Pesquisa faz parte da Semana da Segurança, campanha de educação digital para prevenção a golpes no ambiente online do AllowMe, icarros Itaú, OLX, Unico, Who e Zoop
São Paulo, outubro de 2023 - Com as facilidades do mundo digital, cada vez mais pessoas compram e vendem produtos online, que vão desde smartphones a carros. Se por um lado todos ganham com a facilidade e agilidade, a falta de conhecimento sobre como funcionam as negociações nesse ambiente pode deixar as pessoas mais expostas a fraudes. Diante desse cenário, empresas que atuam no ambiente online, nos segmentos de marketplaces, prevenção a fraudes e transacional do Brasil, AllowMe, icarros Itaú, OLX, Unico, Who e Zoop, se uniram para a 3a edição da campanha de educação digital, "Semana da Segurança", que acontece simultaneamente nos sites, apps e nas redes sociais das companhias. O objetivo é alertar sobre os principais golpes que acontecem na compra e venda de bens de consumo e automóveis e como as pessoas podem se proteger.
A pesquisa de mercado, realizada para a edição deste ano, aponta que ocorreram cerca de 80 mil golpes na compra e venda de itens como celulares, roupas, itens para casa e eletrônicos no ambiente online do país de janeiro a setembro de 2023 - uma média de 9 mil golpes/mês. Em relação ao mesmo período de 2022, houve uma queda de 36%, mas ainda assim causando prejuízo a muitas pessoas.
Principais Golpes
Categorias mais visadas
Perfil das vítimas
Automóveis A pesquisa estratificou um recorte específico sobre compra e venda de automóveis, foram evitados mais de 5 mil golpes no período de janeiro a setembro de 2023, com um prejuízo evitado de R$389 milhões. A região Sudeste lidera, com 57% das fraudes, seguida pela região Nordeste, com 17%. Os modelos mais visados foram: Jeep Compass (18%), seguido de Sandero Stepway 9%, Ford Ranger, Fiat Toro e Toyota Hillux, cada um com 5%.
Prevenção
"As fraudes de identidade no ambiente online estão cada vez mais sofisticadas, e o desafio enfrentado pelas empresas hoje é oferecer uma solução que seja segura, inclusiva e garanta privacidade dos dados pessoais nas transações, mas que ainda proporcione uma experiência com a menor fricção possível para o usuário. Tecnologias que usam a biometria facial associada à prova de vida, como o liveness, por exemplo, são assertivas para promover a segurança desejada, com o correto reconhecimento e a proteção da identidade das pessoas", afirma Guilherme Bacellar, pesquisador de segurança cibernética e fraude na Unico, empresa especializada em identidade digital.
A pesquisa indica ainda que é cada vez mais comum que a população faça compras direto por smartphones (53%), em vez de computadores (46%). No entanto, a tentativa de fraude por dispositivo é maior por computadores (1,04%), sendo mais que o dobro do que por smartphones (0,48%), identificando que os fraudadores utilizam mais desse recurso.
"Segurança e transparência, aliadas aos investimentos em tecnologia e processos preventivos, são pilares fundamentais para nós. Acreditamos que para ganhar a confiança do cliente, todo o ecossistema precisa funcionar, e a união das marcas vem para reforçar o compromisso com a sociedade. Estamos constantemente em busca de aprimorar a nossa segurança, com times compartilhados com o Itaú, focados em proteger os sistemas e os dados dos nossos usuários" afirma Eduardo Assais, CTO do icarros Itaú.
Perfil do fraudador Ao contrário da imagem que muitos ainda têm de que golpistas atuam na calada da noite, a pesquisa mostra que 53% das tentativas de fraude aconteceram em horário comercial. A segunda-feira é o dia da semana com maior índice de fraude (21%), e o período da tarde o com mais casos (33%). No período, foram identificadas 17 tentativas de fraudes por hora com dispositivos comprometidos - aparelhos que tentam mascarar a sua verdadeira identidade para enganar os sistemas de prevenção.
"Para passarem despercebidos, os fraudadores costumam simular o comportamento dos consumidores legítimos. Tiram proveito, inclusive, de datas comemorativas e sazonais no comércio eletrônico para escalar seus golpes. Porém, como possuem recursos limitados, eles utilizam muitas vezes de poucos dispositivos para acessarem diversos perfis e realizarem transações. Muitas vezes identificamos mais de 10 tentativas de transação vindas de um único dispositivo, e isso se torna um forte indício de fraude por ser um comportamento incomum. Obviamente que cabe às empresas protegerem as transações e a identidade digital de seus clientes, mas é fundamental que a sociedade como um todo também tome conhecimento das práticas fraudulentas hoje em curso para que as pessoas não sejam vítimas dos golpes", diz Lívia Soares, CRO do AllowMe.
"A campanha, reunindo empresas de setores diversos e até mesmo concorrentes, mostra a importância e urgência do tema. Para além dos investimentos em tecnologia, a educação digital é fundamental para evitar que os fraudadores utilizem engenharia social para enganar as pessoas e aplicar golpes. Por isso, alertar e explicar para as pessoas como funciona o processo de compra e venda, é essencial para que identifiquem atitudes suspeitas e quais são as maneiras certas para negociar com segurança e ter uma boa experiência", destaca Beatriz Soares, Vice Presidente de Produto da OLX.
"Acreditamos que a conscientização é uma das melhores formas de ajudar os consumidores na prevenção de golpes. Para as empresas, também vale o olhar cuidadoso e atento à segurança dos clientes, principalmente no que se refere aos meios de pagamentos. Para isso, é necessário adotar ferramentas e medidas de segurança, desde a documentação exigida dos clientes no momento de credenciamento, monitoramento de ambiente, guarda das informações em ambientes seguros, detecção contra tentativas de invasão e utilização de gateways confiáveis, que realmente promovam e garantam a criptografia dos dados de pagamento transacionados e outras, para garantir aos clientes uma experiência de compra mais tranquila e segura", pontua Fabiano Cruz, CEO & Founder da Zoop.
Durante toda a semana, as empresas irão disponibilizar para as pessoas em suas redes sociais informações sobre negociações seguras e como identificar possíveis golpes, com textos e vídeos, além de uma página exclusiva.
Sobre as empresas:
AllowMe A Plataforma AllowMe protege identidades digitais e previne fraudes, ajudando negócios a melhorar seus resultados financeiros de maneira segura e simples. Impulsionada pela cultura security by design, a empresa oferece uma solução completa, personalizável e transparente com foco na análise dos dispositivos e conta com um time de especialistas dedicado para que seus clientes possam gerenciar e identificar tentativas de fraude em todas as etapas da jornada do usuário final. Informações para a imprensa: VCRP Brasil - allowme@vcrpbrasil.com
Icarros Itaú
Unico A Unico é uma empresa brasileira especializada em identidade digital fundada em 2007. Tornou-se um unicórnio em agosto de 2021 e já recebeu quatro rodadas de investimentos, posicionando-a como a segunda empresa SaaS mais valiosa da América Latina em 2022. A companhia desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, plataformas de educação corporativa, gestão de compra e venda de veículos e admissão digital com assinatura eletrônica. Está presente em mais de 800 empresas-clientes, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. A Unico é associada ao Fórum Econômico Mundial, integra o Grupo de Trabalho sobre Confiança Digital e, em 2023, passou a ser signatária do Pacto Global da ONU, iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. Informações para a imprensa: unicopr@bcw-global.com
Zoop A Zoop é a empresa líder de tecnologia financeira embarcada para bancos, instituições financeiras e fintechs no Brasil, oferecendo soluções inovadoras de pagamento e bancárias para empresas de todos os tamanhos. A plataforma da Zoop permite que seus clientes ofereçam uma gama de serviços, incluindo processamento de pagamentos, banking-as-a-service e emissão de cartões, através de uma única integração API. Fundada em 2013, a Zoop cresceu rapidamente, processando mais de 100 bilhões de dólares em transações desde o seu início. Entre os investidores da Zoop estão Movile, Qualcomm Ventures e Darwin Capital. Informações para a imprensa: NR-7 Full Cycle Agency - zoop@nr7.ag
Who |
Thiabolico
-
Sociedade, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Internet, Música, Cinema, Games, Anime, Literatura, Futebol...
Cúmplices
Postagens populares
-
Gostei tanto do filme Watchmen que fiquei curioso pra ler a HQ, aclamada por muitos como A melhor HQ de todos os temp...
-
Quem é o moleque-doido que nunca pensou em colocar um uniforme style e sair por aí combatendo o crime como o seu super-herói favo...
-
Enquanto meus primos jogam Playstation 3, Xbox 360 e Wii, tenho que me contentar com o PS2 velho de guerra. E como alguns jogo...
-
Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão...
-
Fiz a vontade da namorada e fomos assistir a este filme na semana passada. Eu não sabia absolutamente nada sobre a trama, sobre todo o bu...
-
Estou escrevendo isso porque prometi nunca esquecer. Tivemos mais um cachorro por cerca de duas semanas. Quase toda preta, do jeito que eu...
-
Esse foi um domingo "divisor de águas". Foi um domingo de começo e fim de algumas coisas. Pra começar, foi a est...
-
Não vou me aprofundar muito nesse post, nem perder tempo enumerando os motivos que me levaram a esse título, pois é desnecessár...
-
Pra começar o post, quero expor minha revolta sobre o fato de que foi IMPOSSÍVEL encontrar na internet o Escudo de Gala do Nacional,...
-
O Nacional, único representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, estreou com vitória de 1 x 0 sobre o ...
Assuntos
Arquivo
-
▼
2023
(6217)
-
▼
outubro
(733)
- Spcine leva delegação de profissionais paulistanos...
- Nobru e Cerol figuram entre os streamers mais assi...
- [Editorial] Estabelecendo limites sem construir mu...
- Jorge Caetano interpreta vampiro no longa "Não Sei...
- Dia das Bruxas animado na DGO! Conteúdos aterroriz...
- [PAUTA] Nova tecnologia mira personalização avança...
- Prime Video | Estreias de Novembro
- Sugestão de pauta: 27ª Bienal Internacional do Liv...
- Trio nada provável, "As Marvels" chega para brilha...
- Dr. JONES embarca rumo à BlizzCon com Flow Games
- A terceira temporada da série 'Beleza GG' estreia ...
- [adult swim] estreia hoje com animações amadas e a...
- Star+ | A Noite das Bruxas - Já disponível na plat...
- Star+ | A Noite das Bruxas - Já disponível na plat...
- AMAZONAS / CULTURA: Hip Hop de Manaus ganha obra h...
- Prime Video lança novo trailer da série Amar é Par...
- Disney+ | A Magia de Aruna - Pôster, trailer e dat...
- Disney+ | A Magia de Aruna - Pôster, trailer e dat...
- Steven Universo, Hora de Aventura: 5 títulos do Ca...
- Pauta: Transformando vidas: Inovação, educação e web3
- Redbelt Security questiona por que ativos críticos...
- Halloween: ghosting é a verdadeira assombração!
- "Culpa e Desejo", indicado à Palma de Ouro 2023, e...
- Indicado à Palma de Ouro deste ano, ‘Culpa e Desej...
- DreamWorks: Destaques da semana de 6 a 12 de novembro
- 2º SP Food Film Festival_ de 09 a 19 de novembro, ...
- Britney Spears: A Mulher em Mim - Britney, come to...
- Panini anuncia pacote recorrente de assinaturas da...
- [SUGESTÃO DE NOTA] Floresta é finalista na categor...
- Samsung e Petlove firmam parceria em favor da segu...
- Hasbro e Marvel se unem para levar personagens e h...
- Brasileiros residentes no exterior adquirem o dire...
- Halloween: Personagens de Wandinha ganham action f...
- Aussie oferece dicas do que pedir no delivery para...
- Prime Video anuncia data de lançamento do filme Bo...
- O Multiverso da Animação: Cinco vezes que a turma ...
- ::: Five Nights at Freddy's conquista marca de mel...
- MASP apresenta seminário gratuito sobre a relação ...
- TERROR DAY: clássicos de terror por R$8 no UCI Jar...
- 'José Comilão' é a terceira série mais vista da se...
- 10/11: 'Gêmeas Trans: Uma Nova Vida' chega ao TLC
- Pauta: Trolls 3 e KAYAK indicam guia com destinos ...
- Guia prático: prepare sua residência para transfor...
- Aviso - cabine virtual: 'O Último Dia de Yitzhak R...
- Casas Bahia antecipa "A Maior Black do Brasil" e t...
- Logitech incentiva criação de espaço de trabalho c...
- Aviso de cabine virtual: "O Último Dia de Yitzhak ...
- O anime cresce na tela da Warner Channel com a est...
- Disney+ | Ação com competidora que perdeu 1 milhão
- Disney+ | Ação com competidora que perdeu 1 milhão
- CONVITE Não Tem Volta | Cabine de Imprensa
- Desfile no Sumaúma Park Shopping revela a beleza e...
- ‘Lamborghini’, filme que explora a origem da rival...
- POW Festival propõe experiências criativas e quer ...
- "Lamborghini", filme que explora a origem da rival...
- AMAZONAS / CIDADES: Piscicultura: pesquisas do AM ...
- A Ladeira das Crianças Teatrofunk faz apresentação...
- "Tribo Ajuda Tribo" alcança a marca de 100 mil rea...
- ::: "O filme explora temas sobre união e como as p...
- Filme Nacional | O Sequestro do Voo 375 - Premiação
- Filme Nacional | O Sequestro do Voo 375 - Premiação
- Companhia Cisne Negro apresenta Cinderella no Tomi...
- 2º SP Food Film Festival_ de 09 a 19 de novembro, ...
- Disney+ | 4EVER – Conheça grupo que estrela a nova...
- Disney+ | 4EVER – Conheça grupo que estrela a nova...
- Smart TVs premium da Samsung são destaque no esque...
- Compra e venda de itens online fizeram 80 mil víti...
- Sugestão: Documentário "Ato Final" divulga trailer...
- Nova campanha "Simplesmente Galaxy" destaca os ben...
- Halloween no Suma contará com recreação, brincadei...
- 'A Idade Dourada': relembre os principais momentos...
- Sabrina Parlatore troca experiências de superação ...
- Pauta: Trolls 3 e KAYAK indicam guia com destinos ...
- Panini apresenta álbum de figurinhas inédito de Wa...
- Samsung apresenta Galaxy S23 FE, Galaxy Buds FE, G...
- 'Scoobtubro': Confira a programação especial de fi...
- Call of Duty celebra 20 anos de história
- Ryzí entra no universo geek em collab com a Turma ...
- Prime Video anuncia elenco da terceira temporada d...
- Mayara Russi, Zahy Tentehar e Loo Nascimento são j...
- RELEASE | Cursos de idiomas gratuitos e dicas de a...
- IRASCIBLE Week 43: Our new releases!
- Alec Benjamin retorna com single inédito e anuncia...
- Influencer Xehli G troca fantasia de halloween por...
- Halloween: Domino’s Pizza lança combo especial em ...
- BATBAIT: New Single "Something's Dripping From The...
- BATBAIT: New Single "Something's Dripping From The...
- Buzz Editora promove evento especial para celebrar...
- MIBR apresenta coleção de roupas para celebrar seu...
- Gaules anuncia parceria com o Zenklub no "Tribo Aj...
- ::: Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim e...
- Samsung estreia site com guia personalizado para e...
- Disney+ | Grandes nomes da música nacional em séri...
- Disney+ | Grandes nomes da música nacional em séri...
- Sugestão de Pauta | NBA estréia o curta-metragem “...
- Ministra da Cultura empossa novo Conselho Superior...
- "Pare e Pense: Pode ser Golpe"; Febraban lança 3ª ...
- Do Cinema Para Sua Casa: ‘Homem-Aranha Através do ...
- Ação da Casas Bahia com ator Marcos Oliveira viral...
- Habbo Hotel lança filtro para Instagram e TikTok q...
-
▼
outubro
(733)
Pesquisa
© Copyright Thiabolico - O Blog do Thiago Henrik. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine