Canal Brasil exibe filmes em homenagem a Graciliano Ramos no dia 27 de outubro, data em que o escritor completaria 130 anos
Canal Brasil exibe filmes em homenagem a Graciliano Ramos no dia 27 de outubro, data em que o escritor completaria 130 anos "Vidas Secas" e "Memórias do Cárcere", dirigidos por Nelson Pereira dos Santos, serão exibidos em sequência, a partir das 14h Cena do filme "Vidas Secas". Créditos: Divulgação.
O Canal Brasil vai exibir dois filmes inspirados na literatura de Graciliano Ramos, no dia 27 de outubro, quando o romancista, cronista, contista, jornalista, político e escritor completaria 130 anos. Os dois longas têm os roteiros baseados em livros de Graciliano: o clássico "Vidas Secas" e "Memórias do Cárcere", dirigidos por Nelson Pereira dos Santos. A obra do escritor destacou-se na literatura nacional com textos que retratam a vida do homem nordestino no sertão. "Vidas Secas" marcou parte da primeira fase do movimento cinematográfico Cinema Novo e traz a história de uma família de retirantes acometida pela seca no sertão. O filme se passa em 1941 e as filmagens foram em Minador do Negrão e Palmeira dos Índios, sertão de Alagoas. "Memórias do Cárcere" relata a prisão de Graciliano Ramos na época da Ditadura Militar, por ser um simpatizante do comunismo e opositor ao governo. No livro, adaptado posteriormente para o cinema, ele conta o processo de enfrentar o confinamento estando muito doente, por conta de uma úlcera mal tratada. O filme é de 1984 e em 2015 entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Vidas Secas (1963) (103') [Mostra Graciliano Ramos] Horário: Quinta, 27/10, às 14h Classificação: Livre Direção: Nelson Pereira dos Santos Sinopse: Em Vidas Secas, uma família de retirantes tenta escapar da seca no sertão nordestino. Fabiano (Átila Iório), Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), seus dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino e já quase sem esperanças pelos confins do interior, sobrevivendo às forças da natureza e à crueldade dos homens. Adaptação da obra de Graciliano Ramos.
Memórias do Cárcere (1984) (173') [Mostra Graciliano Ramos] Horário: Quinta, 27/10, às 15h45 Classificação: Livre Direção: Nelson Pereira dos Santos Sinopse: Na década de 1930, o escritor Graciliano Ramos (Carlos Vereza) é preso acusado de ligações com o Partido Comunista. Capturado em Alagoas, onde era servidor público e levava uma pacata vida, ele dá entrada no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, em 3 de março de 1936, sem sequer passar por um julgamento. Em meio a atritos de ordem política e pessoal, crueldade, insalubridade, fome e os mais diversos tipos de criminosos - de ladrões de galinha a guerrilheiros -, ele escreve.
|