Dois em cada cinco brasileiros querem cancelar assinaturas, mostra pesquisa da Adyen
As assinaturas de plataformas de séries e filmes são as mais populares entre os entrevistados, com adesão de 80%, seguidas de benefícios em marketplaces (como descontos em frete e acesso a ofertas especiais, com 60%), streaming de músicas (56%), delivery de comida (42%) e academia (39%). Ao mesmo tempo, são os mesmos serviços mencionados que os entrevistados pretendem cancelar no próximo ano, sendo 11% para música e assinatura de benefícios em marketplace, 10% para filmes e aplicativos de delivery de comida e 9% para academia. Por outro lado, a maior parte das empresas entrevistadas (80%) pretende investir nesse segmento no próximo ano, e, 47% pretendem incluir novas linhas de produtos ou serviços para ampliar sua oferta. A experiência do consumidor, entretanto, deve estar no centro dessa estratégia. De acordo com a pesquisa da Adyen, ao menos 40% dos entrevistados desistem do processo de compra se não puderem pagar da maneira que desejam. "A etapa de pagamentos deve ser visualizada pelas empresas como uma parte estratégica do negócio. Hoje, a tecnologia permite reduzir a fricção e o churn involuntário, quando o consumidor para de pagar o serviço sem querer, por um cartão expirado, por exemplo. Estão disponíveis funcionalidades como atualizações automáticas de cartão e modelos de inteligência artificial, que aumentam as chances das transações serem aprovadas", explica Renato. Consumidor busca personalização e praticidade O Digital Report da Adyen também apontou algumas das principais demandas dos entrevistados. O desejo por uma experiência personalizada foi mencionado por 37% dos consumidores e, com isso, 27% deles seriam mais fiéis a uma marca. Além da experiência personalizada, outra ação que torna os mais fiéis é a oferta de descontos personalizados, tema mencionado por 59% dos entrevistados, seguido por um bom atendimento ao cliente (52%) e facilidade com reembolsos (42%). Por fim, os entrevistados também buscam opções diversificadas na hora do pagamento da assinatura, e 44% deles seriam mais fiéis a uma marca que oferecesse isso. Embora o cartão de crédito seja o método mais utilizado pelos entrevistados para esses serviços (70%), seguido do cartão de débito (43%), 21% dos brasileiros gostariam de realizar o pagamento via débito automático e 18% gostariam de pagar com carteira digital, como Apple Pay ou Google Wallet. *** Notas para os editores Pesquisa com consumidores
Pesquisa com empresas do setor digital
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