Sugestão de Artigo - Marque um golaço no mercado de TI: Entenda as 5 semelhanças entre o futebol e os negócios
Marque um golaço no mercado de TI: Entenda as 5 semelhanças entre o futebol e os negócios Por Claudio Tancredi, Country Manager da Hitachi no Brasil Fonte: Freepik
O futebol e os negócios podem estar muito mais conectados do que imaginamos. Acompanhar o esporte mais popular do mundo, que conta com mais de 4 bilhões de admiradores, ao longo de toda a carreira me trouxe a oportunidade de entender como o desenvolvimento empresarial pode ter similaridade com a dinâmica presente dentro das quatros linhas. De acordo com um recente estudo que li do Ministério da Economia chamado Mapa das Empresas, o primeiro quadrimestre de 2022 registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no Brasil, e o total de empresas ativas no país subiu para 19.373.257. Com esses dados é possível notar a importância, tanto do futebol quanto dos negócios e da tecnologia para nós brasileiros. São diversas semelhanças entre ambos, mas uma das principais é a capacidade de ser criativo e inovador. Assim como os jogadores precisam elaborar dribles e jogadas ensaiadas para ter a oportunidade de fazer um gol, nos negócios a tática é a mesma. É necessário criar estratégias para driblar desafios, prever situações, estudar a concorrência e entender qual é o melhor momento para agir. A seguir, compartilho o alguns insights entre estes universos compartilhados:
Qualquer jogador de futebol com experiência sabe que é necessário se preparar antes de entrar em campo. É preciso estudar as jogadas dos adversários e analisar estratégias junto com sua equipe. E o mesmo acontece com os negócios, especialmente no mercado de TI, onde contar com uma estratégia bem estruturada, e planejada, pode fazer a diferença. É fundamental observar o mercado, validar resultados, definir o modelo, objetivos e metas, e traçar estratégias para alcançá-las.
Cabe ao técnico pensar no esquema tático, coordenar cada jogador, enxergar talentos e tirar todo o potencial de cada um para garantir o melhor resultado após o apito inicial. Nos negócios, um líder deve saber gerir e manter um olhar atento à equipe, percebendo as capacidades e aproveitando os talentos de cada colaborador, mantendo-os, dessa forma, motivados e engajados.
O futebol é um esporte coletivo, com isso, um placar favorável depende também da boa performance de cada jogador em campo. Da mesma forma, em uma empresa o bom desempenho de cada colaborador afeta diretamente nos resultados de todo o negócio, e os erros devem ser evitados ao máximo para que nenhum integrante do time receba um cartão vermelho e comprometa o restante do time. Para que o trabalho em equipe seja bem-sucedido, algumas estratégias são fundamentais, como treino, entrosamento e prática das táticas alinhadas.
Seguir em frente e manter-se em movimento é uma sabedoria milenar, que se aplica também no futebol e nos negócios. O mercado muda o tempo todo, o que significa que um negócio fechado hoje não necessariamente vai se repetir amanhã, da mesma forma um gol de placa feito em um jogo, provavelmente não se repetirá no próximo. Ficar preso nessa ideia é um risco desnecessário que pode ocultar novas possibilidades.
Um time de futebol, entretanto, não é feito só de vitórias. O grupo deve saber lidar bem com os resultados negativos, para estar preparado e dar o seu melhor em uma nova tentativa. Equipes de negócios também precisam saber superar os obstáculos e ter paciência para recalcular rotas. E o esporte nos ensina muito bem como lidar com as inevitáveis derrotas. Assim como um árbitro de uma partida de futebol pode se beneficiar com o uso da tecnologia por meio do VAR e rever as marcações para tomar a melhor decisão, os times de negócios também podem fazer o uso de soluções tecnológicas, como IoT (Internet das Coisas), Big Data, computação em nuvem, e armazenamento, infraestrutura e gestão de dados, para tomar a decisão mais acertada no processo de transformação digital. Com um planejamento bem estruturado, uma liderança sólida, um trabalho em equipe bem estabelecido e com o uso das ferramentas tecnológicas corretas, os times estarão preparados para entrar em campo em busca da vitória.
Sobre a Hitachi Vantara A Hitachi Vantara, uma subsidiária integral da Hitachi, Ltd., orienta os clientes do que é agora para o que vem a seguir, resolvendo seus desafios digitais. Trabalhando ao lado de cada cliente, aplica os recursos industriais e digitais incomparáveis a seus dados e aplicativos para beneficiar os negócios e a sociedade. Mais de 80% das empresas listadas na Fortune 100 confiam na Hitachi Vantara para ajudá-las a desenvolver novos fluxos de receita, desbloquear vantagens competitivas, reduzir custos, aprimorar a experiência do cliente e agregar valor social e ambiental. Conheça mais em: Link. Contatos para Imprensa: (11) 93225-6831 Leonardo Nascimento - leonardonascimento@aboutcom.com.br Manuel Quilarque -- manuelquilarque@aboutcom.com.br
|