Análise demográfica aponta como fatores regionais podem influenciar hábitos de consumo e entretenimento via TVs conectadas São Paulo, 19 de dezembro de 2024 - O que todos os brasileiros têm em comum, além de paixões, necessidades e consumo? E quando o assunto é consumo de conteúdo a partir de TVs conectadas, também chamadas de CTVs? É o que a Samsung Ads – braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics – buscou saber mapeando o país, região por região, com dados obtidos da base da marca, que atualmente ultrapassa mais de 20 milhões de unidades (alcance de mais de 81,3 milhões potenciais consumidores).
E mais: considerando toda a base ativa e conectada de Smart TVs da marca no Brasil, ao mês são consumidas mais de 1,8 bilhão de horas entre plataformas lineares tradicionais (abertas e pagas), APPs de streaming e de serviço e gaming. Região por região:
Fonte: ¹ Samsung Ads Brasil I +20,3MM de Smart TVs ativas e conectadas no Brasil em novembro 2024 I Média de 4 pessoas por lar.
A TV segue protagonista no lar dos brasileiros e preferida nas jornadas de descoberta de conteúdo e entretenimento2. A experiência com as CTVs ultrapassa a oferta de som e imagem, imprimindo praticidade e conveniência por possibilitar o acesso a diversas plataformas em um único lugar e com a mesma qualidade – linear tradicional (aberto ou pago), APPs (de streaming e serviço) e gaming.
E, nesse sentido, identificar a relação do consumo de conteúdo com o entretenimento fora das telas revelou curiosidades sobre o comportamento dos consumidores em cada região do país, como:
A análise também demonstra que o usuário das Smart TVs Samsung é aberto e aceita publicidade em todas as plataformas por entender o seu valor na entrega e possibilidades de descobrir novas marcas, produtos ou serviços, bem como acesso e entretenimento na modalidade AVOD (vídeo sob demanda baseado em anúncios) ou FAST. Nesse contexto, o estudo aponta que, nacionalmente, 50% do tempo dedicado ao streaming é em AVOD4 e que:
Ao transferir a lupa para o detalhamento regional, foi possível descobrir que:
Fontes: 2 TGI Brasil 2024 R2 I Regiões metropolitanas contempladas – Nordeste (Recife, Salvador, Fortaleza), Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Belo Horizonte), Centro-Oeste (Goiânia, Brasília), Sul (Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis);3 Comscore "Estudo Consumo CTV" de novembro de 2023 com 2.004 pesquisados no Brasil; 4 Samsung Ads Brasil I +20,3MM de Smart TVs ativas e conectadas no Brasil em novembro 2024 I Média de 4 pessoas por lar.
O estudo demográfico sobre as audiências nas Smart TVs Samsung, assim como outras análises realizadas por Samsung Ads, reforça que o consumidor brasileiro é aficionado por conteúdos de todos os gêneros disponíveis em todas as plataformas que formam o ecossistema das CTVs. E o Top 5 que mais engajam os usuários nacionalmente são: 1º: Notícias (locais, nacionais e internacionais), 2º: Esportes (futebol, automobilismo e futebol americano), 3º: Telenovelas (nacionais, mexicanas, turcas e coreanas), 4º: Filmes (ação, comédia e ficção científica²) e 5º: Séries (ação, comédia e ficção científica²). Regionalmente, a configuração dos gêneros de maior consumo se amplia, chamando a atenção de anunciantes que buscam promover conexão de suas marcas com os consumidores para a necessidade de adaptar as narrativas, tanto para a multiplicidade de conteúdos consumidos quanto para as particularidades culturais de cada região, a saber:
Fonte: ² Estudo O Consumo de CTV na América L atina da Comscore de novembro de 2023 com 2.000 brasileiros.
Outra curiosidade demográfica está relacionada às bebidas e comidas1 mais consumidas no momento da diversão em frente à TV, sozinho ou acompanhado dos amigos e familiares. Os hábitos regionais também foram identificados:
Fonte:¹ TGI Brasil 2024 R2 I Regiões metropolitanas contempladas Nordeste (Recife, Salvador, Fortaleza), Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Belo Horizonte), Centro Oeste (Goiânia, Brasília), Sul (Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis I Afinidades referente à população geral e comparando com as populações de cada região contida na cobertura do TGI. Sobre a Samsung Ads Parte da Samsung Electronics, a Samsung Ads é a unidade de negócios com foco na monetização de espaços publicitários em Smart TVs Samsung. Foi lançada nos Estados Unidos em 2015, com atuação ampliada no Canadá, Europa, Índia, Austrália e Ásia, e chegou à América Latina – especificamente ao Brasil e ao México – em 2020 com a missão de conectar marcas e consumidores, oferecendo escala, eficiência, alcance incremental e as mensurações/segmentações do digital com a experiência de áudio e vídeo de uma grande tela de TV.
Informações para imprensa: Ketchum – Atendimento Samsung Ads Anne Gigliucci – anne.gigliucci@ketchum.com.br Rosângela Pádua – rosangela.padua@ketchum.com |
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