[Consumo de conteúdo nas Smart TVS] - Samsung Ads apresenta dados nacionais e preferências em cada região do país
Samsung Ads revela o consumo regional de conteúdo nas Smart TVs da marca
Análise demográfica aponta como fatores regionais podem influenciar hábitos de consumo e entretenimento via TVs conectadas
São Paulo, 16 de dezembro de 2024 – O que todos os brasileiros têm em comum, além de paixões, necessidades e consumo? E quando o assunto é consumo de conteúdo a partir de TVs conectadas, também chamadas de CTVs? É o que a Samsung Ads – braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics – buscou saber mapeando o país, região por região, com dados obtidos da base da marca, que atualmente ultrapassa mais de 20 milhões de unidades (alcance de mais de 81,3 milhões potenciais consumidores).
A começar pela audiência brasileira que se revela formada por tribos, usuários multiperfis e com interesses e consumo em um ecossistema multiplataforma composto por linear tradicional (aberto ou pago), APPs de streaming e serviço, bem como jogos. Aqui, o levantamento identificou que mais de 3 milhões de consumidores são light-linears³, ou seja, consomem menos de 1 hora ao dia de linear tradicional. São hiperconectados, curiosos e estão no controle das experiências e jornadas de descoberta e consumo de conteúdo. A visão sobre o comportamento nacional também revela detalhes como:
E mais: considerando toda a base ativa e conectada de Smart TVs da marca no Brasil, ao mês são consumidas mais de 1,8 bilhão de horas entre plataformas lineares tradicionais (abertas e pagas), APPs de streaming e de serviço e gaming. Região por região:
Fonte: ¹ Samsung Ads Brasil I +20,3MM de Smart TVs ativas e conectadas no Brasil em novembro 2024 I Média de 4 pessoas por lar.
O consumo de conteúdo por região e sua relação com o entretenimento nas telas
A TV segue protagonista no lar dos brasileiros e preferida nas jornadas de descoberta de conteúdo e entretenimento2. A experiência com as CTVs ultrapassa a oferta de som e imagem, imprimindo praticidade e conveniência por possibilitar o acesso a diversas plataformas em um único lugar e com a mesma qualidade – linear tradicional (aberto ou pago), APPs (de streaming e serviço) e gaming. E, nesse sentido, identificar a relação do consumo de conteúdo com o entretenimento fora das telas revelou curiosidades sobre o comportamento dos consumidores em cada região do país, como:
A análise também demonstra que o usuário das Smart TVs Samsung é aberto e aceita publicidade em todas as plataformas por entender o seu valor na entrega e possibilidades de descobrir novas marcas, produtos ou serviços, bem como acesso e entretenimento na modalidade AVOD (vídeo sob demanda baseado em anúncios) ou FAST. Nesse contexto, o estudo aponta que, nacionalmente, 50% do tempo dedicado ao streaming é em AVOD4 e que:
Ao transferir a lupa para o detalhamento regional, foi possível descobrir que:
Fontes: 2 TGI Brasil 2024 R2 I Regiões metropolitanas contempladas – Nordeste (Recife, Salvador, Fortaleza), Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Belo Horizonte), Centro-Oeste (Goiânia, Brasília), Sul (Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis);3 Comscore "Estudo Consumo CTV" de novembro de 2023 com 2.004 pesquisados no Brasil; 4 Samsung Ads Brasil I +20,3MM de Smart TVs ativas e conectadas no Brasil em novembro 2024 I Média de 4 pessoas por lar. Panorama do consumo de conteúdo nacional e impacto regional
O estudo demográfico sobre as audiências nas Smart TVs Samsung, assim como outras análises realizadas por Samsung Ads, reforça que o consumidor brasileiro é aficionado por conteúdos de todos os gêneros disponíveis em todas as plataformas que formam o ecossistema das CTVs. E o Top 5 que mais engajam os usuários nacionalmente são: 1º: Notícias (locais, nacionais e internacionais), 2º: Esportes (futebol, automobilismo e futebol americano), 3º: Telenovelas (nacionais, mexicanas, turcas e coreanas), 4º: Filmes (ação, comédia e ficção científica²) e 5º: Séries (ação, comédia e ficção científica²). Regionalmente, a configuração dos gêneros de maior consumo se amplia, chamando a atenção de anunciantes que buscam promover conexão de suas marcas com os consumidores para a necessidade de adaptar as narrativas, tanto para a multiplicidade de conteúdos consumidos quanto para as particularidades culturais de cada região, a saber:
Fonte: ² Estudo O Consumo de CTV na América L atina da Comscore de novembro de 2023 com 2.000 brasileiros.
E quando não estão diante das telas? Como os usuários das Smart TVs Samsung se comportam, quais são as suas preferências? Regionalmente, o Top 3 de atividades de lazer1, quando não estão consumindo conteúdo é:
Outra curiosidade demográfica está relacionada às bebidas e comidas1 mais consumidas no momento da diversão em frente à TV, sozinho ou acompanhado dos amigos e familiares. Os hábitos regionais também foram identificados:
Fonte:¹ TGI Brasil 2024 R2 I Regiões metropolitanas contempladas Nordeste (Recife, Salvador, Fortaleza), Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Belo Horizonte), Centro Oeste (Goiânia, Brasília), Sul (Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis I Afinidades referente à população geral e comparando com as populações de cada região contida na cobertura do TGI.
Sobre a Samsung Ads Parte da Samsung Electronics, a Samsung Ads é a unidade de negócios com foco na monetização de espaços publicitários em Smart TVs Samsung. Foi lançada nos Estados Unidos em 2015, com atuação ampliada no Canadá, Europa, Índia, Austrália e Ásia, e chegou à América Latina – especificamente ao Brasil e ao México – em 2020 com a missão de conectar marcas e consumidores, oferecendo escala, eficiência, alcance incremental e as mensurações/segmentações do digital com a experiência de áudio e vídeo de uma grande tela de TV.
Informações para imprensa:
Ketchum – Atendimento Samsung Ads Anne Gigliucci – anne.gigliucci@ketchum.com.br Rosângela Pádua –rosangela.padua@ketchum.com
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