Apresentação cliente Helena Augusta Comunicação - Camila Fremder, podcaster do É Nóia Minha, escritora, roteirista e creator
Gostaríamos de comunicar que a podcaster, escritora, roteirista e creator Camila Fremder faz parte do squad Helena Augusta Comunicação. Multifacetada, Camila Fremder é uma referência em comunidade de influência Dos roteiros à collabs de produtos, ela é um verdadeiro fenômeno em tudo que faz Formada em Propaganda e Marketing pela Unip e pós-graduada em Roteiro para TV e Cinema pela Faap, Camila Fremder começou sua trajetória de sucesso no marketing ainda na faculdade, em uma agência onde fazia pesquisas de mídia e posteriormente assumiu o cargo de redatora. Sempre almejando mais, em 2007 criou o blog "Parece filme, mas é vida mesmo...", onde escrevia crônicas semanais. Os textos passaram a fazer tanto sucesso e causar uma certa identificação do público, que acabou despertando o interesse de uma produtora independente, que os transformou em livro. Apesar de ser uma paixão de Fremder, virar escritora ainda precisaria de um certo investimento e de uma maior estabilidade na carreira. Começou então a fazer trabalhos como editora em sites de moda e comportamento, coberturas de eventos, como o SPFW, e se tornou colunista na revista Glamour, onde conheceu a amiga Jana Rosa, com quem lançou outros dois livros em parceria. A partir daí, Fremder migrou por diversas posições profissionais, mas sempre dentro da área de comunicação. Foi roteirista para programas e filmes, como o "Adotada", fenômeno da MTV protagonizado por Maria Eugênia Suconic. Em 2017, aproveitou o boom da Internet e começou a produzir conteúdos para suas próprias redes e fez disso seu novo negócio. Em 2019, resolveu resgatar a essência das crônicas que escrevia no começo de tudo, assim nasceu o podcast "É Nóia Minha?", que já conta com mais de 200 episódios, mais de 10 milhões de plays, superando as expectativas de vida do formato ao completar 4 anos no ar recentemente. Inicialmente, investiu seu próprio dinheiro em cinco episódios, mas o retorno veio bem antes do quinto ir ao ar. Já no terceiro, começou a receber a sondagem de marcas que queriam parcerias comerciais. Após seu primeiro ano no ar, virou um exclusivo Spotify e segue sendo um sucesso, com mais de 39 mil inscritos. Mas, a comunidade de "Camilers" – como são conhecidos os fãs dela -, não se limita apenas ao podcast. São mais de 500 mil pessoas fascinadas pelos conteúdos e produtos de Camila. Só no Instagram, são mais de 411 mil seguidores, divididos entre seu perfil pessoal, o do É Nóia Minha e o da Associação dos Sem Carisma – seu newsletter semanal, com mais de 10 mil assinantes, que aborda temas cotidianos e que normaliza não estar 100% bem consigo mesmo o tempo todo. "É importante saber analisar o seu público, entender suas necessidades, achar pontos em comuns que acrescentem na vida das pessoas que nos seguem e sobretudo, trazer para elas apenas coisas com as quais lido rotineiramente e que realmente uso. A transparência é a alma do negócio, é o que nos conecta e nos aproxima do público", comenta Fremder. Além disso, seu relacionamento com as marcas também é um destaque positivo. Entre as marcas que já trabalhou estão: Hering, Nivea, Seara, Linus, Renner, C&A, Unilever, Sallve, Enjoei, Colgate, Havaianas, Dolce Gusto, Intrínseca, Protex, Rayovac, Polenghi, O Boticário, Natura, Samsung, Addera, Beach Park, National Geographic, Grupo Panini, Mattel, RiHappy, Dove, Beauty Planet AB, B.O.B, Melitta, Sadia, Corello, Schutz, Kopenhagen, Decolar.com, entre outras. No quesito licenciamento e collabs de produtos, Fremder também mantém relações duradouras através da Associação dos Sem Carisma. Possui uma coleção de camisetas e bonés com a Tangerina Moon; uma de cadernos e adesivos com a Marisco Edição e outra de itens de decoração para casa com a Cosí. Seu público-alvo é formado em maioria por mulheres, com idade entre 12 e 34 anos, sobretudo do eixo Rio-São Paulo. Por onde passa, Fremder arranca multidões, seja para falar sobre o podcast, seja para autografar seus seis livros publicados: "Parece Filme Mas É Vida Mesmo" (2011), "Como Ter Uma Vida Normal Sendo Louca" (2013), "Enfim, 30: Livro Para Não Entrar em Crise" (2015), "Adulta Sim, Madura Nem Tanto" (2018), "De Repente Adolescente" (2021) e "Quibe, a Formiga Corajosa" (2023).
|