Secretaria do Audiovisual: 2024 marcado por avanços no setor cinematográfico e audiovisual brasileiro
Secretaria do Audiovisual: 2024 marcado por avanços no setor cinematográfico e audiovisual brasileiro
Em 2024, a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC) consolidou uma série de ações estratégicas para fortalecer o audiovisual brasileiro, entre as principais iniciativas está a Medida Provisória do Audiovisual Nº 1.280, que prorrogou até 2029 mecanismos de fomento ao setor, atualizou o teto de aporte da Lei do Audiovisual em R$ 21 milhões e garantiu a continuidade do Regime Especial de Tributação para o Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine), além de assegurar incentivos fiscais para dedução do Imposto de Renda em projetos e fundos do setor, incentivando a modernização do parque exibidor e o financiamento de produções nacionais.
O fortalecimento das relações internacionais também foi uma prioridade em 2024. Durante o Festival do Rio, o Ministério da Cultura firmou um acordo com a França, abrangendo cooperação, formação profissional e preservação audiovisual. Outros marcos foram as assinaturas de Memorandos de Entendimento durante as reuniões do G20, em Salvador. Os acordos incluem cooperações, preservação e intercâmbio técnico, além da promoção de filmes nos dois países. Ao todo, quatro parcerias foram fechadas.
Duas ações importantes de difusão audiovisual, alcançaram mais de 40 mil pessoas. A Mostra Difusão da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que aconteceu entre 25 de março e 24 de abril de 2024, reunindo 257 cineclubes e pontos de exibição em todo Brasil, distribuídos por 170 cidades. Com 18 filmes exibidos em 251 sessões, a mostra atingiu um público total de 13.309 pessoas. No segundo semestre, a Mostra Mercosul: Ciclo de Curtas Infantis contou com 207 pontos exibidores e cineclubes em 150 municípios de todo o Brasil. Foram registradas 208.350 minutos assistidos e um público de 27.981 pessoas.
|