mito da árvore da vida, entretanto, não quer dizer que a artista elabora sua poética como dicionário ilustrado das histórias e vivências Macuxis, mas a relação de experiência com seu contexto, de modo a representar os tópicos que lhe interessam subjetivamente, mesmo que relacionados à coletividade ou filosoficamente referenciados", pontua a curadora Amanda Carneiro. Muitos trabalhos de Emiliano se dedicam ao registro poético de objetos da cultura material e dos saberes transmitidos por seu povo entre gerações, entretanto, o seu trabalho não se reduz a uma compreensão antropológica ou essencialista, ainda que, durante quase duas décadas, tenha sido nessa chave de interpretação que sua obra encontrou lugar no cenário da arte. "Termos qualificadores, como primitivo e ingênuo ou a art folclórica, podem ser redutores e preconceituosos, primeiro porque ser autodidata não significa ausência de pesquisa, quer dizer apenas que essas pessoas não tiveram acesso à educação formal. Depois porque, em geral, são atribuídos a artistas indígenas, negros ou pobres, e dizem muito pouco sobre os trabalhos e artistas em si", analisa Carneiro. "Não é redundante rememorar que tais noções validaram hierarquias perversas, influenciando demasiadamente leituras atavistas", finaliza. O autorretrato Eu (2022) de Carmézia Emiliano também evidencia como figuras indígenas são pouco vistas nesse gênero da pintura. Até o século 19, o gênero foi frequentemente comissionado ou estimulado pela academia aos artistas pertencentes à história oficial da arte. Os indígenas, apartados do Estado, mas em franca disputa por respeito e reconhecimento de seus territórios e modos de vida, lidaram com o fato de se verem representados por outros, em imagens às vezes românticas e frequentemente contraditórias e ambivalentes, como o quadro Moema (1866), de Victor Meirelles (1832-1903). Ao pintar o autorretrato, a artista se coloca duplamente no centro, do quadro e de sua comunidade.
"Se é certo que o autorretrato se move às margens da arte ocidental, ele é hoje o centro do debate sobre quem exerce a possibilidade de se figurar em oposição a ser por outro figurado", diz Amanda Carneiro. "A despeito dos muitos outros elementos enunciativos de seu pertencimento indígena além de sua própria imagem, esse não é um registro ao sabor antropológico. Por isso, não se deve recair na crença da autorrepresentação como única maneira de apreensão, retirando do autorretrato de Emiliano e de outras obras suas a estimulante possibilidade de leituras mais plurais, comparativas e complexas: o quadro é a maneira como a artista se vê e ao mesmo tempo intenta algo que ela quer que seja visto", pontua a curadora.
A exposição no MASP busca ampliar a compreensão acerca da contribuição de sua obra no cenário artístico nacional, apresentando os trabalhos mais recentes da artista, parte deles nunca antes vistos pelo público. O MASP possui quatro pinturas de Carmézia Emiliano que refletem a relação que o museu tem estabelecido com a produção da artista desde 2018, quando ela participou do seminário Histórias das mulheres, histórias feministas e conduziu uma oficina de pinturas para o público do museu durante dois dias. Da mesma forma, foram comissionados trabalhos da artista para o ciclo de Histórias da dança, para o projeto Art School, uma parceria do museu com o centro de pesquisas e publicação Afterall, e, mais tarde, para Histórias brasileiras.
Carmézia Emiliano: a árvore da vida integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias indígenas. Este ano a programação também inclui mostras de MAHKU, Paul Gauguin, Sheroanawe Hakihiiwe, Melissa Cody, além do comodato MASP Landmann de cerâmicas e metais pré-colombianos e a grande coletiva Histórias indígenas. O projeto também se insere numa sequência de exposições que o MASP vem realizando nos últimos anos em torno de artistas autodidatas que trabalharam fora do circuito da arte contemporânea tradicional e da academia, como Agostinho Batista de Freitas (1927-1997), Maria Auxiliadora (1935-1974), Conceição dos Bugres (1914-1984) e Madalena Santos Reinbolt (1919-1977). SOBRE CARMÉZIA EMILIANO
Carmézia Emiliano é uma artista indígena Macuxi, nascida em 1960 na comunidade Maloca do Japó, Normandia, Roraima, e vive e trabalha em Boa Vista, Roraima, desde a década de 1990. Realizou exposições individuais, como Lendas, costumes e histórias do povo Macuxi, no Sesc Roraima, em Boa Vista (1996); Carmézia Emiliano, no Palácio do Planalto, em Brasília (2006); Carmézia Emiliano: universo macuxi, na Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista (2014); e Cosmologias — Mundos Makuxi, no Sesc Roraima, em Boa Vista (2019). Participou das mostras coletivas 8ª a 15ª Bienal Naïfs do Brasil, no Sesc Piracicaba, em São Paulo (2006-2020); Eu vi uma história: arte e narrativa popular no acervo Sesc de arte brasileira, no Sesc Santos, Sesc Taubaté, Sesc São Caetano, Sesc Itaquera (2016); 1ª Exposição nacional de artistas naïfs no centro-oeste, no Museu de Arte de Goiânia (2017); Vaivém, nos centros Cultural Banco do Brasil (CCBB) São Paulo, CCBB Brasília, CCBB Rio de Janeiro, CCBB Belo Horizonte (2019); Estratégias do feminino, no Farol Santander, em Porto Alegre (2019); Histórias da dança, exposição virtual no MASP (2020); Frestas — Trienal de Artes, no Sesc Sorocaba (2021); Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea, no MAM-SP (2021); Por um sopro de fúria e esperança: uma declaração de emergência climática, no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (2021); Histórias brasileiras, no MASP (2022); e Um século de agora, no Itaú Cultural (2022). As obras de Carmézia Emiliano integram acervos de museus e instituições brasileiras, como CCSP, MASP, Pinacoteca e Sesc São Paulo.
CATÁLOGO
Na ocasião da mostra, foi publicado um catálogo bilíngue com ensaios desenvolvidos especialmente para a exposição, além de reproduções de trabalhos produzidos pela artista. O livro, organizado por Amanda Carneiro, inclui textos da curadora, de Denilson Baniwa e Ilana Seltzer Goldstein. Com design de Bruna Sade, designer, MASP, a publicação ganha edição em capa dura.
SERVIÇO
Carmézia Emiliano: a árvore da vida Curadoria: Amanda Carneiro, curadora assistente, MASP 1o subsolo (galeria) 24.03 — 11.06.2023 MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista 01310-200 São Paulo, SP Telefone: (11) 3149-5959 Horários: terça grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas Agendamento on-line obrigatório pelo link MASP Ingressos Ingressos: R$ 60 (entrada); R$ 30 (meia-entrada)
ASSESSORIA DE IMPRENSA imprensa@masp.org.br |
Thiabolico
-
Sociedade, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Internet, Música, Cinema, Games, Anime, Literatura, Futebol...
Cúmplices
Postagens populares
-
Gostei tanto do filme Watchmen que fiquei curioso pra ler a HQ, aclamada por muitos como A melhor HQ de todos os temp...
-
Quem é o moleque-doido que nunca pensou em colocar um uniforme style e sair por aí combatendo o crime como o seu super-herói favo...
-
Enquanto meus primos jogam Playstation 3, Xbox 360 e Wii, tenho que me contentar com o PS2 velho de guerra. E como alguns jogo...
-
Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão...
-
Fiz a vontade da namorada e fomos assistir a este filme na semana passada. Eu não sabia absolutamente nada sobre a trama, sobre todo o bu...
-
Estou escrevendo isso porque prometi nunca esquecer. Tivemos mais um cachorro por cerca de duas semanas. Quase toda preta, do jeito que eu...
-
Esse foi um domingo "divisor de águas". Foi um domingo de começo e fim de algumas coisas. Pra começar, foi a est...
-
Não vou me aprofundar muito nesse post, nem perder tempo enumerando os motivos que me levaram a esse título, pois é desnecessár...
-
Pra começar o post, quero expor minha revolta sobre o fato de que foi IMPOSSÍVEL encontrar na internet o Escudo de Gala do Nacional,...
-
O Nacional, único representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, estreou com vitória de 1 x 0 sobre o ...
Assuntos
Arquivo
-
▼
2023
(6217)
-
▼
junho
(302)
- Cinemark e Bubbaloo lançam combo com pipoca rosa
- FILMICCA TRAZ EM JULHO INÉDITO DRAMA IRANIANO E MO...
- HBO Max lança trailer de 'Círculo Fechado'
- Curso GRATUITO de Desenvolvimento de Games
- Mouser Electronics é premiada como a principal dis...
- MIBR promove mudanças em sua line de CS:GO
- BIENAL 2023: Autores LGBTQIAP+ participam da Bien...
- Curta-metragem "Caiçara", dirigido por Oskar Metsa...
- ANIMANIACS voltam em 3ª temporada com sátira de 'M...
- Panini anuncia nova Graphic do Jeremias e outros t...
- Banco do Brasil apresenta a Peneira w7m para desco...
- CNN Esportes S/A entrevista o presidente do Fortal...
- Cinemark e Bubbaloo lançam combo com pipoca rosa e...
- De churrasco à espiga de milho, iFood Arraial Estr...
- Décimo episódio de 'Greg News' estreia hoje na HBO...
- Novidades de julho no app Skeelo incluem última bi...
- A live de lançamentos de setembro da Panini começa...
- "Sobrenatural: A Porta Vermelha", chega aos cinema...
- Brasileiros são destaque no UFC Fight Night: Stric...
- [Vale este] Novidade JBC - Yona: A Princesa do Alv...
- [Vale este] Novidade JBC - Yona: A Princesa do Alv...
- HBO Max agora está disponível no Prime Video Brasi...
- Novidade JBC - Neon Genesis Evangelion
- Novidade JBC - Neon Genesis Evangelion
- Governo do Estado de São Paulo anuncia investiment...
- ‘Gran Turismo - De Jogador a Corredor’ ganha novo ...
- Inteligência Artificial e Análise de Dados são est...
- Festa do Peão de Barretos: Escolas e associações j...
- Star+ | Impuros S4 - Vídeo de anúncio de estreia
- Disney e Pixar | Elementos - Curiosidades sobre a ...
- Disney e Pixar | Elementos - Curiosidades sobre a ...
- Tom Cruise mostra bastidores de salto de Speedflyi...
- Globant apresenta novas tendências no mundo dos ga...
- Entenda o que é fato e o que é fake sobre o Marco ...
- Em novo fascículo, CERT.br explica cuidados para t...
- Samsung TV Plus lança canal TV Zyn, do SBT, com di...
- 'Massacre na Escola - A Tragédia das Meninas de Re...
- Relatório de progresso RICOCHET Anti-Cheat -- atua...
- IAB AdTech & Branding reúne profissionais de publi...
- O estado do Amazonas está entre os participantes e...
- Feiras são alternativa lucrativa para empreendedor...
- ASUS anuncia data de lançamento do ROG Phone 7 no ...
- Lucasfilm | Indiana Jones e a Relíquia do Destino ...
- "Cavaleiros do Zodíaco" chega às plataformas de al...
- A atualização de julho do Prime Gaming chega com 4...
- [Sug. de Pauta] Nova animação da Hello Kitty: Supe...
- E! Entertainment: Destaques da semana de 3 a 9 de ...
- Terceiro episódio de 'And Just Like That...' já es...
- Com uso de IA DocuSign apresenta nova tecnologia d...
- Redbelt Security promove 2ª edição do Expand para ...
- Samsung lança Game Zones, espaços nas lojas Samsun...
- TV Cultura estreia "Asas e Histórias", série sobre...
- [Hoje no Globoplay] - Don L é o destaque do podcas...
- Andréa Beltrão e Isabel Teixeira em Avenida Beira-...
- 'USE SUA VOZ', nova série musical da HBO Max, ganh...
- Pauta | Curta de Pedro Fraga Villaça é selecionado...
- ‘A Sindicalista’, com Isabelle Huppert, estreia ho...
- DIVIRTA-SE EM JULHO COM A DEVIR
- Com Isabelle Huppert, ‘A Sindicalista’ estreia hoj...
- UFC Fight Pass promoverá evento de grappling que c...
- Santos Film Fest divulga os premiados de sua nona ...
- Film&Arts exibe a riqueza do Museu de Copta, em no...
- George tem sua herança ameaçada em novo episódio
- WinZO anuncia fundo de US$ 10 milhões para ser imp...
- Sug: Curta sobre a ex-árbitra Lea Campos ganha Leã...
- Brasileiro aumenta em 30% suas transações bancária...
- Drama chinês sobre as consequências do bullying, "...
- Em Manaus, alteração de nome e gênero em Cartório ...
- HBO Max divulga pôsteres oficiais dos personagens ...
- Série documental Original Amazon Viajando Com os G...
- O Templário retorna como um Operador Mítico em Cal...
- DreamWorks estreia as séries 'Little Charley Bear'...
- Prime Video divulga trailer da série Original Amaz...
- Sediada no Brasil, AMPLI impulsiona marketing de i...
- ‘Nosso Sonho’, a história de Claudinho e Buchecha,...
- Bauducco® e Cinemark se unem e lançam a nova Pipoc...
- "Breaking GPT-4 Bad": como os limites de segurança...
- AdoroCinema comemora Dia do Cinema Brasileiro com ...
- Star+ | Abbott Elementary - Motivos para assistir ...
- Star+ | Abbott Elementary - Motivos para assistir ...
- Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1 | Cr...
- No dia do Orgulho LGBTQIAPN+, CCXP23 anuncia 8 nov...
- Novos títulos chegam à plataforma de streaming
- TNT no Big Festival
- Capacitismo recreativo: Bianca de "Casamento às Ce...
- LG apresenta nova linha de TVs OLED na CASACOR 2023
- SUGESTÃO DE PAUTA - CARTAS DE OURO PRETO REFORÇAM ...
- SUGESTÃO DE PAUTA - CARTAS DE OURO PRETO REFORÇAM ...
- [Sugestão de Pauta] Roteirista trans Hela Santana ...
- Disney+ | Invasão Secreta - Todos podem assistir
- Panini lança promoção com descontos de até 60% no ...
- BAE Systems aumenta participação em ônibus elétric...
- Festival julino começa neste fim de semana: iFood ...
- Disponível agora: Baldur's Gate II: Enhanced Editi...
- Big Festival: Banco do Brasil estará presente com ...
- É segunda-feira e o coração sabe: novas temporadas...
- Prime Video anuncia transmissão dos jogos das quar...
- Panini lança a paródia Guardoidões da Galáxia da T...
- Livelo Informa: Seus 584.521 pontos estão prestes ...
- Anúncio JBC: Calendar: Edição Especial
-
▼
junho
(302)
Pesquisa
© Copyright Thiabolico - O Blog do Thiago Henrik. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine