Marcas investem em animação para atrair público Desde desodorante samurai até construção de casa, produções recentes fazem sucesso na internet
Marcas como a Cemento Sol e a Old Spice apostaram em animações, viralizando nas redes (Crédito: Reprodução)
Setembro, 2023 – A cada dia, as empresas buscam novas formas de estarem "nas cabeças" das pessoas e, claro, aumentarem seus leads e vendas. Da mesma forma, as agências de publicidade procuram maneiras criativas e inovadoras de atrair o público e solucionar as dores dos clientes. Nos últimos tempos, uma forma eficaz de fortalecer as marcas tem sido através de produções animadas.
E os motivos são vários, a começar que o limite para a animação é o mesmo da criatividade: não existe. Outros fatores incluem: a ligação emocional com o público; mais clareza na comunicação; e a facilidade de viralização, aumentando a visibilidade da marca.
O público-alvo também é um fator de destaque por sua versatilidade, podendo abranger crianças até adultos, a depender do tema tratado. Dessa forma, qualquer empresa consegue vender seus produtos através da animação, desde que saiba se comunicar e atingir essas pessoas, por mais "aleatório" que pareça uma ideia.
Segundo Marcelo Pereira, sócio do Combo Studio, do Rio de Janeiro, a animação tem enorme potencial de colocar as marcas no mainstream, independentemente do ramo. "Temos exemplos que mostram que a animação, ao estar atrelada a uma marca, gera inúmeras possibilidades, podendo ser utilizada não apenas em produções infantis, mas também para vender cimento ou produtos de higiene, por exemplo. Uma versatilidade importante para quem busca o mercado audiovisual de maneira geral, agregando muito valor e com possibilidades infinitas".
Animação sobre cimento e desodorante? Bons exemplos disso são a Cemento Sol, empresa peruana do ramo de construção, e a marca de desodorantes masculinos Old Spice. A primeira lançou um episódio completo animado, voltado para o público infantil, algo que pode parecer estranho num primeiro momento, já que as crianças não são o público-alvo da marca, mas que se justifica ao analisarmos a grande repercussão que teve.
Cemento Sol investiu em episódio animado que chegou a 2,7 milhões de visualizações no YouTube (Crédito: Reprodução)
A produção do Combo Studio, em parceria com o peruano Apus, em um episódio especial de 12 minutos que conta os oito passos para se levantar uma obra com segurança, já teve mais de 4,2 milhões de visualizações no YouTube e TikTok. O vídeo foi espalhado para 36 países e recebeu muitos elogios da população local, gerando alvoroço nas redes sociais, não apenas pelo fator "novidade" ou pela surpresa de ver uma marca de cimentos divulgar uma animação infantil, mas também pela própria qualidade da animação e sua narrativa inspiradora, que transmite uma mensagem positiva, mostrando ambientes e situações com os quais as famílias peruanas e latino-americanas se identificam, algo tratado como um dos grandes diferenciais da produção. Também foi apontado o respeito pela cultura e identidade do povo latino, com uma representação fiel e sem estereótipos, mostrando apenas a realidade.
Confira o vídeo clicando aqui!
A viralização causou certa surpresa tanto para o Combo, como para a própria Cemento Sol, gerando respostas e reviews de diversos influenciadores da América Latina. A empresa publicou um vídeo no qual fala mais sobre a grande repercussão.
"Foi muito legal participar desse projeto com o Apus, focado na América Latina. Esperamos que tenha sido o primeiro de muitos trabalhos nesse sentido, pois mostra nossa versatilidade tanto em termos de projetos quanto na abrangência de clientes, que transitam entre as Américas e o próprio Brasil", completa Pereira.
Já a marca de desodorantes masculinos, em parceria com a agência W+K, deu a missão ao Combo Studio de criar uma série de histórias, em formato anime, expertise do estúdio, em que um dos produtos foi transformado em um super-herói, lutando contra as forças do suor, mau cheiro e todo o mal. Com três episódios, a ação fez enorme sucesso nas redes sociais, trazendo uma visão diferente do produto e atraindo o público mais jovem e amante do estilo de animação japonês por meio da nostalgia. No Brasil, os vídeos na versão em português passaram das 16 milhões de visualizações.
"Uma coisa é certa: o limite da animação vai até onde a imaginação levar. Quem imaginaria que transformar um desodorante num samurai que combate o mau odor geraria tanta repercussão? Isso é um grande diferencial da animação. Ela pode levar as marcas a lugares nunca antes explorados", finalizou Pereira.
Com o sucesso das campanhas animadas, surge um novo caminho para que as marcas consigam se comunicar com o público e até mesmo expandi-lo. Assim, é esperado que, cada vez mais, elas passem a investir em conteúdo nesse formato.
Trabalhos relevantes O Combo Studio é responsável por diversas animações de sucesso, e não só no Brasil. A principal criação do estúdio é a primeira influencer 100% animada do Brasil, Any Malu, que ganhou um filme original, disponível na HBO Max e no Cartoon Network em toda a América Latina, batizado de "Real Mundo de Any Malu". Outra produção bastante conhecida é a série "Super Drags", da Netflix, onde foi lançado também "America: The Motion Picture", projeto com parte animada pelo estúdio. O portfólio ainda inclui participação na animação da série "Hit Monkey", da Marvel Studios, disponível no Star+, e "Swan Boy". Recentemente, animou mais de 80 minutos da série "Agente Elvis", da Netflix.
O Combo também investe em novos talentos para o mercado de trabalho. Com o curso próprio de animação 2D, já formou dezenas de animadores que estão ou passaram pela empresa. Vários seguem carreira em outros países, trabalhando para estúdios reconhecidos em todo o mundo. No curso, o aluno cria a base necessária de conhecimentos em animação 2D, aprende o programa, o rigging e a animação. Segundo Pereira, qualquer pessoa, independentemente do perfil, consegue se identificar com o curso, pois se trata de uma área que é, ao mesmo tempo, muito artística e muito técnica, demandando dedicação aos estudos e à prática.
Sobre o Combo Studio O Combo Studio foi criado no Rio de Janeiro, em 2015, como uma produtora de ilustração e animação 2D e se tornou referência em seu campo de atuação. Comandado pelos sócios Marcelo Pereira e Vitor Campos, transita nas mais diversas mídias, oferecendo serviços em todos os estágios da produção: criação de personagens, roteiro, storyboard, animação, dublagem, sonorização, edição e pós-produção. Também atua na área de animação para web e desenvolvimento de aplicativos e jogos. Com grandes parceiros, como Cartoon Network, Netflix, Disney e Google, produziu grandes sucessos, como Any Malu e Super Drags. Com a sua expertise, também criou o "Curso de Animação e Rig Combo Studio", uma formação exclusiva e 100% on-line, dividida em 19 disciplinas e 61 aulas que, do básico ao avançado, transforma os alunos em verdadeiros animadores.
Atendimento à imprensa Tiago Freitas | tiago.freitas@wgocomunicacao.com.br | (19) 99306-2923 André Coutinho | andre.coutinho@wgocomunicacao.com.br | (16) 99722-2885 |
Thiabolico
-
Sociedade, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Internet, Música, Cinema, Games, Anime, Literatura, Futebol...
Cúmplices
Postagens populares
-
Gostei tanto do filme Watchmen que fiquei curioso pra ler a HQ, aclamada por muitos como A melhor HQ de todos os temp...
-
Quem é o moleque-doido que nunca pensou em colocar um uniforme style e sair por aí combatendo o crime como o seu super-herói favo...
-
Enquanto meus primos jogam Playstation 3, Xbox 360 e Wii, tenho que me contentar com o PS2 velho de guerra. E como alguns jogo...
-
Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão...
-
Fiz a vontade da namorada e fomos assistir a este filme na semana passada. Eu não sabia absolutamente nada sobre a trama, sobre todo o bu...
-
Estou escrevendo isso porque prometi nunca esquecer. Tivemos mais um cachorro por cerca de duas semanas. Quase toda preta, do jeito que eu...
-
Não vou me aprofundar muito nesse post, nem perder tempo enumerando os motivos que me levaram a esse título, pois é desnecessár...
-
Esse foi um domingo "divisor de águas". Foi um domingo de começo e fim de algumas coisas. Pra começar, foi a est...
-
Pra começar o post, quero expor minha revolta sobre o fato de que foi IMPOSSÍVEL encontrar na internet o Escudo de Gala do Nacional,...
-
O Nacional, único representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, estreou com vitória de 1 x 0 sobre o ...
Assuntos
Arquivo
-
▼
2023
(6217)
-
▼
setembro
(633)
- RRQ Akira se classifica para a final geral e garan...
- Worlds 2023: Os drops do Mundial
- LOUD anuncia reformulação na line-up da NOISE
- Pauta | Maluquinho no Emmy 2023: produção brasilei...
- Filme brasileiro ‘Takanakuy’ ganha prêmio máximo n...
- Prime Video anuncia o elenco da série Betty, A Feia
- Oi Fibra entra em cena nos programas É de Casa e A...
- Rádio Cultura Brasil estreia programa dedicado a t...
- Giraffas lança brindes inspirados no filme Hotel T...
- Vibra investe em ações sustentáveis para o Vibra O...
- idwall leva IA, segurança e experiência do usuário...
- AMAZONAS / CIDADES: Nilton Lins lança curso prepar...
- Xepa: Favela, Comida e Sustentabilidade, homenagem...
- Panini anuncia lançamentos de dezembro da DC e a n...
- Convite para cabine de imprensa - Assassinos da L...
- Panini anuncia relançamento de Pluto, Box de Wotak...
- 3ª Liga LATAM de Mobile Legends: Bang Bang - RRQ ...
- Jeunesse Arena recebe Jorge Aragão no dia 11 de no...
- Panini anuncia novidades de Marvel, Star Wars e ou...
- Worlds 2023: Confira os co-streamers virtuais do M...
- TDC BUSINESS pós-evento
- Worlds 2023: Anunciando os talentos globais
- Mônica #60tou: Galinha Pintadinha faz homenagem a ...
- Huggies apresenta filtro no Instagram que deixa os...
- Tecnologia OnStar coloca Chevrolet na liderança da...
- 'Patrulha do Destino' retorna em 12 de outubro na ...
- Lançamentos JBC - Alice in Borderland e Escamas Azuis
- Lançamentos JBC - Alice in Borderland e Escamas Azuis
- Novos episódios da 18ª temporada de D.P.A. - Detet...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- NAVE Coletiva lança jornada de empoderamento tecno...
- Oi amplia soluções Oi Fibra X e de Oi Fibra X Prem...
- AMAZONAS / CIDADES: Setembro Amarelo: é preciso qu...
- CCXP23 anuncia Patricia Breccia como nova convidad...
- Mês das Crianças: Futura lança três novas séries e...
- PinkPantheress lança single "Mosquito"
- 'Reyka', série indicada ao Emmy® Internacional de ...
- Fim de semana de decisão da BLAST R6 Brazil League...
- Aline Wirley, Igor Rickli e Antônio Christoforo de...
- Panini lança álbum de figurinhas inédito da série ...
- IRASCIBLE Swiss releases week 39: CORI NORA
- IRASCIBLE Swiss releases week 39: CORI NORA
- Lançamento Devir - Lazarus vol. 06
- LOUD anuncia o retorno de BAK
- ::: Ruim Pra Cachorro estreia hoje (28) nos cinema...
- ::: Celebrando seu centenário, Warner Bros. Pictur...
- Disney+ | Minha Música, Minha Terra - Já disponível
- Disney+ | Minha Música, Minha Terra - Já disponível
- Corrida Noturna: confira dicas e conheça o disposi...
- Prazo para inscrição em curso gratuito de desenvol...
- Prime Video anuncia noite de gala da série Amar é ...
- Warner Bros. Discovery traz programação especial n...
- OLX celebra aniversário de 13 anos no Brasil com d...
- [NOTA] - Com apresentação de Xan Ravelli e João Lu...
- E! Entertainment inicia campanha 'Ondas Rosas', qu...
- ::: Argylle - O Superespião ganha primeiro trailer...
- PAUTA: Nubank e B3 lançam primeiro ETF com pagamen...
- Marvel | Avengers 60 – Fun facts
- Marvel | Avengers 60 – Fun facts
- Campus Party Amazônia atrai jovens para torneios d...
- Uma nova onda no Audiovisual Brasileiro
- Positivo Casa Inteligente lança Smart Câmera Exter...
- Citrosuco na Futurecom 2023: Discutindo a Agricult...
- Trailer de "Quantos dias. Quantas noites" é divulg...
- RRQ Akira, time brasileiro, estreia com duas vitór...
- Apple Original Films revela o clip ‘Handsome Devi...
- Apple Original Films revela o clip ‘Handsome Devi...
- Confira o trailer dublado da sétima temporada de '...
- Confira 6 destaques para os consumidores que desej...
- O Sequestro do Voo 375 - Lançamento do podcast do ...
- O Sequestro do Voo 375 - Lançamento do podcast do ...
- LG veicula campanha para novos modelos de ar-condi...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- E! Entertainment: Destaques da semana de 2 a 8 de ...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- Campinas recebe a primeira loja da Marvel na Améri...
- Após sucesso nos cinemas, Luccas Neto leva magia d...
- HBO Max divulga pôster oficial da nova série nacio...
- Star+ | How To Be a Carioca - Trailer e pôster
- Star+ | How To Be a Carioca - Trailer e pôster
- MASP apresenta seminário dedicado às Histórias da ...
- Seis estados mais próximos da universalização do 5...
- AMAZONAS / CIDADES: Jornalismo: apuração e ética s...
- Jade Picon volta à Globo em campanha de Eudora Siàge
- Presentes para o Dia das Crianças até R$ 100
- Estrelado por Rory Kinnear, Phoebe Dynevor e Joel ...
- ‘Nosso Lar’ retorna aos cinemas hoje com ingressos...
- [SUGESTÃO DE NOTA] - Outubro eletrizante no Sony M...
- 'True Detective: Terra Noturna' estreia domingo, 1...
- Festival do Rio exibe séries brasileiras
- Whindersson Nunes lança clipe oficial de música ex...
- Disney+ | Avengers 60 - Produções disponíveis no D...
- Marvel Store | Inauguração da primeira loja em Cam...
- Marvel Store | Inauguração da primeira loja em Cam...
- Marvel Store | Inauguração da primeira loja em Cam...
- Marvel Store | Inauguração da primeira loja em Cam...
- 3° Liga LATAM de Mobile Legends: Bang Bang: Veja o...
-
▼
setembro
(633)
Pesquisa
© Copyright Thiabolico - O Blog do Thiago Henrik. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine