Resolvi postar aqui a reclamação que deixei no site Reclame Aqui há quase um mês atrás. Na época, tentei também fazer uma reclamação no site da Anatel, mas foi tanta burocracia, e confusão (A Vivo não aparece entre as empresas de internet, apenas de telefonia, por exemplo), que acabei desistindo à epoca, mas pretendo tentar de novo. Segue o texto:
Em dezembro de 2009 adquiri um modem 3G da Vivo, e desde então venho tendo um problema para o qual eu não conseguia explicação até hoje. Eu navegava na internet normalmente, mas quando queria fazer um download de um arquivo hospedado em sites como Megaupload, Rapidshare e outros sites do tipo, não conseguia. A velocidade caia pra algo em torno de 1kbps e depois de alguns segundos o download parava devido a algum erro.
Passei meses tentando resolver o problema, achando que estava em alguma configuração do meu computador, do navegador, do firewall, do gerenciador de download, etc etc... Não havia nada de errado, e os downloads de outros sites ocorriam normalmente. Isso me atormentou por meses, já que trabalho com Design e algumas vezes necessito baixar arquivos destes sites, como vetores e etc, e este problema estava me prejudicando.
Hoje, por acaso, encontrei na internet a explicação, que foi para mim como um soco no estômago: A VIVO DELIBERADAMENTE BLOQUEIA DOWNLOADS DESSES SITES. Existem centenas de sites, blogs, tópicos em fóruns e comunidades falando a mesma coisa, com pessoas que passaram pelo mesmo que eu estou passando. Quando li que em alguns casos sequer o site abria, resolvi fazer um teste, e comprovei: O site www.megaupload.com está há mais de 10 minutos carregando aqui e não abre.
Estou revoltadíssimo, pois meu contrato prevê uma diminuição na velocidade quando o tráfego mensal de dados ultrapassar 2GB, mas não diz absolutamente nada sobre o BLOQUEIO destes sites, independente da velocidade.
A Vivo nunca respondeu a reclamação, e eu sigo sem conseguir baixar absolutamente nada. Nem saber que milhares de usuários estão na mesma situação que eu me consola.
Pra você que foi enganado pela Vivo, um abraço,
Thiago Henrik