Thiago, tudo bem? Conheça a estratégia da Curta, hub responsável por 4 dos top 10 creators do YouTube 2024
Emilly Vick, Katlen e Leozin, que juntamente com Cauan (Void) e Robson formam a Família dos Rosa, estrearam este ano o show "Dos Rosa em Multiverso dos Elementos", que passou por 40 cidades, no Brasil e Portugal, com bilheteria esgotada em todos os locais. Natan por aí, além do espetáculo "Natan por aí e o segredo da colmeia" — também esgotado — conta com uma ampla variedade de brinquedos, livros, papelaria e vestuário no mercado. Além do licenciamento de produtos e da realização de shows, a Curta também é responsável em aproximar os fãs dos YouTubers por meio de feiras e outros encontros presenciais, desenvolvendo estratégias de comunicação e marketing que vão desde a criação, roteiro, produção e pós-produção de conteúdo. A startup também oferece uma plataforma transparente de dados para os influencers e marcas — de forma que sejam feitos planejamentos eficazes para conteúdos e publicidades — assim como tecnologias diversas, incluindo clonagem de voz por meio de Inteligência Artificial para internacionalização dos canais. Juntando todos os canais, os criadores da Curta possuem mais de 350 milhões de inscritos nas redes sociais, 5 bilhões de visualizações mensais no YouTube, 80 milhões de acessos por dia e 2 milhões de novos seguidores por semana. Com isso, além do crescimento dos canais e maior engajamento nas redes, mais marcas são atraídas. Não à toa, a previsão de faturamento da Curta é de R$ 46 milhões em 2024, alta de 156% em comparação ao ano anterior. Apenas neste ano, foram vendidos mais de 600 mil produtos licenciados e já no primeiro semestre, os números de publicidade de 2023 foram ultrapassados, envolvendo mais de 1 mil marcas de diversos setores. Em plena expansão e com nova sede em vista, a Curta também adicionou mais 40 colaboradores neste ano. Com a estratégia utilizada pela Curta, todo seu ecossistema de economia criativa cresce. "Não é simplesmente fazer conteúdo, é necessário conhecer seu público, antecipar demandas e tendências e de fato se comunicar com sua comunidade. Quando era apenas criador de conteúdo, sentia falta dessa visão de negócios e foi assim que nasceu a Curta. Somos mais que um hub de influenciadores para influenciadores, somos transformadores do setor de marketing de influência e impulsionadores da economia criativa", explica Pedro Gelli, CEO e co-fundador da Curta. O influenciador se uniu a Lucas Continentino e Vitor Rabello para criar a startup, que completa três anos de mercado. "Vivemos um boom da economia criativa, onde a cada dia surgem novos criadores de conteúdo. Agora, é essencial profissionalizar o setor, em respeito ao público e às marcas, de maneira que haja responsabilidade nas redes sociais e estratégias bem-sucedidas, engajando e conectando o público sem perder a originalidade dos creators", Lucas Continentino, co-fundador da Curta. A partir do ranking, é possível perceber a mudança do perfil de quem consome mais conteúdos no YouTube. Até mesmo o canal CazéTV, em ano de Olimpíadas, foi ultrapassado pelo público infantil. "Os jovens até pouco mais de uma década atrás eram apaixonados por personagens de desenhos e filmes famosos, agora são as redes sociais que possuem mais audiência. Com isso, o criador de conteúdo se torna figura de influência junto aos públicos infantis e infanto-juvenis. Esses influenciadores precisam transitar no ecossistema de possibilidades que são abertas a eles, deixando de ser apenas pessoas e se tornando verdadeiros personagens que permeiam o imaginário do seu público em diferentes plataformas, seja no online ou no offline. A Curta veio para apoiar essa importante transformação do mercado de entretenimento e mídia brasileiro", ressalta o co-fundador da Curta, Vitor Rabello. YouTube é a nova Disney das crianças Crianças de 2 a 11 anos assistiram três vezes mais conteúdo no YouTube do que no Disney+, isso é o que mostra uma pesquisa da Nielsen com o portal Business Insider. Em abril deste ano, 23,3% assistiam YouTube, enquanto Disney+ era visto por apenas 7,6% do público. A queda do serviço da Disney+ de 2023 para 2024 foi de 0,3%, enquanto o aumento da presença do YouTube nos lares com crianças foi mais expressivo: 3,9%. Além disso, 60% dos assinantes do streaming da gigante do entretenimento são adultos sem crianças. Pedro Gelli confirma essa tendência afirmando que a percepção que o mercado dá é de que as crianças e adolescentes de hoje têm uma admiração por esses influenciadores semelhante aos personagens da Disney nas décadas anteriores. "Hoje, a criança é impactada pelo digital desde muito nova, então é normal terem como referências esses criadores de conteúdo, querendo conhecê-los pessoalmente, além de adquirir produtos da marca própria deles. Vimos também esse boom nos anos 1990, mas com personagens e artistas que estavam na TV. Era comum cadernos e outros itens da Xuxa, Sandy & Junior e até dos atores de Malhação, na Globo", explica Lívia de Paula, sócia e Head de Licenciamento da Curta. De acordo com uma pesquisa da Business Research Insights, o mercado de licenciamento de marcas projeta chegar a US$ 433 milhões até 2031, com uma taxa de crescimento anual composto de 4,34% entre 2023 e 2031. Saiba mais sobre os top creator 2024 que fazem parte da Curta Emilly Vick: aos 19 anos, Emilly Vick traz consigo uma paixão nata pelas artes cênicas e pela dança, elementos que permearam sua vida desde cedo. Com a pandemia, essa conexão com a arte ganhou novos contornos ao ser traduzida para um formato divertido e lúdico nas redes sociais. Com um conteúdo que cativa pessoas de todas as idades, Emilly se destaca como uma influenciadora capaz de entreter e inspirar. Seu carisma e talento a tornam uma figura de destaque no cenário digital, e seus números impressionam: mais de 40 milhões de seguidores em suas redes sociais e mais de 5 bilhões de visualizações em suas plataformas. Não é à toa que Emilly Vick foi reconhecida como a YouTuber feminina mais vista em 2023, um título que reflete não apenas sua popularidade, mas também sua capacidade de criar conteúdo exclusivo e autêntico. Natan por Aí: Natan, natural da cidade de Curitiba, é um entusiasta dos esportes, apaixonado por ciclismo, escalada e sempre com um skate ao alcance. Sua vida é uma exploração constante de lugares incomuns, repletos de desafios, e ele faz isso acompanhado por amigos, envolvido em esportes e aventuras. Desde 2017, o canal de Natan tem sido uma fonte inspiradora e divertida para milhões de seguidores. Sua mensagem ressoa, mostrando que aventuras não têm barreiras e, ao lado da família, todos podem transformar sonhos em realidade, seja aqui ou em qualquer lugar. Atualmente, Natan embarca em uma jornada única ao lado de sua família, explorando o Brasil com um espetáculo inédito que encanta milhares de pessoas. Katlenof: Katlen, uma visionária do mundo digital, iniciou sua jornada durante o auge da pandemia, ao lado de sua irmã, embarcando em uma aventura que rapidamente se transformou em uma fonte de inspiração para milhares de seguidores. Aos 22 anos, Katlen é uma figura emblemática no nicho de entretenimento, conquistando um público amplo com sua autenticidade, sinceridade e senso de humor peculiar. Seus vlogs oferecem uma visão cativante de seu dia a dia, enquanto seus insights inspiradores acrescentam uma camada de profundidade ao seu conteúdo. Com um talento inegável para criar conexões com sua audiência, Katlen se destaca como uma influenciadora capaz de gerar engajamento e lealdade entre seus seguidores. Sua habilidade em compartilhar experiências cotidianas de uma maneira autêntica e descontraída foi um dos motivos que fez a influenciadora conquistar milhões de seguidores. Leozinn 077: Leozinho é um jovem influenciador de 18 anos que está deixando sua marca no mundo digital. Sua jornada começou em 2021, quando ele decidiu compartilhar sua criatividade e ideias malucas com o mundo através do YouTube. Rapidamente, Leozinho se destacou como uma das principais revelações do cenário online, conquistando o título de Top Revelação em 2022. Com seu conteúdo, Leozinho rapidamente ganhou destaque e se tornou um dos 10 influenciadores mais vistos do Brasil em 2023. Seu objetivo desde o início tem sido levar felicidade e entretenimento para seus seguidores, através de ideias criativas e diferenciadas que capturam a imaginação de seu público. Sobre a Curta – É o maior hub de youtubers da América Latina, com 60 criadores de conteúdo focados em entretenimento e games, como Robin Hood, Natan por Aí, JazzGhost, Lucas Clash On e Família Dos Rosa. O diferencial da Curta é o modelo de negócio, baseado em parcerias em que os influenciadores podem se tornar sócios do hub e receber participação nos lucros. A Curta já trabalhou com mais de mil marcas, como Ubisoft, Samsung, Scopely, L'Oréal, Amazon, Google, Tencent, Activision, Epic Games, entre outras. Juntando todos os canais, possui mais de 300 milhões de inscritos e 60 bilhões de visualizações totais no YouTube. Saiba mais no site da Curta.
Anne Morais 31.99130-2177 | anne@mayapr.com.br Cintia Esteves 11.99821-7160 | cintia@mayapr.com.br Milka Veríssimo 11.95761-2703 | imprensa@mayapr.com.br
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