Segue sugestão de pauta sobre empreendedorismo feminino. Um programa que visa conectar empresas lideradas por mulheres a grandes empresas como o Itaú e Ambev:
Programa Boas Compras impulsiona empreendimentos de mulheres no mercado nacional
Ação visa identificar 1000 negócios liderados por mulheres para gerar conexão às grandes empresas.
O Impact Hub Manaus, em parceria com a Fundação Tide Setubal e ANDE Brasil, lança o Programa Boas Compras visando influenciar o setor de compras de grandes empresas a contratar serviços e produtos de negócios de mulheres, preferencialmente negras e do Norte e Nordeste. O programa irá capacitar empreendedoras e certificá-las a partir de uma parceria com a Integrare, conectando-as a grandes marcas nacionais como Ambev e Itaú.
O programa está em busca de negócios de mulheres com o seguinte perfil: Consultorias Diversas, Logísticas, Techs, Serviços, Comunicação, Segurança, Manutenção, Designers, fornecimento de materiais produtivos e improdutivos, entre muitas outras. Se sua empresa tem capacidade de atendimento de grandes demandas, inscreva-se! O cadastro é gratuito e poderá ser realizado até o dia 20 de setembro pelo www.programaboascompras.com.
Após o término das inscrições, será realizada uma seleção conforme o perfil detalhado acima, identificando negócios que receberão capacitação e certificação para serem conectadas a grandes marcas. A diversidade na cadeia de abastecimento de grandes corporações é uma pauta que vem ganhando força. São mais de 20 grandes marcas sensibilizadas pelo Programa Boas Compras sobre a importância de contratar negócios diversos como seus fornecedores, no caso do projeto, com as lentes de gênero, raça e território.
O Programa Boas Compras é financiado pela USAID sendo idealizado durante os encontros dos Laboratórios para Ação em Igualdade de Gênero da ANDE (AGEI), que fazem parte da iniciativa da ANDE de construir uma rede de empreendedoras para combater a exclusão institucional e os preconceitos de gênero enfrentado pelas mulheres. Nas reuniões, realizadas nos Laboratórios, mulheres de diversas regiões do Brasil discutiam as dificuldades e as dores para conseguir empreender, frente às desigualdades de gênero. Os obstáculos enfrentados por essas empreendedoras se tornaram a força motriz da Impact Hub Manaus, que decidiu ser o momento de investir em um projeto que provocasse uma transformação não só pontual, mas sistêmica, fomentando, assim, um caminho viável para os empreendimentos liderados por mulheres.
Juliana Teles, co-fundadora do Impact Hub Manaus e idealizadora do Programa Boas Compras, reforça o desejo do projeto de promover uma mudança estrutural na forma com que são vistos os empreendimentos liderados por mulheres no Brasil:
"Durante as discussões nos Labs da ANDE, notamos que ter acesso ao mercado era a maior dificuldade das empreendedoras. Ao mesmo tempo, nos perguntávamos como poderíamos fazer com que o PBC promovesse uma mudança sensível na sociedade. E, foi assim, que percebemos que o caminho para tornar isso possível era influenciar grandes empresas a contratarem novas fornecedoras e a terem o olhar mais atento à diversidade dentro do setor de compras", destaca.
Outro estímulo para a criação do Programa Boas Compras é a crescente preocupação das grandes empresas em se tornarem instituições sustentáveis, com valores cada vez mais voltados ao meio ambiente e às questões sociais. Fenômeno este que deve-se, em parte, à popularização dos conceitos do ESG (Environmental, Social and Governance), termo em inglês que significa Meio Ambiente, Social e Governança, que tem norteado, cada vez mais, as grandes empresas a procurarem alternativas sustentáveis. Assim, o Programa Boas Compras vai garantir que as grandes empresas se conectem aos valores ESG, uma vez que vai diversificar suas cadeias de abastecimento, contratando empreendimentos de mulheres, negras, indígenas, trans, PCDs e brancas de diversas regiões do país.
Estão aptas a participar do Programa Boas Compras empresas lideradas por mulheres, sobretudo negras e indígenas, de qualquer região do Brasil, que tenham capacidade de atender altas demandas de produção. Além de criar conexões e expandir as oportunidades de crescimento das suas empresas. Ao final do programa, 100 empresas serão certificadas, em parceria com a Integrare, instituição de inclusão e desenvolvimento empresarial, que atua há 23 anos potencializando fornecedores provenientes de grupos minoritários.
As inscrições no Programa Boas Compras são gratuitas e vão até 20/09/2022 de setembro. O cadastro é feito no site https://www.programaboascompras.com do projeto. Para mais informações, acesse o site do Programa Boas Compras.