SPONS chega ao mercado como a primeira consultoria tech-driven de patrocínios do Brasil promovendo transformações na indústria
Olá, tudo bem? Criada por Bazinho Ferraz - um dos nomes mais reconhecidos e pioneiros em projetos proprietários como Skol Beats, Planeta Terra, Oi Live Music Rocks, Natura Musical, Super Casas Bahia, Red Bull Air Race, Red Bull X Fighters e na área do entretenimento brasileiro, responsável por trazer ao país turnês icônicas internacionais com shows de artistas como Elton John, Demi Lovato, Bruno Mars, Justin Bieber, Shakira, Jennifer Lopez e Amy Winehouse, Maroon 5 - e por Felipe Bratfisch - executivo que atuou por 13 anos na AMBEV, tendo sido diretor nacional de Patrocínios e Brand Experience da empresa por mais de 4 anos - a SPONS chega para resolver algumas das principais necessidades da indústria de patrocínios através da tecnologia. Hoje as marcas têm buscado ampliar sua relevância cultural para atrair interesse dos consumidores por meio de patrocínios relevantes e experiências presenciais e híbridas, mostrando a força que o ao vivo tem ganhado para atrair a atenção dos consumidores através da sinergia dos canais de comunicação. Isso se justifica por alguns desafios que encontram ao investir em outros tipos de formatos de mídia:
Ao mesmo tempo que os patrocínios surgem como uma das mais relevantes oportunidades de investimento nos tempos atuais, também existem alguns pontos de atenção e diversas lacunas de ofertas e serviços para os projetos executados neste mercado:
A SPONS foi criada juntando a percepção de todas essas lacunas e necessidades do mercado com a experiência de mais duas décadas de dois dos maiores executivos do entretenimento brasileiro. Abaixo trago alguns dados sobre esse mercado e também o press release de apresentação da SPONS. Sugiro também um papo com os fundadores para contextualizar esse momento do mercado e o que a empresa tem a contribuir para o mercado de marketing e comunicação no Brasil.
O mercado de patrocínios no Brasil tem se mostrado dinâmico e em crescimento constante. Em 2025, espera-se que o segmento continue aquecido, com destaque para o patrocínio esportivo e cultural. O setor de patrocínios esportivos, que movimentou cerca de R$12 bilhões em 2021, deve atingir aproximadamente R$12,4 bilhões até 2025, crescendo a uma taxa média anual de 6,8%.
Além disso, os eventos corporativos e culturais também são significativos. O mercado de eventos no Brasil, que inclui esportes, música e gastronomia, obteve faturamento de cerca de R$80 bilhões em 2024, destacando-se como uma ferramenta essencial para engajamento e branding . Esses números refletem a diversidade e o potencial do mercado de patrocínios no país, impulsionados pelo crescimento de projetos ESG e pelo aumento de interesse em setores como esportes eletrônicos e eventos culturais.
SPONS chega ao mercado como a primeira consultoria tech-driven de patrocínios do Brasil promovendo transformações na indústria
Nova empresa de inteligência de patrocínios do ecossistema B&Partners promete preencher lacunas do mercado com um smart scan com AI, um marketplace de patrocínios e soluções que eliminem as fricções das etapas de patrocínio - da estratégia ao ROI
Março de 2024 – O mercado de patrocínios vive um momento de transformação. Com a audiência cada vez mais dispersa e dificuldade de impactar efetivamente os consumidores, as marcas têm buscado o patrocínio como alavanca a fim de gerar relevância cultural. Com a previsão de 80 bilhões de reais faturados em 2024, de acordo com a Abrape, a chave para atrair a atenção do público está em utilizar ativos de mercado ou criar novos ativos para proporcionar experiências que combinem o ao vivo com os canais digitais, oferecendo conteúdos que engajem e emocionem o consumidor.
No entanto, o mercado de patrocínios ainda enfrenta desafios práticos dentro das grandes corporações: a ausência de dados consistentes para tomada de decisões, um alto custo por impacto e falta de mapeamento dos ativos disponíveis. Isso traz muita fricção no processo e carência de serviços especializados para dar suporte na estratégia, tomada de decisão e mensuração de investimentos.
Por isso, a SPONS nasce como uma consultoria tech-driven de inteligência de patrocínios de alta performance e tem o propósito de preencher lacunas neste mercado, oferecendo além de consultoria estratégica uma plataforma tecnológica proprietária e inédita de ponta, que através de inteligência artificial permite otimizar o uso de dados e métricas no setor. Fundada por Felipe Bratfisch que também assume como CEO do negócio, e Bazinho Ferraz, grandes referências do mercado, a empresa combina expertise em patrocínios e entretenimento com uma metodologia exclusiva e soluções tecnológicas inovadoras. O objetivo é transformar a forma como marcas, patrocinadores e produtores interagem, gerando um impacto real e mensurável na indústria, fornecendo soluções que permitem uma análise aprofundada do mercado e a criação de ativos personalizados para cada necessidade. Com uma plataforma inovadora que combina inteligência artificial, métricas claras de performance e uma rede estratégica de parceiros, a SPONS cria uma abordagem mais eficiente e rentável para o setor de patrocínios. "Somos a tech que chegou para revolucionar o mercado de patrocínios. Combinamos além de dados e inteligência artificial, um profundo conhecimento em entretenimento para conectar marcas a oportunidades de forma estratégica, eficiente e mensurável. O futuro do patrocínio é SPONS e é um prazer estar na liderança de uma nova era do mercado da comunicação brasileiro" anuncia Bazinho Ferraz, CEO da B&Partners e Partner da SPONS SPONS e suas soluções originais O SPONS TRACK é o primeiro smart scan da indústria de patrocínios, utilizando inteligência artificial para mapear o mercado de entretenimento com segmentação por formato, tema, região, porte do evento e valor do ingresso. A plataforma oferece insights valiosos por meio de dashboards personalizados e relatórios estratégicos, auxiliando marcas em decisões técnicas e assertivas.
SPONS STRATEGY - Consultoria de patrocínios para marcas com metodologia e tecnologias proprietárias. A SPONS STRATEGY oferece uma consultoria especializada para maximizar a gestão e governança de patrocínios, combinando a compreensão dos desafios de cada marca com um profundo conhecimento do mercado. Através de uma abordagem estratégica e metodologia proprietária, o serviço redefine modelos de negócio, aprimora estruturas de patrocínio, mensura resultados e gerencia ativos intelectuais, garantindo decisões assertivas e alinhadas ao crescimento das empresas. Na entregas da SPONS STRATEGY estão inclusos planejamento estratégico, definição de KPIs, identificação de Passion Points e Plataformas, modelagem operacional e footprint comercial, Route-To-Market e toda mensuração de ROI.
SPONS SALES - Consultoria para projetos originais de entretenimento, da concepção à mensuração O SPONS SALES chega ao mercado para otimizar a captação de patrocínios em projetos de cultura, esportes e entretenimento. A consultoria atua de forma estratégica, desde a concepção criativa até a modelagem de projetos proprietários, incluindo P&L, customização de cotas, captação de receitas e toda mensuração de resultado para as marcas. Com amplo know-how e um networking qualificado, o serviço facilita a conexão entre produtores e grandes anunciantes, garantindo parcerias alinhadas e de alto impacto usando tecnologia para geração de insights e na busca de diferenciais competitivos.
A SPONS nasce com clientes de grande relevância nas indústrias de varejo de moda, bebidas alcoólicas e bebidas mistas em seu portfólio, para os quais desenvolve trabalhos auxiliando no fortalecimento de suas operações e posicionamento de mercado. Entre os projetos realizados, destaca-se também o Réveillon dos Quereres, no qual foi responsável pela estratégia comercial e pela comercialização de cotas de patrocínio, evidenciando a competência em planejamento e execução de iniciativas de alto impacto.
A SPONS se destaca no mercado pela integração de suas frentes de atuação, que trabalham de forma conjunta para entregar soluções completas e personalizadas. A área de Consultoria, utiliza o SPONS TRACK para oferecer insights estratégicos aos clientes, enquanto a equipe comercial aplica a mesma ferramenta para entender o mercado e posicionar as ofertas de maneira assertiva. Com isso, todas as frentes — Consultoria, Smart Scan e Comercial — se conectam constantemente, potencializando os resultados e garantindo um atendimento mais eficiente e alinhado às demandas de cada marca. |
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