Mês Internacional da Criança na mídia: Veja 4 programas elaborados e produzidos por crianças e jovens
Mês Internacional da Criança na mídia: Veja 4 programas elaborados e produzidos por crianças e jovens 1 em cada 3 usuários de internet em todo o mundo é uma criança, de acordo com a UNICEF
Criada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pelo Conselho Internacional da Academia de Televisão, Artes e Ciência, o dia 12 de dezembro celebra-se o dia internacional da criança na mídia. Mais de duas mil emissoras de 170 países, nos últimos onze anos, participam da atividade, exibindo programas que foram elaborados e/ou produzidos por crianças e jovens, de acordo com os dados divulgados pela UNICEF.
Com a expansão da internet, qualquer criança e jovem pode ser produtor e consumidor de conteúdos, não se limitando aos canais televisivos e as rádios. Em 2019, 1 em cada 3 usuários de internet em todo o mundo é uma criança, de acordo com a UNICEF e, devido a essa exposição, é importante que as escola atuem juntos aos pais no monitoramento, consumo e produção de conteúdo consciente.
"As crianças e jovens estão utilizando mais as redes sociais, celulares e consumindo mais conteúdos midiáticos e não há como separá-los dessa realidade, principalmente por se tratar de uma ferramenta indispensável nos dias de hoje. O monitoramento por parte dos pais é fundamental para que não consumam conteúdos inapropriados e, por parte das escolas, é essencial incentivar e explorar a criatividade utilizando-as na produção de fotos, vídeos, podcasts, entre outros, podendo ser enriquecedor para os estudantes, além de gerar resultados positivos no ensino", explica a Diretora Acadêmica da WorldEd School, Juliana Frigerio.
Frigerio ainda explica que a integração do conteúdo na sala de aula conscientiza os alunos a usarem as ferramentas tecnológicas de forma mais saudável, promove integração entre os colegas nas atividades em grupo, traz dinamismo e chama a atenção para o conteúdo estudado. Hoje, o uso diário da tela entre as crianças de 8 a 12 anos aumentou de 4 horas e 44 minutos para 5 horas e 33 minutos. Na faixa etária dos 13 a 18 anos, o tempo gasto passou de 7 horas e 22 minutos para 8 horas e 39 minutos, aponta a pesquisa sem fins lucrativos Common Sense Media.
Durante o ano letivo de 2021 na WorldEd School, os alunos do Brasil e mundo desenvolveram em conjunto o projeto "pensando no futuro" na aula eletiva de estudos sociais - política e economia, que teve o objetivo estimular o pensamento sobre um futuro ideal, levando em consideração o passado, presente, cenários mundiais e problemas sociais. O projeto originou um podcast no qual traz um bate papo levantando pontos culturais, econômicos e visões distintas, sendo um exemplo de como as mídias sociais podem e devem ser inseridas durante as aulas.
O Brasil é o terceiro país que mais consome podcast, chegando há 30 milhões de ouvintes, sendo que, entre março de 2021 a março de 2022, mais de 40% de brasileiros ouviram podcasts pelo menos uma vez, aponta o estudo da Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, com Ibope e CupomValido. com. br. Em alusão ao mês que se comemora o Dia Internacional da Criança, a Diretora Acadêmica da WorldEd School, Juliana Frigerio, separou 4 programas e conteúdos já elaborados e/ou protagonizados por crianças e adolescentes:
"Acreditamos no protagonismo de nossas crianças que se tornarão cidadãos globais de amanhã para tomar as melhores decisões. Na WorldEd School, o aluno conta um currículo personalizado que aborda as diferenças de aprendizagem, interesses, aspirações e origens culturais. Incentivamos cada um a ser proativo no planejamento de suas rotinas diárias, promovendo a liderança, e com o apoio de ferramentas do mundo digital. Isso motiva a independência à medida que avançam em direção aos seus objetivos e sonhos", ressalta Juliana Frigerio.
Conheça mais sobre a escola WorldEd School aqui e veja o melhor curso para o seu filho(a)!
Sobre a WorldEd School A WorldEd School é uma rede de ensino americana futurista com viés internacional, criada em 2017, na Flórida, com alunos, professores, tutores e/ou com parcerias, e tem a projeção de chegar a 10 mil alunos em 2023. A rede global está presente em 4 continentes: América, Europa, Ásia e África. E oferece o Duo Diploma - a formação do estudante no currículo do seu país de origem e o currículo americano que pode ser usado em universidades americanas e de todo o planeta. O propósito da WorldEd School é conectar pessoas de todo o mundo para que com a vivência de cada um e com a sua bagagem cultural e de seu país, todos possam aprender e desenvolver competências para o mercado de trabalho e para a vida. Saiba mais, aqui!
Para informações (Imprensa): Queissada Comunicação Agência de RP & Digital Full Service Rafaela Eufrosino - pr@queissada.com.br - (11) 96945 7329 Laíse Marcondes - atendimento@queissada.com.br - (12) 99674 5960 |