Zela lança serviço de consultoria ao mercado de bets e nova ferramenta de prevenção à lavagem de dinheiro
Zela lança serviço de consultoria ao mercado de bets e nova ferramenta de prevenção à lavagem de dinheiro Para fomentar a discussão sobre os temas, a empresa está promovendo um concurso de artigos acadêmicos
Nos últimos anos, a Zela se consolidou como referência na prevenção à lavagem de dinheiro e recuperação de ativos, pelos serviços de qualidade e credibilidade da equipe. Atenta ao crescente potencial do mercado de apostas no Brasil e entendendo a demanda do setor, a companhia lançou um novo braço de consultoria para empresas que querem operar como bets no país.
Levantamento da plataforma Statista mostra que o Brasil pode gerar quase US$ 25 bi de receita do mercado de apostas até 2029. Isso cria um enorme potencial para arrecadação tributária e geração de empregos. Contudo, o êxito desse mercado está diretamente vinculado à capacidade de garantir transparência e segurança para investidores, operadores, apostadores e a sociedade como um todo. É neste cenário que a Zela passa a oferecer consultoria especializada ao setor para estruturação, aperfeiçoamento e implementação de programas de compliance.
De acordo com Mariana Tumbiolo, CEO da Zela, o elevado volume de recursos projetado para movimentação nesse setor constitui, por si só, um fator de risco significativo, atraindo agentes mal-intencionados que buscam disfarçar produtos de crimes como ganhos legítimos de apostas. Ela explica ainda que a forte digitalização desse meio dificulta a identificação precisa dos verdadeiros apostadores.
A lei que regulariza as bets foi publicada em 2018, mas a regulamentação aconteceu apenas este ano, após a criação da Secretaria de Prêmios e Apostas ("SPA"). Ela impõe diversas obrigações aos operadores e às instituições de pagamento que atuam nesse mercado, incluindo a identificação dos clientes ("know your client"), a verificação da capacidade econômico-financeira para realizar apostas e a identificação de operações e situações suspeitas.
Para a efetiva mitigação de riscos, é necessário monitorar não só o perfil do cliente, mas também suas transações. Com essa finalidade, a Zela passou a oferecer também, para todos os setores regulados, uma nova ferramenta de prevenção à lavagem de dinheiro que combina inteligência humana com inteligência artificial. "A solução possui um modelo eficaz para analisar tanto os riscos das transações quanto os riscos associados aos clientes. Essa solução busca reduzir falsos positivos e identificar com maior precisão casos atípicos, aumentando a eficiência na detecção de atividades suspeitas", afirma Mariana.
Para celebrar essas duas novidades e fomentar a discussão sobre a prevenção à lavagem de dinheiro e a defesa do consumidor no mercado de jogos e apostas, a Zela está promovendo seu primeiro concurso de artigos acadêmicos sobre os temas. Podem participar do concurso estudantes da graduação regularmente matriculados em instituições de ensino superior e profissionais da área já graduados. As inscrições vão até o dia 30/10.
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