Oie, Yuri, tudo bem?
A CCXP desse ano foi um sucesso e a BKR, agência de publicidade que integra produção cultural em seu modelo de negócios para auxiliar marcas a ocupar territórios por meio do entretenimento, estava presente. O co-CEO da empresa, Beto Estrada como um grande fã geek e publicitário fez uma análise sobre a CCXP e como o evento esse ano provou que a atenção desse público está dividida entre um monte de ótimos conteúdos.
A CCXP 2023 e o impacto no relacionamento entre marcas e entretenimento
A CCXP 2023 acabou, e com ela ficam os resquícios da união e amor pelo entretenimento e cultura pop junto ao fervor do consumo que faz as marcas quererem fazer parte disso de qualquer maneira. E, obviamente, a melhor forma de visualizarmos e entendermos isso é no maior evento do segmento no mundo.
A feira reuniu diversas das maiores empresas deste nicho, e elas se apoiaram nas marcas que fazem os fãs comprarem camisetas com seus personagens preferidos, se vestirem com as roupas e maquiagens de heróis e vilões, adquirirem estátuas ou action figures, que vão de R$ 200 até exorbitantes R$ 30 mil reais, exporem tatuagens com símbolos e referências a filmes, jogos, quadrinhos e tudo que envolve esse fantástico universo que hoje chamamos de cultura pop.
Eu tive o prazer de observar esse fenômeno de cima de alguns palcos criando atrações para esses milhares de apaixonados, e também "batendo perna" - afinal, eu sou um deles. Porém, o legal é que eu me permiti estar na feira com cabeça de influenciador, diretor de criação de publicidade e como consumidor. E foi daí que surgiram diversos questionamentos e insights que trago aqui para dividir com quem está lendo este texto.
Falando sobre as marcas que estavam lá, uma coisa que me chamou atenção foi o quanto a ideia de estandes de vendas cresceram ao longo dos anos, se tornando atrações que rivalizaram com as experiências gigantescas de novos lançamentos de filmes e séries. O novo filme da Netflix, por exemplo, estava lá sendo representado por uma área imersiva que colocava os apaixonados no meio de um cenário simulando a realidade da obra. E ao lado, um estande vendendo livros de Harry Potter, que ficava em frente a uma editora que colocava diversos mangás e quadrinhos nas prateleiras. Enquanto isso, no palco do PodPah haviam atrações internacionais conversando no podcast, perto de uma área enorme de games da famosa empresa de jogos Epic Games. Uma salada de entretenimento e cultura pop!
Muita coisa legal para se ver e degustar enquanto o dia passa rápido, pois quem vai na CCXP sabe o quão é difícil curtir tudo que o evento proporciona. É realmente muita coisa legal!
Beleza, essa foi a visão de fã…de apaixonado por cultura nerd/geek. Mas e a visão de publicitário?
O evento esse ano provou que a atenção desse público está dividida entre um monte de ótimos conteúdos. É assim durante o ano inteiro, com lançamentos de diversas séries legais que são muito comentadas, seja com filmes de herói, fantasia e ficção científica dominando as bilheterias dos cinemas ou jogos de videogame que arrebatam milhões de jogadores (você sabia que existe um debate entre os gamers sobre 2023 ser o ano com maior número de lançamentos de qualidade da história?). Ou seja, a briga por atenção está muito acirrada e ela ainda vale muito a pena, mas só se for feita do jeito certo.
Como também sou uma pessoa que tatuou na pele alguns símbolos de jogos e de personagens, e fui criado entre quadrinhos e videogames, tenho tranquilidade ao afirmar: "Cuidado! Pois o nerd é quem mais define a frase "quem é de verdade sabe quem é de mentira". Muitas campanhas estão sendo feitas para tratar esse público como meros consumidores. Mas a verdade é que isso pode ter um resultado de curto prazo, mas não constrói a melhor coisa que é possível tirar dos amantes de coisas nerds/geeks: a paixão pelo seu produto que gera o relacionamento de longo prazo.
Dentro do evento, vi muita coisa criativa, mas também vi aquela criatividade que apenas chama atenção e que ignora a força do relacionamento. Imagina alguém tratar algo que você ama apenas como uma forma de ganhar dinheiro, rapidamente vai perceber e se desconectar, não é mesmo?
Por isso é importante uma ação criada por quem é apaixonado pelo entretenimento, com um profissional de atendimento que tem amor pelas obras e marcas que estão sendo trabalhadas. O brilho nos olhos de alguém que está fazendo um "job" com aquilo que ama. É isso que conecta as pessoas!
Todo mundo sabe que esse mercado é gigantesco e que rende bilhões de dólares anualmente por conta desses apaixonados.. Mas não se iluda achando que fazer parte disso é só investir e ter ideias legais. Só é possível sendo verdadeiro com esses clientes. Falando a língua deles com o sotaque peculiar de cada um…e sabemos que isso só é possível quando nos tornamos um deles.
Se você está querendo colocar a sua marca nesse mundo fantástico eu te aconselho: vá em frente porque vai valer muito a pena. Mas tome cuidado para que a sua voz seja de verdade, e só dá pra fazer isso criando, planejando e executando com pessoas que entendem e vivem essa verdade!
E viva a CCXP 2023, um evento que mais uma vez provou ser o verdadeiro carnaval nerd!
*Beto Estrada é co-CEO e fundador da BKR, agência de publicidade que integra produção cultural em seu modelo de negócios. Criador e apresentador do MRG, um dos maiores podcasts do Brasil com audiência de aproximadamente 1 milhão de pessoas. Possui um canal no Youtube com mais de 300 mil inscritos. Atua com publicidade e marketing digital há 16 anos. Trabalhou como Diretor de Criação na Content House e como Produtor no Spotify. É professor de pós-graduação da HSM.
Sobre a BKR: A BKR é uma agência de publicidade que integra produção cultural em seu modelo de negócios para auxiliar marcas a ocupar territórios por meio do entretenimento. No mercado desde 2017, o ecossistema criado por Beto Estrada e Rogério Cruz atua com publicidade full service, produção audiovisual e cultural, criando projetos de impacto. No portfólio da agência, estão marcas como Tim, Submarino, Samsung, Dasa, Warner, Catuaba Selvagem e Ousadia. Para saber mais, acesse o site da empresa.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA Júlia Lira - julia܂lira@pinepr܂com Gabriela Andrade - gabriela܂andrade@pinepr܂com Vanessa Ratti - vanessa܂ratti@pinepr܂com Ivan Netto – ivan@pinepr܂com
|
Thiabolico
-
Sociedade, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Internet, Música, Cinema, Games, Anime, Literatura, Futebol...
Cúmplices
Postagens populares
-
Gostei tanto do filme Watchmen que fiquei curioso pra ler a HQ, aclamada por muitos como A melhor HQ de todos os temp...
-
Quem é o moleque-doido que nunca pensou em colocar um uniforme style e sair por aí combatendo o crime como o seu super-herói favo...
-
Enquanto meus primos jogam Playstation 3, Xbox 360 e Wii, tenho que me contentar com o PS2 velho de guerra. E como alguns jogo...
-
Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão...
-
Fiz a vontade da namorada e fomos assistir a este filme na semana passada. Eu não sabia absolutamente nada sobre a trama, sobre todo o bu...
-
Estou escrevendo isso porque prometi nunca esquecer. Tivemos mais um cachorro por cerca de duas semanas. Quase toda preta, do jeito que eu...
-
Não vou me aprofundar muito nesse post, nem perder tempo enumerando os motivos que me levaram a esse título, pois é desnecessár...
-
Esse foi um domingo "divisor de águas". Foi um domingo de começo e fim de algumas coisas. Pra começar, foi a est...
-
Pra começar o post, quero expor minha revolta sobre o fato de que foi IMPOSSÍVEL encontrar na internet o Escudo de Gala do Nacional,...
-
O Nacional, único representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, estreou com vitória de 1 x 0 sobre o ...
Assuntos
Arquivo
-
▼
2023
(6217)
-
▼
dezembro
(469)
- ::: Patos! têm sessões antecipadas a partir da pró...
- Prime Video | Estreias de Janeiro
- ARTIGO I A CCXP 2023 e o impacto no relacionamento...
- Trancoso (BA) , badalado hotspot do verão brasilei...
- Panini anuncia novas obras de Turma da Mônica, Dis...
- Confira os títulos de Marvel e DC do mês de março ...
- Panini publica Solo Leveling, Mob Psycho, Artbook ...
- Mundo Bita apresenta Léo, novo personagem autista
- No Curta!: "Pesticidas: O Pesadelo Brasileiro" + "...
- E! Entertainment: Destaques da semana de 1 a 7 de ...
- As ameaças de cibersegurança mais relevantes no se...
- Sugestão de pauta | PlayTV e Anime Onegai Anunciam...
- Cinema a bordo: Azul conta quais os 10 filmes mais...
- E! Entertainment exibe maratona dupla de "Descostu...
- TP-Link explica sobre o Wi-Fi 6 e as expectativas ...
- Edição de Aniversário: G-Shock Frogman celebra 30 ...
- Curta! deseja um Feliz 2024!
- Camilota XP entra na lista da Forbes Under 30
- ERRATA: "Mamonas Assassinas: O Filme" tem data de ...
- PlayStation Plus: confira os jogos que entram no c...
- Sinhá Moça faz sua estreia no VIVA no dia 1º de ja...
- Aproveite o verão com os produtos que Só a LG Tem
- [Amanhã no Globoplay] No último episódio desta tem...
- Revolução Agro, documentário produzido pela Prosa ...
- RELEASE Brasília recebe competição nacional de jog...
- PNAB: prazo para assinatura do Termo de Adesão ter...
- Gestão simplificada: conheça a indicação dos prove...
- Multishow exibe "Filipe Ret: FRXV" no dia 28 de de...
- RELEASE | Acesso gratuito à educação
- ESET Brasil e Instituto Meet colaboram para instru...
- Nove cartórios do Amazonas vencem premiação nacion...
- Cartórios de Imóveis lançam ferramenta de assinatu...
- [PAUTA] "A guerra dos chips" entra na lista de Bar...
- PRESS UP - tempo de realizações e felicidade! Boas...
- Napoleão, Wonka e BBB24 são destaques de janeiro n...
- CIDADES: Nilton Lins inova com 1º curso superior d...
- Sugestão de pauta | PlayTV e Anime Onegai Anunciam...
- SporTV estreia hoje documentário sobre pênaltis
- "Mamonas Assassinas: O Filme" tem data de lançamen...
- Faltam 2 dias para o lançamento do filme Mamonas A...
- App da MadeiraMadeira lidera em tráfego na categor...
- PAUTA | Você sabe identificar os mitos e verdades ...
- DreamWorks: Destaques da semana de 1 a 7 de janeiro
- Vai de Bob vai sortear Playstation 5 e iPhone 15
- 5 TVs da LG que marcaram 2023
- Porta dos Fundos lança reality show de oito episód...
- Combo Studio anima especial de Natal de ‘Trixie & ...
- Efeito Beyoncé eleva procura por itens prateados u...
- Sugestão: Grande nome do cinema espírita brasileir...
- "Mamonas Assassinas -- O Filme" estreia na quinta-...
- Sugestão de pauta | PlayTV e Anime Onegai Anunciam...
- Honor of Kings chega no Hype Games com descontos e...
- Elenco do novo 'Meninas Malvadas' é apresentado em...
- AMAZONAS / NATAL: Fugindo das convenções: celebran...
- Feliz Miau! ‘Garfield: Fora de Casa’ ganha pôster ...
- Preços baixos: Americanas presenteia clientes com ...
- Claro tv+ abre sinal do Telecine para clientes apr...
- LOS anuncia a chegada de Aruan Felix, influenciado...
- Ryan Reynolds e John Krasinski contam detalhes de ...
- ::: "Uma aventura de ação sobre dois irmãos supera...
- SKY+ entra em clima de Natal com programação espec...
- Belinski persegue Isaak, em novo episódio de ‘Infi...
- Novidade: Os planos do ator Charles Fricks para 2024
- Conheça LOQ: nova linha de notebooks gamers da Lenovo
- Mascote Duda Fuça visita a Casa de Portinari em de...
- ::: Xuxa revive canção icônica em divulgação de Pa...
- Em janeiro, o canal DreamWorks estreia episódios i...
- SUGESTÃO DE PAUTA - No Amazonas, autorização onlin...
- Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme apresentam no...
- Claro tv+ inclui recursos de acessibilidade em fil...
- [Hoje no Globoplay] - Publicitária, ativista e art...
- PAUTA | Inglesa Born Licensing se une a brasileira...
- RELEASE | Acesso gratuito à educação
- Combo Studio anima especial de Natal de ‘Trixie & ...
- E! Entertainment: Destaques da semana de 25 a 31 d...
- [Pauta] Ainda não comprou os presentes de Natal? C...
- União Brasileira de Compositores ganha prêmio como...
- JBC e os quadrinhos nacionais para 2024
- JBC e os quadrinhos nacionais para 2024
- [Cartas para Pepita]- "Fui traído ao extremo", rev...
- Artigo de opinião | Cinema em família: Dicas de fi...
- Prime Video Lança Trailer Espetacular de Zorro, Ju...
- Reabertura do Cine Araújo traz novo conceito para ...
- Terceira temporada de 'Beleza GG' tem final emocio...
- Release Film&Arts
- Pauta | LG lança oficialmente a OLED evo Z3, prime...
- Com mais de 2 milhões de horas assistidas em suas ...
- Nova fase de Vingadores e nova revista de Deadpool...
- SUGESTÃO PLAYSTATION - Promoção de Férias com desc...
- ExitLag anuncia parceria com a Terabyte para otimi...
- AMAZONAS / CIDADES: Janeiro: Nilton Lins abre insc...
- Panini lança nova coleção lendária de Star Wars co...
- Minds Idiomas cria campanha em alusão ao filme de ...
- Pauta | Veja dicas para não cair em golpes virtuais!
- [Vale este] 6 quadrinhos para dar de presente nest...
- [Vale este] 6 quadrinhos para dar de presente nest...
- 6 quadrinhos para dar de presente neste Natal!
- 6 quadrinhos para dar de presente neste Natal!
- Femina divulga filmes vencedores da edição 2023
- AMAZONAS / CIDADES: Vice-reitora da Nilton Lins re...
-
▼
dezembro
(469)
Pesquisa
© Copyright Thiabolico - O Blog do Thiago Henrik. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine