SUGESTÃO DE PAUTA | Entenda como o filme "Barbie" utilizou ativações de marketing para promover seu sucesso
Olá, Yuri. Tudo bem?
Desde o seu recente lançamento, o filme "Barbie" está entre os assuntos mais comentados do momento, fazendo com que produtos relacionados à marca sejam cada vez mais comercializados, graças às ativações de marketing acerca de sua divulgação.
Matheus Gori, sócio e co-fundador da Agência TAJ, é quem explica, em detalhes, como essa estratégia está relacionada ao longa-metragem, além de citar todos os passos para montar um planejamento efetivo e inovador.
Segue, abaixo, o material completo.
Conseguimos espaço com vocês nessa divulgação? Matheus está disponível para entrevistas.
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Obrigada, Entenda como o filme "Barbie" utilizou ativações de marketing para promover seu sucesso
Matheus Gori, sócio e co-fundador da Agência TAJ, explica como tal estratégia está relacionada ao longa-metragem, além abordar o passo a passo para criar um planejamento assertivo e eficiente
A famosa boneca "Barbie" foi criada em 1959 e, ao decorrer do tempo, consolidou-se no mercado, tornando-se um dos brinquedos mais desejados pelas crianças. Agora, após o recente lançamento de seu filme, mais de quatro milhões de pessoas, apenas no Brasil, já foram aos cinemas assistir ao longa-metragem, estimuladas pelo intenso e frequente marketing realizado acerca dele. No drama, nota-se uma estratégia que muitas empresas utilizam para desenvolver o desejo em seu público-alvo: as ativaçõe de marketing. De forma simplificada, essa é uma estratégia que visa criar engajamento, promover interação e estimular o interesse em relação a uma marca, produto e/ou serviço.
Com isso, é possível notar que a imagem e marca da Barbie foram utilizadas para promover o filme, mesmo que a temática central da trama tenha um viés diferente. "As ativações ajudam a reforçar um produto já existente no mercado, de forma mais atrativa e impactante ao consumidor. Contudo, é necessário haver uma estratégia por trás de cada ação, analisando o que se quer transmitir e como as pessoas irão se sentir ao interagirem com algo da marca divulgada. Dessa forma, o alcance e assertividade de consumo se torna ainda maior", explana Matheus Gori, sócio e co-fundador da Agência TAJ, empresa com foco no ramo de Eventos, Live Marketing, Bares e Restaurantes, e que não só começou a empreender cedo, aos 20 anos, quando abriu a TAJ, em 2012, como também atua diretamente com o público jovem nas empresas, que promovem entretenimento para a faixa etária de 18 a 35 anos.
O objetivo principal da ativação de marketing é aumentar o conhecimento da marca, fortalecer o relacionamento com os consumidores, impulsionar as vendas e, em última instância, gerar impacto positivo no mercado, garantindo uma maior percepção da marca e influenciando a decisão de compra do público. Essa tática envolve a concepção e execução de ações e campanhas criativas, que podem incluir eventos, promoções, demonstrações, amostras grátis e outras atividades interativas, estratégias as quais "Barbie" vem utilizando com frequência para se autopromover e ganhar cada vez mais fama.
Então, de forma geral, ao utilizar a ativação de marketing, as empresas têm a oportunidade de se destacar em meio à concorrência, criando experiências memoráveis para os consumidores. Por meio dela, torna-se possível engajar clientes em nível pessoal e emocional, criando conexões duradouras e fidelidade à marca. No entanto, de acordo com Matheus, o maior desafio para esse estilo de estratégia é a comunicação, pois, apesar de ser algo relativamente simples, é onde sempre estão os gaps - ou seja, as diferenças/falhas -, por falta de diálogo interno e/ou com o cliente. "Dessa forma, é preciso ter um planejamento assertivo e uma equipe alinhada, para que todas as etapas ocorram dentro do esperado e o sucesso seja alcançado", ressalta.
"Podemos dizer que as principais etapas são: reunião de briefing, sendo este o momento ideal para compartilhar ideias, insights e objetivos com o projeto; montagem do planejamento estratégico; apresentação e conceitos gerais, no qual pensamentos e abordagens serão apresentados aos demais realizadores; 3D e projeto técnico, hora que o projeto começa a tomar forma; alinhamento, que é o período entre o dia do fechamento até o da montagem, onde criamos um fluxo de aprovação e contato, para que o cliente esteja alinhado com o time; montagem, fase do processo que tudo vai ganhando vida; e, por fim, o evento em si, que é a parte final do projeto", elucida Gori.
A TAJ atua desde o planejamento até o final do evento, com público e conteúdos exclusivos, além de proporcionar experiências únicas aos clientes, por meio de ativações e festas personalizadas. "Nosso objetivo é que o projeto ganhe destaque e, para isso, contamos com um time de especialistas que possuem ideias inovadoras para sempre colocar marcas em destaque", finaliza o Matheus.
Sobre a TAJ/TOY A ideia de fundar a Agência TAJ surgiu para Guilherme Wolff, ao lado dos sócios Rafael Shinohara e Matheus Gori, em 2012, a partir de uma demanda de promover entretenimento mais premium ao público jovem, de 18 a 35 anos. Atuante nas frentes B2B e B2C, hoje a TAJ já possui mais de 1000 eventos de diferentes nichos, com foco nos ramos de Eventos, Bares e Restaurantes e Live Marketing, e 900 ações com marcas diversas, o que já impactou mais de 1,2 milhão de pessoas, entre eventos próprios, corporativos e ativações. A empresa também atua em eventos corporativos, campanhas de marketing, tailor made de bares e restaurantes, stands, eventos de marcas e live marketing. A TAJ ainda possui um braço focado no mercado universitário: a TOY, que atua em eventos universitários de entidades estudantis das principais faculdades de São Paulo.
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