Manaus Tech Hub realiza evento de chamada para startups em Rio Branco
Em uma nova rodada do programa "Conexão Distrito", o hub irá selecionar duas startups da Amazônia Ocidental e Amapá, que terão como desafio desenvolver uma tecnologia para solucionar problemas reais da indústria Intelbras, participante dessa rodada.
O Manaus Tech Hub (MTH), espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia irá realizar no dia 25 de janeiro de 2023 às 14h, um evento em Rio Branco (AC) com objetivo de divulgar o lançamento de mais uma rodada do seu programa de residência para startups, o "Conexão Distrito". Até o dia 07 de fevereiro, a iniciativa recebe inscrições de startups da Amazônia Ocidental e Amapá, para solucionar os desafios propostos pela Intelbras, indústria participante desta edição. Serão selecionadas duas startups, que serão divulgadas no dia 17 de fevereiro.
O evento será realizado no espaço do Sebrae, localizado na Avenida Ceará, 3693, Jardim Nazle. Segundo o Jorge Freitas, Gestor de Inovação do Sebrae, o apoio na iniciativa condiz com o principal objetivo do instituto: ser o tutor do ecossistema de inovação da região. "Apoiar esse tipo de ação significa a gente fortalecer as empresas que a gente tem aqui, abrir oportunidade para novas empresas surgirem, as vezes com base na inovação e tecnologia e principalmente, fortalecer o ecossistema de negócios local".
As startups selecionadas terão como finalidade solucionar os seguintes desafios encontrados pela Intelbras: Desenvolver um sistema de visão computacional para detectar itens irregulares nas linhas de montagem e Desenvolver uma solução que elimine falhas no processo de produção.
Para a Agente de Inovação do Manaus Tech Hub, Gabriela Aquino, a nova rodada beneficia uma rede de atores que podem de envolver no projeto. "Essa iniciativa de inovação aberta abre muitas oportunidades para que novos negócios se desenvolvam, além de viabilizar a conexão direta dos empreendedores à uma grande indústria", afirma.
Os critérios classificatórios da seleção das startups são: Necessitam estar alocadas na região da Amazônia Ocidental e estado do Amapá; Tempo de operação; Modelo de negócios condizente com os desafios apresentados; Capacidade de execução compatível com os desafios selecionados; Fase na qual a startup se encontra.
A Rodada #3 do Conexão Distrito conta com recursos da Softex, via Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI) e com o apoio do Sidia Instituto de Ciência & Tecnologia, Polo Digital de Manaus, Amapatec e Sebrae.
Sobre o Programa Conexão Distrito
O Programa de Residência Conexão Distrito incentiva startups a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus. As demandas são definidas pelas indústrias patrocinadoras do programa a partir de desafios.
Sobre o Manaus Tech Hub
O Manaus Tech Hub é um espaço com o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidades em novos negócios, conectando empresas do Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores. Trata-se de uma iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região.
Serviço
Data: 25/01/2023
Horário: 14h às 16h
Endereço: Sebrae no Acre, Avenida Ceará, 3693, Abrahão Alab, Rio Branco, AC
Link para inscrição (limitadas): https://bit.ly/chamadarodada3_riobranco
Texto: Thalita Bandeira - Comunicação Manaus Tech Hub.
Foto: Arquivos Manaus Tech Hub.
Contato: thalita.bandeira-e@sidia.com | (92) 98161-7042.