Sug. de pauta: Trace Trends mostra como a arte entretém, educa e faz pensar sobre diversos temas importantes no mundo
Olá, Thiago. Tudo bem?
Gostaria de sugerir uma pauta sobre o episódio desta semana de Trace Trends. A apresentadora Xan Ravelli, investiga como as expressões artísticas discutem o preconceito racial, através das peças teatrais 'O Avesso da Pele' e 'Namíbia, Não'.
Acha que consegue aproveitar?
A análise é feita nas peças 'O Avesso da Pele' e 'Namíbia, Não', que inspirou o longa 'Medida Provisória' Jeferson Tenório, Xan Ravelli e Beatriz Barros na gravação de Trace Trends (crédito reprodução)
No Trace Trends desta semana, a apresentadora Xan Ravelli, investiga como as expressões artísticas discutem o preconceito racial, através dos espetáculos teatrais "O Avesso da Pele" e "Namíbia, Não". Este bate papo você acompanha excepcionalmente neste domingo (02), às 02:15, no Multishow, e depois fica disponível na plataforma de streaming da Globoplay.
A peça "O Avesso da Pele" é inspirada na obra lançada em 2020 com o mesmo nome, do escritor Jeferson Tenório. O espetáculo ganhou uma adaptação teatral com direção de Beatriz Barros e trouxe para os palcos reflexões sobre questões de paternidade, educação e violência sobre o olhar de um homem negro. Em entrevista, o escritor do livro ressalta como a peça conseguiu trazer pontos importantes da obra. "A adaptação teatral conseguiu captar essa complexidade de discutir as relações raciais, mostrando que não é apenas nós contra o mundo branco, mas como nós negros nos relacionamos com esse mundo", afirma Jeferson Tenório.
O ator Marcos Oli, que representa a personagem Helena na peça, fala sobre a importância da arte para todos. "A arte educa, transforma, faz refletir e questionar. Ela funciona como uma ferramenta para educar as pessoas", afirma.
Dirigido por Lázaro Ramos, o espetáculo "Namíbia, Não", completa 11 anos e foi uma das inspirações para o filme "Medida Provisória". A encenação discute as questões da negritude por meio de uma distopia política, com humor ácido. O escritor Aldri Anunciação conta como foi o processo de criação da peça. "O enredo propõe uma distopia em torno da política para que todos os negros voltem à África em pleno século XX. Apesar do pessimismo, a peça surge com muito humor, leveza e ironia, destaca o escritor.
O episódio conta ainda com a participação dos atores Jhonny Salaberg, Vitor Britto, Alexandre Ammano e Bruno Rocha e da diretora Beatriz Barros.
Com apresentação de Alberto Pereira Jr, Xan Ravelli, Ad Júnior, João Luiz Pedrosa, o Trace Trends tem, a cada semana, um episódio inédito exibido todos os sábados, às 18h, no Multishow, e disponibilizado no Globoplay. Informações à imprensa: Oliver Press I- (11)3682-6989 Juliana Oliveira I (11) 98398-5307 I juliana@oliverpress.com.br Patricia Hidaka I (11) 98811-0052 I patricia@oliverpress.com.br Camila Dias | (21) 98183-2288 | camila@oliverpress.com.br Laise Alves | (11) 99144-8493 | laise@oliverpress.com.br |