ESTREIA | TV - Hoje, dia 1º - Dia Mundial da Luta Contra a AIDS - Estreia 4ª temporada da série "Deu Positivo" na MTV
Oi, Yuri, tudo bem?
Doc-reality 'Deu Positivo' estreia quarta temporada no dia 1º de dezembro na MTV e na Pluto TV Idealizado pela Vbrand e coproduzido com a Cine Group, com o apoio da GSK/ViiV Healthcare, esta nova temporada viaja a bordo de um motorhome e conta através de histórias reais e emocionantes como é viver com HIV no Brasil e em outros lugares do mundo
Empatia, não-julgamento, autoconsciência e cordialidade podem ser considerados alguns pilares importantes das relações humanas. E, para as pessoas que vivem com HIV, esses fundamentos podem ter ainda mais importância e significado. Com o objetivo de mostrar o poder dessas conexões e interações sociais, a quarta temporada do doc-reality "Deu Positivo" promete romper barreiras, atravessar fronteiras e oceanos com histórias de personagens que embarcam em uma jornada de troca, arte e companheirismo, moldada por uma road trip repleta de descobertas e experiências, mostrando ao público como é viver com HIV no Brasil e em outras partes do mundo.
Tendo o Rio de Janeiro como ponto de partida, a série traz, em três episódios, um grupo diverso de pessoas que vivem com HIV que se une em uma viagem de motorhome até Campinas para participar de um sarau artístico. Ao longo desta nova temporada, o público irá conhecer mais sobre Rafaela Queiroz, a Rafuska; o promotor de eventos Jonatas Nascimento; o estudante Walter Sabino; Rafael Viana, o Rafa Roller; o esteticista Raul Moschen; a arquiteta Daniela Xavier; o ator Evandro Manchini; e os irlandeses Harry Whitfiled e Michael O'Dea. Participa ainda Felipe Nóbrega, que integrou a terceira temporada, e veio ajudar a organizar o sarau.
Com estreia marcada para o dia 1º de dezembro, na MTV e na Pluto TV, serviço de streaming gratuito da Paramount, data em que se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, "Deu Positivo" traz luz para o público em geral um tema tão relevante e que atinge quase 1 milhão de pessoas no país. 1
"Já estamos na quarta temporada dessa série que nos enche de orgulho e dá visibilidade para um tema urgente e que, infelizmente, pode acometer qualquer pessoa, em qualquer idade, e qualquer orientação sexual. Por meio de histórias reais e emocionantes, Deu Positivo é uma excelente forma de levar informação para a população em geral sobre como é viver com HIV, quais são os desafios, as superações e mostra que, hoje em dia, é possível viver com saúde e qualidade de vida graças ao avanços nos tratamentos. Nesta quarta temporada, continuamos fortalecendo a importância da testagem, do diagnóstico precoce e da correta adesão ao tratamento. Dessa forma informativa e leve, seguimos contribuindo para o enfrentamento do HIV/AIDS no país", conta Rodrigo Zilli, diretor médico associado de HIV da GSK/ViiV Healthcare no Brasil.
"Chegamos ao quarto ano desta série que tem como propósito o entretenimento de impacto. Queremos contribuir para a transformação da abordagem do HIV entre o público jovem, que busca autenticidade e verdade em tudo que consome. E, agora, realizamos o sonho de amplificar a mensagem além-fronteiras com uma primeira temporada internacional - e muita troca de experiências e vivências", explica Fernanda Menegotto, sócia-diretora da Vbrand. "Esta temporada é diferente de todas as outras. Pela primeira vez, gravamos fora de São Paulo e pegamos a estrada do Rio de Janeiro até Campinas, além de Londres, o que gerou uma conexão mais profunda entre as pessoas, que tiveram a oportunidade de expor suas vivências e trazer pontos de vista mais reais e contemporâneos sobre a temática do HIV. Isso é fundamental para reduzir o preconceito e informar sobre tudo o que está evoluindo em termos de tratamento e prevenção. Muitas pessoas ainda associam HIV exclusivamente ao preservativo e a uma sentença de morte, o que está muito longe de ser verdade.", comenta Otávio Chamorro, diretor da quarta temporada de Deu Positivo. O doc-reality "Deu Positivo" vai ao ar nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, às 19h30, na MTV e no serviço de streaming gratuito Pluto TV, no canal MTV Pluto TV (157), às 22h. Além disso, o canal MTV Pluto TV transmitirá uma maratona com três episódios no dia 4 de dezembro, às 22h.
Sinopses dos episódios No primeiro episódio, cinco jovens que vivem com HIV partem do Rio de Janeiro para Campinas numa road trip rumo ao Sarau Artístico "Deu Positivo". Buscando diversão, eles visitam diferentes locais e se conectam mostrando a pluralidade de experiências que podem ser encontradas quando saímos da nossa bolha. Durante o trajeto, o grupo se conecta com dois jovens artistas em Londres: Harry Whitfield, artista inglês que vive com HIV, e que está ajudando o brasileiro Evandro a se montar de drag queen pela primeira vez. Em Londres, Harry conhece Michael O'Dea, outro artista que vive com HIV e é ativista nesse campo. Ao longo do episódio, o grupo ressalta a diversidade do contexto de cada um, fala sobre prevenção, como recebeu o diagnóstico e celebra o fato de que hoje em dia é possível viver de forma indetectável=intransmissível. A road trip "Deu Positivo" sentido ao Sarau continua no segundo episódio e o grupo está cada vez mais enturmado dentro e fora do Brasil. A vivência com o HIV é o que os une e a viagem irá ajudá-los a lidar com os desafios. Em Angra dos Reis, todos se animam para conhecer a região e fazem um passeio de barco. Rafael embarca no motorhome e conta como conheceu Raul nos apps, e eles comentam sobre suas experiências com os apps de relacionamento. Em Londres, Michael, que está indo buscar seus remédios para HIV, se conecta com o grupo e fala sobre como o tratamento evoluiu nos últimos anos com o surgimento da PREP e PEP. Mesmo a distância, Rafuska comenta como os efeitos colaterais do tratamento melhoraram muito nos últimos anos e fala sobre o cenário de prevenção. E, finalizando a nova temporada, no terceiro episódio, a viagem continua e os participantes encontram Felipe Nóbrega, participante de Deu Positivo 3, que vai ajudá-los nos preparativos do Sarau. Todos a bordo do motorhome, cada vez mais entrosados, se ajudam para brilharem na festa. Em Londres, Harry e Michael também estão prontos para se apresentarem. O Sarau acontece, os personagens performam e celebram os encontros e as amizades criadas ao longo dessa jornada, trocando experiências sobre suas vivências com o vírus, prevenção, como é viver com HIV e como conexões criadas podem lançar um olhar autêntico e diversificado sobre como é ser jovem e viver com HIV no Brasil e na Inglaterra, despertando a curiosidade sobre como seria em outras partes do mundo.
Mais sobre o HIV e formas de prevenção e tratamento Segundo o Relatório Global do UNAIDS 2023, o acesso facilitado ao tratamento do HIV evitou quase 21 milhões de mortes relacionadas à Aids nas últimas três décadas. No geral, o número de óbitos associados ao vírus foi reduzido em 69%. Em 2022, 71% das pessoas vivendo com HIV no mundo apresentavam cargas virais suprimidas.2 No Brasil, conforme dados recentes do Ministério da Saúde, aproximadamente 960 mil pessoas vivem com HIV no país, sendo que 89% estão diagnosticadas, destas 73% encontram-se em tratamento com antirretroviral e destas 65% estão com supressão viral. 1
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o HIV continua sendo um grande problema de saúde pública mundial. No entanto, com o aumento do acesso à prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados eficazes, inclusive para infecções oportunistas, a infecção pelo HIV tornou-se uma condição de saúde crônica gerenciável, permitindo que as pessoas que vivem com o vírus tenham uma vida longa e saudável. 3
O Dr. Rodrigo Zilli reforça: "Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, torna-se possível a supressão viral, que permite que as pessoas que vivem com HIV tenham uma boa qualidade de vida e com risco zero de transmissão sexual do HIV. Então é muito importante que, em qualquer situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, se faça o teste de HIV, que é oferecido gratuitamente no SUS. Além disso, é essencial falarmos sobre a prevenção, inclusive para outras ISTs. Estamos vendo a ocorrência de novas infecções pelo HIV em jovens, inclusive mulheres, além de adultos e idosos, demonstrando que muitas pessoas não estão se prevenindo".
O preservativo é o método mais conhecido, acessível e eficaz para prevenir a infecção pelo HIV e outras IST. No SUS são distribuídos preservativos interno e externo gratuitamente para a população. 4 Em relação ao HIV, uma das principais maneiras de se evitar a transmissão é com a Prevenção Combinada, que consiste no uso simultâneo de diferentes métodos de prevenção. Essas ações podem estar combinadas de acordo com as características individuais e o momento de vida de cada pessoa. 4
Entre os métodos que podem ser combinados, estão, por exemplo, a testagem regular para o HIV, que pode ser realizada gratuitamente no SUS; a prevenção da transmissão vertical (quando a gestante é soropositiva e pode haver a transmissão do vírus para o bebê); a profilaxia pré-exposição (PrEP), que consiste no uso de antirretrovirais que são utilizados antes da exposição para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV; a profilaxia pós-exposição (PEP), que é uma medida de prevenção de urgência contra a infecção pelo HIV, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essa infecção, e ela deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio; o tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV; entre outros. 4,5
SERVIÇO: Deu Positivo (quarta temporada) – doc-reality em três episódios Estreia: dia 1º de dezembro, às 19h30, na MTV (consulte sua operadora) e no serviço de streaming gratuito Pluto TV, no canal MTV Pluto TV (157), às 22h. Episódios 2 e 3 estreiam, respectivamente, em 2 e 3 de dezembro, sempre às 19h30, na MTV (consulte sua operadora) e na Pluto TV, no canal MTV Pluto TV (157), às 22h. No dia 4 de dezembro, a Pluto TV, no canal MTV Pluto TV (157), exibirá uma maratona com os três episódios em sequência, a partir das 22h.
***
Sobre a Vbrand No mercado desde 2012, a Vbrand é uma empresa do Grupo Inpress especializada em consultoria de negócios para o Brand Entertainment a partir do audiovisual. Parceira das principais produtoras e plataformas de distribuição do País e da América Latina, sua atuação engloba todas as etapas de projeto, incluindo estratégia, produção-executiva, conceituação criativa, inteligência de distribuição, amplificação e funding. Com foco em autenticidade, relevância e propósito corporativo e de branding, a Vbrand já trabalhou com mais 1100 projetos para mais de 200 marcas.É idealizadora da Semana do Brand Entertainment, que junto ao Sicav - Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual - realizou sua segunda edição em 2020.
Sobre a Cine Group A Cine Group é uma produtora fundada por mulheres e está há mais de 25 anos no mercado. Realiza programas de TV, filmes documentais e de ficção, branded entertainment e publicidade. Com longa-metragem "O Auto da Boa Mentira" venceu na categoria voto popular no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e com as séries "Retratos de uma Pandemia" e "Viver É Raro" (Globoplay) ganhou o Sabre Awards. Entre as produções premiadas estão o reality "Chegadas e Partidas" (Prêmio APCA), "Filosofia e Música" (Prêmio Rio2C). Com o reality "O Infiltrado" (History) e a série "Destino: Educação" (Futura) foi finalista do International Emmy.
Sobre a GSK/ViiV Healthcare A ViiV Healthcare foi criada em 2009, a partir de uma joint venture entre a GSK e a Pfizer, formando uma companhia global dedicada exclusivamente a tratamentos para o HIV. Em 2012, a japonesa Shionogi completou a sociedade. Atualmente, a GSK detém 76,5% de participação na empresa. Como líder em pesquisa e desenvolvimento de tratamentos para o HIV, a ViiV Healthcare possui operações em mais de 50 países. A GSK é a distribuidora da ViiV Healthcare no Brasil.
Sobre a MTV A MTV é a marca líder global de mídia jovem em mais de 182 países, alcançando 481 milhões de lares em mais de 26 idiomas diferentes em todas as plataformas. As operações da MTV abrangem redes móveis e a cabo, eventos ao vivo, filmes teatrais e MTV Studios. Fora dos Estados Unidos, a MTV faz parte da Paramount Global. (NASDAQ: PARA, PARAA). Sobre Pluto TV Atualmente, a Pluto TV oferece mais de 150 canais para países de língua espanhola e, no Brasil,já são mais de 100 canais com curadoria de mais de 185 parceiros de conteúdo da região, incluindo as principais redes de televisão, estúdios de cinema, distribuidoras e empresas de mídia, alcançando uma biblioteca que abrange mais de 35.000 horas de conteúdo em todos os gêneros e para todas as idades. Pluto TV está disponível gratuitamente em smartphones e tablets iOS e Android, smart TVs, aparelhos de streaming, além do próprio site da Pluto TV.
Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.
NP-BR-HVX-PRSR-230003 – NOVEMBRO/2023
Referência:
|