Varejo pode otimizar investimentos em melhorias de gestão operacional com boa utilização de analíticos de vídeo
Varejo pode otimizar investimentos em melhorias de gestão operacional com boa utilização de analíticos de vídeo Soluções unificadas e abertas oferecem muito mais do que proteção ao patrimônio de cibersegurança, ajudam na gestão de pessoas, logística de produtos e tomada de decisões em situações críticas São Paulo, SP, Brasil - outubro de 2023 — O varejo está passando por uma grande transformação e tem investido intensamente para garantir uma jornada de consumo mais interessante e segura aos consumidores. Embora a redução de estoques e a prevenção de perdas sempre tenham estado em foco, um recente Estudo de Varejo nos EUA em 2022 constatou que os incidentes gerados pelo crime organizado naquele país aumentaram 26,5% e agora é considerado um problema de 100 bilhões de dólares. No Brasil, o retorno dos clientes às lojas varejistas resultou em um aumento nas perdas. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, houve um aumento de 6,5% nos roubos a estabelecimentos comerciais e um crescimento de 11% nos assaltos a instituições financeiras. Diante dessa realidade, torna-se crucial que as empresas invistam de forma assertiva em sistemas de segurança eletrônica. Além disso, a crescente preferência dos consumidores por compras on-line está desafiando os varejistas físicos a buscar novas estratégias para competir. Diante deste contexto, os varejistas podem ter na combinação de analíticos de vídeo com um sistema de gestão de decisão colaborativo um grande aliado para maximizar a eficiência das equipes e criar lojas mais seguras, oferecendo experiências de compra mais satisfatórias e obtendo resultados melhores em termos de vendas e rentabilidade", diz José Rodrigues da Silva Neto, gerente de Vendas para verticais de Varejo e Finanças. Desafios operacionais e de prevenção de perdas As equipes de prevenção de perdas estão enfrentando desafios significativos. No cotidiano, elas fazem uso de tecnologias avançadas para identificar furtos e roubos, permitindo uma resposta ágil a essas ocorrências. Essa detecção precoce não só reduz as perdas, mas, o que é ainda mais crucial, garante a segurança de colaboradores e consumidores Eles também monitoram edifícios, áreas de armazenamento seguras e perímetros de centros de distribuição para evitar intrusões. Isso abrange desde lojas de varejo e áreas de estoque internas até grandes centros de distribuição, onde produtos entram e saem frequentemente. Ao mesmo tempo, alguns profissionais supervisionam a sede corporativa, os escritórios regionais e outros edifícios administrativos, lidando com necessidades e desafios distintos. Embora a segurança e a prevenção de perdas sejam cruciais para os negócios, garantir uma experiência de compra tranquila e agradável para os clientes é igualmente importante.
"Outra vantagem é investir em um sistema de gerenciamento de decisões associado às soluções analíticas de vídeo, o que possibilitará que a equipe de segurança filtre as interferências e se concentre em incidentes que precisam de ação imediata. O Genetec Mission Control™, por exemplo, é um sistema colaborativo de gerenciamento de decisões, que oferece aos operadores novos níveis de inteligência situacional, visualização e recursos completos de gestão de incidentes. Esta solução analisa automaticamente todos os dados e alarmes nos sistemas operacionais e de segurança da empresa e, em seguida, aponta para seus operadores as situações mais urgentes", explica Neto. De acordo com o executivo da Genetec, o Mission Control reduz o estresse do operador e o capacita a lidar com qualquer incidente com facilidade e confiança, por melhorar a consciência geral da situação, com a emissão de um alarme com todas as informações associadas a analíticos de vídeo, câmeras próximas, pontos de intrusão e portas, para que possam ver rapidamente o que está acontecendo. "Dessa forma, caso identifiquem uma ameaça real em andamento, serão guiados por procedimentos de resposta dinâmicos, agindo rapidamente e em conformidade com as políticas da empresa. Uma resposta rápida às ameaças de segurança é essencial para mitigar riscos tanto para clientes quanto para colaboradores", destaca o gerente. Sobre a Genetec A Genetec Inc. é uma empresa global de tecnologia que vem transformando o setor de segurança física há mais de 25 anos. Hoje, a empresa desenvolve soluções projetadas para melhorar a segurança, a inteligência e as operações de empresas, governos e comunidades em que vivemos. Seu principal produto, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica vigilância por vídeo baseada em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR), comunicações e análises. Fundada em 1997 e sediada em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes por meio de uma extensa rede de parceiros de canal e consultores certificados em mais de 159 países. Contatos para a imprensa: Ink Comunicação Clezia Martins Gomes / clezia.gomes@inkcomunicacao.com.br / (11) 99112-6942 Guilherme Russo – guilherme.russo@inkcomunicacao.com.br
|