O evento é o terceiro de uma série de seminários que antecipa o
Foto: Yacunã Tuxá
O MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, nos dias 4 e 5 de outubro de 2023, o terceiro seminário Histórias da diversidade, antecipando o programa do MASP dedicado ao tema durante todo o ano de 2024. Com a participação de artistas, ativistas, pesquisadores, teóricos, e professores de diversas áreas, o programa online e gratuito, trata de temas como ativismo queer/trans, uma esfera pública reimaginada e movimentos sociais LGBTQIA+ em conexão com a cultura visual e as práticas artísticas. O evento tem patrocínio master do Nubank. O encontro vem incrementar a missão do MASP no estabelecimento de diálogos críticos e criativos entre o passado e o presente por meio das artes visuais. Em português, diversidade é um termo intrinsecamente associado com identidades queer e diversidades de gênero, e a noção de histórias – diferente da História tradicional – sugere narrativas mais abertas, multívocas, inacabadas e não totalizantes, abrangendo não apenas relatos históricos, como também histórias pessoais, contos e narrativas ficcionais.
Para o seminário, foram convidados palestrantes de distintas áreas de conhecimento, são eles: Aravani Art Project, Ellen Pau, Felipe Rivas San Martín, Joshua Chambers-Letson, La Chola Poblete, Stella Nyanzi, Tony Boita, Uwe Bresan e Zethu Mathebeni. O grupo reflete sobre o tema da diversidade e a sua relação com diferentes espaços, como a tecnologia, a arquitetura, o cinema, as artes plásticas, e localidades, como o Brasil e a América do Sul. A conferência terá transmissão online e gratuita por meio do perfil do MASP no YouTube, com tradução simultânea em Libras, inglês e português. Para receber o certificado de participação, é necessário realizar um cadastro por meio de um link que será fornecido durante o seminário. Os certificados só serão enviados para o e-mail cadastrado dos participantes que assistirem aos dois dias de seminário. A iniciativa tem organização de Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP; André Mesquita, curador, MASP; David Ribeiro, assistente curatorial, MASP e Julia Bryan-Wilson, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea, MASP. O primeiro seminário, realizado em 2021, contou com as presenças de C. Ondine Chavoya, Carlos Motta, E. Patrick Johnson, Érica Sarmet, Jeffrey Gibson, Grupo Mexa e Luiza Brunah, Lux Ferreira Lima, Mel Y. Chen, Nancy Garín Guzmán, Nicolas Cuello, Olivia K. Young, Tavia Nyong'o, Virginia de Medeiros e Vi Grunwald. Já o segundo, aconteceu em 2022 e teve como participantes abigail Campos Leal, Bruno Oliveira, Cynthia Shuffer, Danieli Balbi, Erica Malunguinho, Fernando Davis, Jamal Batts, Karol Radziszewski, Mahmoud Khaled, Monica Benicio e Remom Bortolozzi. PROGRAMAÇÃO 4.10.2023
11H
INTRODUÇÃO Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP
11H10—13H
LA CHOLA POBLETE Virgens cholas A apresentação abordará as tranças, as batatas, os narizes e as manchas que transbordam e caem sobre criaturas com pênis e sapatos de salto alto. Tudo faz parte de uma mesma paisagem caótica e necessária, um grande campo de batalha em que dançar pode ser sinônimo de luta e prazer. Também abordará o processo das obras de pão, o aspecto performativo relacionado às aquarelas (materialidade). Tudo isso será combinado com uma reflexão sobre o fato de a Argentina não ser branca e estar estruturada sobre o racismo contra os mestiços e os indígenas. La Chola Poblete é uma artista multidisciplinar que realiza e cria performances, foto-performances, videoarte, fotografias, pinturas, desenhos e objetos. Tem bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina, e se formou em âmbito não institucional com artistas de seu interesse. ARAVANI ART PROJECT Ontem, hoje, todos os dias Yesterday [Ontem] explora a importância da mitologia nos tempos modernos, com uma série de histórias em quadrinhos/romances gráficos. A apresentação consistirá em uma antologia que irá explorar histórias do passado narradas por pessoas transgênero que vivem na Índia. A partir desta exploração, o projeto espera registrar nuances culturais, como fatos históricos, práticas tradicionais e histórias orais transmitidas de geração a geração dentro da comunidade Transgênero. Procura-se também lançar um pouco de luz sobre a dicotomia da violência baseada em gênero, em um cenário no qual alguns adoram uma pessoa Trans como se fosse uma Deusa. Today [Hoje] explora a relevância da revolução, ao reunir histórias inéditas de sobrevivência, amor, lutas, traições e, o mais importante, superar todos os desafios que a sociedade impõe ao ser e se tornar trans, buscando transformá-las em episódios de um podcast sobre vidas trans na Índia moderna. Everyday [Todos os dias] explora a vida cotidiana e as respostas de pessoas da comunidade Transgênero à misoginia e à discriminação no dia a dia.
Aravani Art Project é um projeto que visa abraçar pessoas das comunidades transgênero e LGBTQIA+ e alguns aliados cis, criando consciência, bem-estar através da arte e participação social.
FELIPE RIVAS SAN MARTÍN Inteligência artificial para um arquivo queer inexistente A apresentação aborda o projeto artístico Un archivo queer inexistente [Um arquivo queer inexistente] (2023), formado por fotografias fictícias de casais homossexuais e pessoas queer ou não binárias na América Latina do início do século 20, criadas por meio da inteligência artificial. Como afirmava o crítico queer José Esteban Muñoz, uma das consequências da cultura heteronormativa é que a experiência queer do passado não deixou registro ou não pôde ser arquivada. Essa negação do registro é ainda mais dramática para as pessoas do Sul Global e das classes trabalhadoras. Assim, a proposta artística para criar este arquivo negado se configura como um exercício "retrofuturista", que utiliza algoritmos computacionais para reimaginar o nosso passado queer local e reivindicar um arquivo que jamais poderia existir. O resultado é um conjunto de imagens que são estranhamente comoventes e afetuosas, à primeira vista plausíveis, mas que, após um olhar mais detido, revelam as imperfeições – profundamente queer – de uma tecnologia que ainda está em desenvolvimento. Felipe Rivas San Martín é artista visual, ensaísta e ativista dissidente sexual chileno, doutor em Arte pela Universitat Politècnica de Valência, na Espanha.
Mediação: David Ribeiro, assistente curatorial, MASP
14H30—16H30 UWE BRESAN A arquitetura sai do armário Há muito tempo, interpretar as obras de artistas com base em suas biografias íntimas é uma prática comum na história da arte, da música, do cinema e da literatura. Não é preciso dizer que a identidade sexual dos artistas também pode ser considerada. Na verdade, às vezes ela deve até mesmo ser aplicada na interpretação: o que entenderíamos sobre a arte de David Hockney, a música de Piotr Tchaikovsky, os filmes de Luchino Visconti ou os escritos de Thomas Mann, por exemplo, sem saber sobre sua homossexualidade? O que há muito tempo é um padrão indiscutível em outros campos ainda é um tabu nos estudos de arquitetura. Mesmo em análises recentes sobre arquitetos do passado, muitas vezes sua homossexualidade é completamente ignorada, assumindo-se assim, de forma consciente, o risco de se realizar interpretações equivocadas. Está mais do que na hora de a arquitetura sair do armário! Uwe Bresan leciona na Universidade de Ciências Aplicadas de Stuttgart e na Academia de Belas Artes de Munique, ambas na Alemanha, e é formado em arquitetura pela Universidade Bauhaus em Weimar, também na Alemanha.
JOSHUA CHAMBERS-LETSON Uma dança com a morte é uma dança com a vida: What is Your Name?, de Adam Pendleton A partir de um estudo sobre o filme de Adam Pendleton, produzido em 2020, sobre o coreógrafo e dançarino Kyle Abrahams, What Is Your Name: Kyle Abraham's, A Portrait [Qual é o seu nome: um retrato de Kyle Abrahams], esta apresentação traz uma reflexão sobre a dança com a morte que dá vida e complexifica o ser queer e negro, bem como sobre a dinâmica do amor queer e da perda que moldam a arte de conviver com o luto. Joshua Chambers-Letson é professor de Estudos Performáticos e Estudos Asiático-Americanos na Northwestern University, nos Estados Unidos, e autor de dois livros premiados: After the Party: A Manifesto for Queer of Color Life e A Race So Different: Law and Performance in Asian America. ZETHU MATEBENI Nongayindoda: sobre o cruzamento entre artes, ativismo e queerness Esta apresentação explora o conceito de Nongayindoda, que oferece uma abordagem que vai além do conceito ocidental de gênero. Com base nas obras do artista visual Athi-Patra Ruga e do poeta Mthunzikazi A. Mbungwana, o palestrante parte de uma estética queer que, ao mesmo tempo, nega e afirma as possibilidades de se estar dentro e fora da existência. Neste retorno a Nongayindoda, será oferecida uma abordagem alternativa para que os africanos queer sejam capazes de imaginar seu ativismo, em um continente que a cada dia se torna mais anti-queer. Zethu Matebeni é South Africa Research Chair em Sexualidades, Gêneros e Estudos Queer na University of Fort Hare, na África do Sul.
Mediação: Daniela Rodrigues, assistente curatorial, MASP
5.10.2023
14H—16H
ELLEN PAU A história e os desafios dos direitos LGBTQ+ em Hong Kong A comunidade LGBTQ+ de Hong Kong tem uma longa história de ativismo associada aos direitos humanos e aos movimentos feministas e civis. Embora a Declaração de Direitos de Hong Kong proteja os cidadãos contra a discriminação por orientação sexual por parte do governo e do poder público, o governo não apoia os direitos dos gays nem as iniciativas antidiscriminatórias. A lei de segurança nacional de 2020 ocasionou o fechamento de organizações das áreas de direitos humanos e democracia, o que representa um desafio para a comunidade. Hong Kong está seguindo os passos da China, país no qual os direitos dos gays não são reconhecidos. Apesar disso, a comunidade LGBTQ+ de Hong Kong realizou avanços, com a primeira exposição LGBTQ+ Myth Makers – Spectrosynthesis III Hong Kong (2022) e os Gay Games (2023). Esta apresentação oferecerá uma visão geral da história do ativismo pelos direitos LGBTQ+ em Hong Kong e dos desafios atuais que a comunidade enfrenta.
Ellen Pau é uma artista de Hong Kong que explora em seu trabalho temas de gênero e identidade. Ela foi cofundadora do Videotage, um coletivo de artistas independentes.
STELLA NYANZI Escavar histórias queer africanas a partir de um local em Uganda Considerando a recente criminalização da produção e da distribuição de conhecimento sobre a homossexualidade em Uganda, quais são as possibilidades da geração, da curadoria e do compartilhamento de um corpus de conhecimento queer a partir desse contexto nacional? Como é possível localizar, situar, escavar, extrair e explicar histórias queer de contextos nos quais o simples ato de produção de conhecimento queer é criminalizado e duramente punido? Com base na distinção conceitual realizada por Zanele Muholi (2015) entre "arte visual" e "ativismo visual", a apresentação propõe a ideia de que continuar a produzir formas criativas, críticas, acadêmicas e jornalísticas de conhecimento queer a partir de contextos criminalizantes (incluindo Uganda) é uma questão de resistência urgente contra ataques homofóbicos que ameaçam acabar com a liberdade acadêmica, de expressão e artística. Ao colocar em prática esse programa político de dissidência queer, realizo uma amostragem, uma apresentação e uma análise dos acervos fotográficos de cinco fotógrafos (David Robinson, Frederic Noy, Keiji Fujimoto, Sumy Sadurni e Delovie Kwagala) que representam diversos indivíduos e comunidades LGBTIQA+ de Uganda. Stella Nyanzi é bolsista do programa Writers-in-Exile do PEN Zentrum Deutschland, na Alemanha, e vinculada à NRF/SARChI Chair of African Feminist Imagination no Centro de Estudos sobre Mulheres e Gênero da Nelson Mandela University, na África do Sul.
TONY BOITA Qual o lugar das memórias LGBTQIA+ na sociedade brasileira? Ao longo da história, as pessoas LGBTQIA+ tiveram suas memórias invisibilizadas, garantindo a esses indivíduos o direito de não ter direitos. Por isso, a palestra propõe a reflexão sobre os processos de invisibilização e de apagamento dos indivíduos não normativos nos museus e nos espaços de memória, e como isso estimula o preconceito e a violência. Também serão apresentadas algumas estratégias comunitárias que vêm sendo desenvolvidas pela comunidade LGBTQIA+ brasileira. Por fim, esta apresentação irá problematizar os limites e as potencialidades das memórias dissidentes no território brasileiro.
Tony Boita é museólogo, psicanalista e editor da revista Memórias LGBTQIA+ e articulador da Rede LGBTQIA+ de Memória e Museologia Social.
Mediação: André Mesquita, curador, MASP
SERVIÇO Seminário Histórias da diversidade Organização MASP Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP; André Mesquita, curador, MASP; David Ribeiro, assistente curatorial, MASP e Julia Bryan-Wilson, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea, MASP
4 — 5.10.223 11H — 16H30 Gratuito ASSESSORIA DE IMPRENSA |
Thiabolico
-
Sociedade, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Internet, Música, Cinema, Games, Anime, Literatura, Futebol...
Cúmplices
Postagens populares
-
Gostei tanto do filme Watchmen que fiquei curioso pra ler a HQ, aclamada por muitos como A melhor HQ de todos os temp...
-
Quem é o moleque-doido que nunca pensou em colocar um uniforme style e sair por aí combatendo o crime como o seu super-herói favo...
-
Enquanto meus primos jogam Playstation 3, Xbox 360 e Wii, tenho que me contentar com o PS2 velho de guerra. E como alguns jogo...
-
Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão...
-
Fiz a vontade da namorada e fomos assistir a este filme na semana passada. Eu não sabia absolutamente nada sobre a trama, sobre todo o bu...
-
Estou escrevendo isso porque prometi nunca esquecer. Tivemos mais um cachorro por cerca de duas semanas. Quase toda preta, do jeito que eu...
-
Esse foi um domingo "divisor de águas". Foi um domingo de começo e fim de algumas coisas. Pra começar, foi a est...
-
Não vou me aprofundar muito nesse post, nem perder tempo enumerando os motivos que me levaram a esse título, pois é desnecessár...
-
Pra começar o post, quero expor minha revolta sobre o fato de que foi IMPOSSÍVEL encontrar na internet o Escudo de Gala do Nacional,...
-
O Nacional, único representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, estreou com vitória de 1 x 0 sobre o ...
Assuntos
Arquivo
-
▼
2023
(6217)
-
▼
setembro
(633)
- RRQ Akira se classifica para a final geral e garan...
- Worlds 2023: Os drops do Mundial
- LOUD anuncia reformulação na line-up da NOISE
- Pauta | Maluquinho no Emmy 2023: produção brasilei...
- Filme brasileiro ‘Takanakuy’ ganha prêmio máximo n...
- Prime Video anuncia o elenco da série Betty, A Feia
- Oi Fibra entra em cena nos programas É de Casa e A...
- Rádio Cultura Brasil estreia programa dedicado a t...
- Giraffas lança brindes inspirados no filme Hotel T...
- Vibra investe em ações sustentáveis para o Vibra O...
- idwall leva IA, segurança e experiência do usuário...
- AMAZONAS / CIDADES: Nilton Lins lança curso prepar...
- Xepa: Favela, Comida e Sustentabilidade, homenagem...
- Panini anuncia lançamentos de dezembro da DC e a n...
- Convite para cabine de imprensa - Assassinos da L...
- Panini anuncia relançamento de Pluto, Box de Wotak...
- 3ª Liga LATAM de Mobile Legends: Bang Bang - RRQ ...
- Jeunesse Arena recebe Jorge Aragão no dia 11 de no...
- Panini anuncia novidades de Marvel, Star Wars e ou...
- Worlds 2023: Confira os co-streamers virtuais do M...
- TDC BUSINESS pós-evento
- Worlds 2023: Anunciando os talentos globais
- Mônica #60tou: Galinha Pintadinha faz homenagem a ...
- Huggies apresenta filtro no Instagram que deixa os...
- Tecnologia OnStar coloca Chevrolet na liderança da...
- 'Patrulha do Destino' retorna em 12 de outubro na ...
- Lançamentos JBC - Alice in Borderland e Escamas Azuis
- Lançamentos JBC - Alice in Borderland e Escamas Azuis
- Novos episódios da 18ª temporada de D.P.A. - Detet...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- NAVE Coletiva lança jornada de empoderamento tecno...
- Oi amplia soluções Oi Fibra X e de Oi Fibra X Prem...
- AMAZONAS / CIDADES: Setembro Amarelo: é preciso qu...
- CCXP23 anuncia Patricia Breccia como nova convidad...
- Mês das Crianças: Futura lança três novas séries e...
- PinkPantheress lança single "Mosquito"
- 'Reyka', série indicada ao Emmy® Internacional de ...
- Fim de semana de decisão da BLAST R6 Brazil League...
- Aline Wirley, Igor Rickli e Antônio Christoforo de...
- Panini lança álbum de figurinhas inédito da série ...
- IRASCIBLE Swiss releases week 39: CORI NORA
- IRASCIBLE Swiss releases week 39: CORI NORA
- Lançamento Devir - Lazarus vol. 06
- LOUD anuncia o retorno de BAK
- ::: Ruim Pra Cachorro estreia hoje (28) nos cinema...
- ::: Celebrando seu centenário, Warner Bros. Pictur...
- Disney+ | Minha Música, Minha Terra - Já disponível
- Disney+ | Minha Música, Minha Terra - Já disponível
- Corrida Noturna: confira dicas e conheça o disposi...
- Prazo para inscrição em curso gratuito de desenvol...
- Prime Video anuncia noite de gala da série Amar é ...
- Warner Bros. Discovery traz programação especial n...
- OLX celebra aniversário de 13 anos no Brasil com d...
- [NOTA] - Com apresentação de Xan Ravelli e João Lu...
- E! Entertainment inicia campanha 'Ondas Rosas', qu...
- ::: Argylle - O Superespião ganha primeiro trailer...
- PAUTA: Nubank e B3 lançam primeiro ETF com pagamen...
- Marvel | Avengers 60 – Fun facts
- Marvel | Avengers 60 – Fun facts
- Campus Party Amazônia atrai jovens para torneios d...
- Uma nova onda no Audiovisual Brasileiro
- Positivo Casa Inteligente lança Smart Câmera Exter...
- Citrosuco na Futurecom 2023: Discutindo a Agricult...
- Trailer de "Quantos dias. Quantas noites" é divulg...
- RRQ Akira, time brasileiro, estreia com duas vitór...
- Apple Original Films revela o clip ‘Handsome Devi...
- Apple Original Films revela o clip ‘Handsome Devi...
- Confira o trailer dublado da sétima temporada de '...
- Confira 6 destaques para os consumidores que desej...
- O Sequestro do Voo 375 - Lançamento do podcast do ...
- O Sequestro do Voo 375 - Lançamento do podcast do ...
- LG veicula campanha para novos modelos de ar-condi...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- E! Entertainment: Destaques da semana de 2 a 8 de ...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- Res: Marvel Store | Inauguração da primeira loja e...
- Campinas recebe a primeira loja da Marvel na Améri...
- Após sucesso nos cinemas, Luccas Neto leva magia d...
- HBO Max divulga pôster oficial da nova série nacio...
- Star+ | How To Be a Carioca - Trailer e pôster
- Star+ | How To Be a Carioca - Trailer e pôster
- MASP apresenta seminário dedicado às Histórias da ...
- Seis estados mais próximos da universalização do 5...
- AMAZONAS / CIDADES: Jornalismo: apuração e ética s...
- Jade Picon volta à Globo em campanha de Eudora Siàge
- Presentes para o Dia das Crianças até R$ 100
- Estrelado por Rory Kinnear, Phoebe Dynevor e Joel ...
- ‘Nosso Lar’ retorna aos cinemas hoje com ingressos...
- [SUGESTÃO DE NOTA] - Outubro eletrizante no Sony M...
- 'True Detective: Terra Noturna' estreia domingo, 1...
- Festival do Rio exibe séries brasileiras
- Whindersson Nunes lança clipe oficial de música ex...
- Disney+ | Avengers 60 - Produções disponíveis no D...
- Marvel Store | Inauguração da primeira loja em Cam...
- Marvel Store | Inauguração da primeira loja em Cam...
- Marvel Store | Inauguração da primeira loja em Cam...
- Marvel Store | Inauguração da primeira loja em Cam...
- 3° Liga LATAM de Mobile Legends: Bang Bang: Veja o...
-
▼
setembro
(633)
Pesquisa
© Copyright Thiabolico - O Blog do Thiago Henrik. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine