Olá, Thiago! Tudo bem? Sou a Lívia, assessora de imprensa da BigDataCorp, maior datatech da América Latina. Muito Prazer! A pesquisa da BigDataCorp revela que a Black Friday se tornou crucial para o comércio eletrônico no Brasil, com 99,9% dos e-commerces aderindo às promoções em 2024. A antecipação das ofertas para outubro e novembro e a variação nos descontos, que chegaram a 87% em algumas categorias, destacam a importância de estratégias de preços e infraestrutura tecnológica robusta. A pesquisa enfatiza a necessidade de monitorar preços para aproveitar descontos reais e a importância de uma experiência de navegação eficiente para evitar perdas. A BigDataCorp reforça o papel dos dados e tecnologia para otimizar resultados na Black Friday.
Black Friday 2024: lojas trouxeram redução média de até 87% nos preços
São Paulo, dezembro de 2024 - A BigDataCorp, maior datatech da América Latina, apresenta os resultados da 10ª edição da pesquisa "Levantamento da Black Friday". O estudo oferece um panorama detalhado da data, que hoje é a mais significativa para as vendas do comércio eletrônico no Brasil. "Saímos de um momento de pouca relevância, em que menos de 60% das lojas online ofereciam promoções há dez anos, para um marco anual que mobiliza não só todo o e-commerce, mas também o varejo físico. Essa data já está marcada no calendário dos consumidores", relata Thoran Rodrigues, Fundador e CEO da BigDataCorp. Segundo a pesquisa, observou-se a adesão de mais de 99,9% dos e-commerces do país às promoções divulgadas em 2024, o que representa um aumento em comparação ao ano anterior. Também foi possível perceber que mais de 50% das lojas já estavam oferecendo promoções relacionadas à Black Friday oito semanas (dois meses) antes da data, reforçando a tendência de expansão desse período para incentivar as vendas online. Em relação aos preços, a pesquisa constatou uma redução de 83,27% na média dos preços comparados à média dos preços praticados em setembro de 2024. No entanto, os descontos não foram uniformes. Os números revelam que algumas categorias, como a automotiva, de móveis, construção e games, apresentaram descontos expressivos, enquanto outros setores, como instrumentos musicais, utilidades domésticas e eletrodomésticos observaram reduções menores ou até aumentos nos preços. Para os consumidores que desejam economizar, os resultados ressaltam a importância de adotar uma postura mais estratégica. "Para garantir uma compra vantajosa e aproveitar descontos reais na Black Friday, é fundamental monitorar e comparar preços ao longo dos meses, idealmente a partir de agosto ou setembro. Dessa forma, é possível realizar uma análise comparativa e identificar quais produtos comprar e quais deixar para depois", afirma Thoran Rodrigues. Para os varejistas, os resultados demonstram a importância de contar com uma infraestrutura tecnológica capaz de se dimensionar de acordo com os picos e vales de acessos e compras. A antecipação das promoções para todos os dias de outubro e novembro, em vez de concentrá-las em um único dia, reduz a previsibilidade de quando ocorrerá o maior volume de acessos. A experiência do cliente na navegação do site também é fundamental. A perda de desempenho na entrega de páginas ou, no pior caso, a indisponibilidade do site, são problemas que podem levar um varejista à falência, dada a importância da data para o varejo. Nesse contexto, a pesquisa mostra que, historicamente, 43% dos sites enfrentam problemas dessa natureza, outra área em que a infraestrutura tecnológica é essencial. Em 2024, a Black Friday trouxe uma mudança nas estratégias de preços, com descontos reais expressivos em diversas categorias. Os consumidores poderão aproveitar uma redução média de até 87% nos preços, o que representa uma diferença notável em relação ao ano anterior, quando muitos produtos sofreram aumentos nos valores. Esse cenário reflete a adaptação do varejo às expectativas dos consumidores e uma intensificação das ofertas para atrair ainda mais compradores, resultando em uma Black Friday marcada por oportunidades reais de economia para os consumidores. Com a 10ª edição da pesquisa da Black Friday, a BigDataCorp oferece informações estratégicas para o mercado, ajudando o setor a compreender a relevância da tecnologia e dos dados para maximizar os resultados do período. Além de ilustrar a magnitude e o impacto econômico do evento, o estudo reforça que uma infraestrutura digital sólida e escalável é fundamental para sustentar o crescimento do comércio eletrônico e proporcionar uma experiência de compra cada vez mais eficiente e segura. Metodologia Para ter acesso às imagens em alta, clique aqui Sobre a BigDataCorp A BigDataCorp é a maior datatech da América Latina. Líder no mercado, opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo, capturando informações públicas de mais de 1,5 bilhão de fontes globalmente. São mais de 100 petabytes de informação tratadas diariamente para atender empresas de todos os segmentos e portes. Para auxiliar nas mais diferentes demandas, os dados capturados são disponibilizados através de uma Plataforma de Dados, que reúne milhares de informações sobre pessoas, empresas e produtos, e que pode ser facilmente integrada com qualquer processo operacional. A empresa oferece ainda dois aplicativos construídos sobre a plataforma para resolver problemas específicos: o BigID, um produto completo de validação de identidade e prevenção à fraude; e o BigMarket, que entrega índices econômicos e estudos de mercado através de dados alternativos. A BigDataCorp é brasileira, foi fundada em 2013 e possui escritórios no Rio de Janeiro, onde está localizada sua sede, e em São Paulo. Para conhecer as soluções da BigDataCorp acesse o site: Link
Bianca Forçan, Executiva de PR Bianca.forcan@dezoitocom.com.br 11 99525-1789 Lívia Campos, Assistente de PR livia.campos@dezoitocom.com.br 11 99388-4921
Mariana Pace, Supervisora de PR Mariana.pace@dezoitocom.com.br Ana Molina, Gerente de PR ana.molina@dezoitocom.com.br |
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