Pesquisa "Eu nas Séries", lançada este ano, também identificou os perfis de comportamento relacionados ao consumo de séries, além dos gêneros preferidos e o que o público espera da indústria
Brasil segue uma tendência mundial Outro dado revelado pela pesquisa é que 66% dos fãs gostam de séries em que se identificam com os personagens e 39% afirmam que as séries que assistem ajudam a contar sobre quem eles são e como se sentem. Essa sensação tem um nome: Domestic Cozy, uma tendência mundial que expressa a busca pela individualidade, aquele conforto em ser quem você é e de poder escolher o que você quer sentir.
"A pandemia foi, sem dúvidas, a grande responsável pelo surgimento da Domestic Cozy. E essa sensação de conforto, de aceitação, ajudou bastante os brasileiros a passar por esse momento com uma certa leveza. É um comportamento que não se reflete somente no consumo de séries, mas em diversos outros aspectos da vida caseira, como o uso de roupas e a criação de espaços mais confortáveis em casa, o consumo das comfy-foods…", afirma Gabriel Williams, Head de Marketing e Produto da NBCUniversal Brasil.
Por outro lado, existem diferentes motivações para se chegar ao conforto. De acordo com a pesquisa, 90%** dos brasileiros consomem séries como uma fuga do caos, dos problemas do dia a dia, outros 50%** têm o objetivo de aprender algo, de sentir que faz parte de um grupo e 32%** buscam se imaginar dentro das histórias.
Os gêneros queridinhos
O Top 3** dos gêneros que os brasileiros mais gostam de acompanhar são:
Mas a lista não para por aí! Os brasileiros também curtem séries de ficção científica (56%), comédia (54%) e terror (44%). Quem são os consumidores de série no Brasil?
Non-Stop: aqueles que maratonam as séries, os "viciados", que se sentem amigos dos personagens e se identificam com as histórias. Este grupo equivale a 21% dos brasileiros que acompanham as séries e é formado, majoritariamente, por jovens, mulheres, da classe A das regiões Nordeste e Sudeste.
Social Indie: são os que curtem umas séries menos convencionais, que não fazem parte do mainstream, ou seja, não são tão famosas do público geral. Este público assiste com um olhar mais crítico e equivale a 20% dos brasileiros. É um grupo composto também por jovens, mulheres, do Nordeste e Sudeste, mas da classe C.
Fun & Escape: é o grupo que não enrola para escolher uma série para assistir - se parece legal, eles dão o play; se não gostarem, procuram outro título. Este público não costuma se prender a uma série, mas valorizam aquelas com temas interessantes, especialmente se for recomendação de um amigo. 35% dos brasileiros são Fun & Escape, especialmente mulheres entre 35 e 44 anos de idade, do Sudeste e Sul do Brasil, concentrados nas classes A e C.
Casual Relaxation: parecidos com o Fun & Escape, os brasileiros deste grupo não perdem muito tempo escolhendo uma série para assistir, eles se interessam de forma leve pelos conteúdos sem serem tão aficcionados quanto os demais. O volume de brasileiros que se identificam com esse comportamento equivale a 24% e é composto, principalmente, por homens, com destaque para a geração Baby Boomers, do Sul do Brasil e da classe C.
Onde e quando eles assistem às séries? Quando falamos em "local para assistir uma série", logo pensamos na nossa casa, não é mesmo? Verdade! 98% dos brasileiros assistem às suas séries no conforto de seus sofás ou camas. Por outro lado, alguns preferem assistir em lugares mais interessantes: 6% veem séries no trabalho, 5% em filas, salas de espera e transporte público e 2% veem na escola/faculdade.
A pesquisa da NBCUniversal também revelou que 83% dos fãs de séries preferem assisti-las pela TV, numa tela grande. Outros 50% preferem uma tela menor, como a do smartphone, especialmente entre os Non-Stop. Já 22% costumam acompanhar suas histórias preferidas pelo notebook.
À noite, principalmente antes de dormir, é o momento preferido por 70% dos fãs de séries para "escapar para o outro mundo". Outros 48% preferem acompanhar suas histórias preferidas em meio às atividades do dia a dia.
Além disso, há uma enorme relação entre o consumo de séries e o consumo de produtos e serviços. Alguns destaques são que 66% dos fãs já compraram produtos influenciados por uma série que assistiram, enquanto outros 44% dos fãs pretendem comprar algum produto ou serviço nos próximos 6 meses influenciados por alguma série.
Representatividade é para todo mundo As séries que assistimos dizem muito sobre quem somos e nos ajuda a entender nossos sentimentos. Isto significa que encontrar um personagem ou uma história que se parece com a gente nos traz aquele sentimento de representação. Um total de 65% dos brasileiros afirmaram que preferem séries com situações e histórias que gostariam de viver, por exemplo. Outros 49% gostam de compartilhar trechos e memes de suas séries favoritas, pois os ajudam a expressar como se sentem.
Diversidade é um tema que também não passa despercebido A pesquisa perguntou quais os públicos deveriam ocupar espaços mais relevantes nas séries: 43% querem ver outros tipos de corpos e padrões de beleza; 40% acham que as mulheres merecem mais destaque nas tramas e 39% querem ver outras nacionalidades representadas nas séries. E isso é ainda mais importante para as minorias, que se veem muito pouco nas telas. Por exemplo, 34% sentem que falta protagonismo de minorias étnicas, mas entre as pessoas negras, esse número sobe para 50%.
"Hoje, representatividade e diversidade são uma obrigação dos meios de comunicação. O público sabe quando uma ação é forçada ou real. A causa deve fazer parte do conteúdo, ser um dos destaques da história, ao invés de ser apenas um plano de fundo, uma história secundária. As pessoas querem se ver nos papéis centrais", conclui Williams.
O estudo completo está disponível na plataforma Gente.
*A pesquisa foi realizada em dois vieses: quantitativo e qualitativo. A fase quantitativa foi desenvolvida pelo Instituto Toluna e a fase qualitativa pelo Coletivo Tsuru. Foram ouvidos mais de 2 mil brasileiros, de todas as regiões, em maio deste ano.
**Os entrevistados podiam votar/mencionar mais de uma opção.
Sobre NBCUniversal Brasil A NBCUniversal é um conglomerado de mídia e entretenimento que pertence à Comcast Corporation. No Brasil, opera em joint-venture com o Grupo Globo, que comanda a comercialização e relacionamento com as operadoras. A empresa é responsável pelas marcas Universal TV, Studio Universal e SYFY. A NBC nacional ainda tem debaixo do seu guarda-chuva a marca Amo Séries, no Youtube.
Uma de suas principais marcas é Universal TV que, em 2020 teve seis séries entre as dez da TV por assinatura no ranking das mais assistidas no Brasil O canal, que está presente em 12,6 milhões de domicílios brasileiros, o que representa 80% da base de assinantes, exibe conteúdos de sucesso da televisão americana e adorados pelos brasileiros como as séries Law & Order: SVU, FBI, FBI: Most Wanted e a franquia Chicago (Fire, P.D. e Med).
Sobre a Plataforma Gente Gente tem como propósito compartilhar conhecimento baseado em pautas contemporâneas da sociedade, no comportamento do consumidor e nos hábitos dos brasileiros. Gente é uma plataforma de estudos e insights aberta a todos.
|
Thiabolico
-
Sociedade, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Internet, Música, Cinema, Games, Anime, Literatura, Futebol...
Cúmplices
Postagens populares
-
Gostei tanto do filme Watchmen que fiquei curioso pra ler a HQ, aclamada por muitos como A melhor HQ de todos os temp...
-
Quem é o moleque-doido que nunca pensou em colocar um uniforme style e sair por aí combatendo o crime como o seu super-herói favo...
-
Enquanto meus primos jogam Playstation 3, Xbox 360 e Wii, tenho que me contentar com o PS2 velho de guerra. E como alguns jogo...
-
Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão...
-
Fiz a vontade da namorada e fomos assistir a este filme na semana passada. Eu não sabia absolutamente nada sobre a trama, sobre todo o bu...
-
Estou escrevendo isso porque prometi nunca esquecer. Tivemos mais um cachorro por cerca de duas semanas. Quase toda preta, do jeito que eu...
-
Esse foi um domingo "divisor de águas". Foi um domingo de começo e fim de algumas coisas. Pra começar, foi a est...
-
Não vou me aprofundar muito nesse post, nem perder tempo enumerando os motivos que me levaram a esse título, pois é desnecessár...
-
Pra começar o post, quero expor minha revolta sobre o fato de que foi IMPOSSÍVEL encontrar na internet o Escudo de Gala do Nacional,...
-
O Nacional, único representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, estreou com vitória de 1 x 0 sobre o ...
Assuntos
Arquivo
-
▼
2022
(1266)
-
▼
setembro
(261)
- Dorama japonês "Sobre Amar e Saborear" estreia nes...
- Relançamento do Game NVDA na Steam e Presença na B...
- Relançamento do Game NVDA na Steam e Presença na B...
- PAUTA | Letícia Colin é indicada ao Emmy internaci...
- Sugestão de pauta - Centro Universitário Facens co...
- Canal Game Lab TV, da Fast Shop, disponibiliza ing...
- Mês das crianças traz programação especial ao Suma...
- App da Cirúrgica Fernandes, criado pela RD3 Digita...
- A todo vapor! Cartoonito apresenta as novas aventu...
- RES: Disney | Campanha: Dia de Todas as Crianças -...
- RES: Disney | Campanha: Dia de Todas as Crianças -...
- Star+ | The Kardashians - Highlights do primeiro e...
- Clima de cautela do mercado diante de alta da taxa...
- Exclusiva p/ o seu portal: Veja como fazer campanh...
- Prime Video divulga data de lançamento e cartaz te...
- CAPITAL YOUTH release new single "Seventeen", anno...
- Sugestão de pauta | Roteadores da Mercusys trazem ...
- Emília Ferraz aparece entre os favoritos para comp...
- Fwd: 1° SÃO PAULO FOOD FILM FEST - Festival de Cin...
- As emissoras e seus assinantes podem embarcar em u...
- Aproveite o especial "Scoobtubro" na HBO Max e Car...
- Virada Nerd 2022 - Lojas Participantes
- Aproveite o especial "Scoobtubro" na HBO Max e Car...
- Star+ | The Old Man - Já disponível
- Festival Jungle Matsuri une os povos e leva conhec...
- Sugestão de nota: final do "reality show " Imersão...
- Dollars é a campeã da 8ª edição da CPN
- Globant e LaLiga chegam a um acordo para criar uma...
- Academia Amazonense de Letras concede Medalha do M...
- Rick Sanchez, de Rick e Morty, já está disponível ...
- Prime Video anuncia estreia da terceira temporada ...
- ‘A política foi feita por homens e para homens, ma...
- Disney+ | Andor - Série para além dos fãs de Star ...
- Disney+ | Andor - Série para além dos fãs de Star ...
- Call Of Duty: Modern Warfare II tem o maior Beta d...
- Sugestão de pauta | Provedores de internet dominam...
- Benzema, Lewandowski, Courtois e os melhores jogad...
- Disney+ | Pinóquio - Outros live-action no streaming
- Combo+ | Esquenta Halloween - Produções no Disney+...
- Louisa Sexton interpreta princesa Leopoldina na no...
- sugestão de pauta - Constelação Familiar: entenda...
- Autodesk abre caminho para transformação digital n...
- NOTA | Dr. Thiago Marra explica importância da leg...
- Adestramento canino
- Devir Network - Queremos o seu quadrinho!
- Disney+ | Virando o Jogo dos Campeões - Tudo sobre...
- Disney+ | Virando o Jogo dos Campeões - Tudo sobre...
- Disney+ | Abracadabra 2 - Motivos para assistir ao...
- DC Liga dos Super Pets já está disponível na Watch...
- HBO Max anuncia desenvolvimento de série documenta...
- Pesquisa: 93% dos brasileiros assistem a séries, s...
- Fwd: 1° SÃO PAULO FOOD FILM FEST - Festival de Cin...
- 1° SÃO PAULO FOOD FILM FEST - Festival de Cinema e...
- Parcerias de publicidade
- Amanhã - Aviso de cobertura da pré de SP: Os Subur...
- Você deseja interromper nosso contato? 😢
- LaLiga entra no espaço do jogo de blocos de aventu...
- Amanhã - Aviso de cabine em SP: Os Suburbanos
- Star+ | Maratona Grandes Franquias
- App da Cirúrgica Fernandes, criado pela RD3 Digita...
- Anúncio JBC - Ao Ashi, de Yugo Kobayashi
- Anúncio JBC - Ao Ashi, de Yugo Kobayashi
- Última semana da exposição Caos on Canvas na Casa ...
- Pedro Bial lança a música 'Everybody's free (Um no...
- Prime Video divulga trailer oficial da nova série ...
- O Dia das Crianças vai ficar ainda mais divertido ...
- Desafio Celebrity MultiVersus reúne influenciadore...
- Sugestão de pauta | Archer GX90: TP-Link anuncia n...
- Sugestão de pauta - Centro Universitário Facens ab...
- Canal Like para a imprensa - Destaques da programa...
- Academia Amazonense de Letras tem muro revitalizad...
- Tudo o que aconteceu até o momento em 'A Casa do D...
- Prime Video anuncia cartaz oficial e lançamento da...
- Canal Brasil exibe maratona em homenagem aos 80 an...
- Disney+ | Abracadabra 2 - O que sabemos até agora ...
- O filme "Não posso sem você" com Maite Perroni (ex...
- Artigo: O que todo CEO deve saber sobre gerenciame...
- Star+ | Rosalina - Novo pôster
- Re: PROJETO CUCA SESC FESTIVAL
- PROJETO CUCA SESC FESTIVAL
- PROJETO SESC
- Disney+ | O Coro - O que você precisa saber antes ...
- Disney+ | O Coro - O que você precisa saber antes ...
- Disney+ | Beckham: Salve Nosso Time - Teaser
- Disney+ | Beckham: Salve Nosso Time - Teaser
- 'Vale dos Esquecidos' estreia neste domingo, dia 2...
- The last ever recording of Lee Scratch Perry
- Pauta: ‘Medida Provisória’ movimenta o 3º dia de E...
- Disney Studios | Mundo Estranho - Pôster + Trailer
- Sugestão de Pauta | Champions League Experience BR...
- Sugestão de pauta | Archer GX90: TP-Link anuncia n...
- Disney | Campanha: Dia de Todas as Crianças - É Br...
- Disney | Campanha: Dia de Todas as Crianças - É Br...
- Star+ | Setembro Amarelo
- Pauta - FENEEC divulga na Expocine números de suce...
- Star+ | Estreias da semana de 26/09
- Disney+ | Produções para assistir na primavera
- Disney+ | Produções para assistir na primavera
- Canal Like exibe entrevista com Viola Davis neste ...
- Any Malu ganha própria história em quadrinhos no a...
-
▼
setembro
(261)
Pesquisa
© Copyright Thiabolico - O Blog do Thiago Henrik. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine