• Home
  • Posts RSS
  • Comentários RSS
Blue Orange Green Pink Purple
out 31

Em duas décadas, proporção de lares urbanos brasileiros com Internet passou de 13% para 85%, aponta TIC Domicílios 2024



 

 





Em duas décadas, proporção de lares urbanos brasileiros com Internet passou de 13% para 85%, aponta TIC Domicílios 2024

Série histórica da pesquisa completa 20 anos e revela que, apesar do avanço, a qualidade do acesso segue sendo desafio no país: apenas 22% da população possui conectividade significativa

 

Se o acesso à Internet nos lares brasileiros atualmente caminha para a universalização, há duas décadas o cenário era bem diferente. Lançada nesta quinta-feira (31), a TIC Domicílios completa 20 anos, apresentando em sua série histórica um retrato da transformação da conectividade no Brasil ao longo desse período. Em 2005, quando a pesquisa começou a ser realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apenas 13% das residências em áreas urbanas do país tinham acesso à rede, um contraste em relação à proporção registrada em 2024: 85%
.

A série histórica sobre o acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos domicílios do país e as suas formas de uso pela população de 10 anos ou mais revela também uma ampliação da presença da Internet no cotidiano do brasileiro. Enquanto, em 2005, 24% dos habitantes de áreas urbanas eram usuários da rede, em 2024, a porcentagem alcançou 86%, indicando que 141 milhões de pessoas se conectaram ao ambiente digital nos três meses anteriores ao estudo. Se considerado o conceito ampliado de usuários de Internet, que abarca quem afirmou não ter acessado a rede, mas fez atividades online no celular (como usar redes sociais ou acessar websites), a porcentagem sobe para 90%. Importante mencionar que, em seus anos iniciais, a pesquisa investigava exclusivamente domicílios e usuários de áreas urbanas. Agora a comparação foi feita com base neste recorte.
 

"As duas décadas de coleta de dados revelam um cenário bastante dinâmico, passando de 1 a cada 8 domicílios com Internet em 2005 para 7 a cada 8 domicílios conectados em 2024. A forma como as pessoas acessam a Internet também se transformou marcadamente: em 2008 usuários se conectavam à rede mais em lan houses ou 'Internet cafés' do que em seus domicílios, e esse acesso era feito por meio de um computador. Atualmente, quase todos se conectam de seus domicílios e a partir de um smartphone", analisa Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.
 

Apesar dos avanços identificados pela série histórica da pesquisa, ainda há desigualdades marcantes. A Internet, por exemplo, está presente em 100% dos domicílios de classe A, mas em 68% dos lares das classes DE. Nas áreas urbanas, 85% das residências estão conectadas, enquanto nas rurais, a proporção é de 74%. Além disso, há 29 milhões de não usuários de Internet, sendo que 24 milhões deles moram em áreas urbanas, 22 milhões possuem até o Ensino Fundamental, 17 milhões se declaram pretos ou pardos, 16 milhões pertencem às classes DE e 21 milhões vivem nas regiões Sudeste (12 milhões) e Nordeste (8 milhões).
 

A pesquisa revela, ainda, desigualdade em relação à qualidade desse acesso. Segundo indicador de conectividade significativa criado pelo Cetic.br – que inclui fatores como custo e velocidade da conexão, presença de banda larga fixa nos domicílios e acesso por múltiplos dispositivos, entre outros –, apenas 22% dos indivíduos com 10 anos ou mais no Brasil têm condições satisfatórias de conectividade. Estão nessa situação 73% dos indivíduos da classe A, 33% dos habitantes da região Sul e 28% dos homens, mas apenas com 16% das mulheres, 11% dos que vivem no Nordeste, e 3% dos indivíduos das classes DE.
 

"O trabalho realizado pelo Cetic.br é de grande relevância para o acompanhamento da trajetória da inclusão digital no Brasil. São 20 anos de produção de indicadores por meio de metodologias robustas e confiáveis, que têm sido fundamentais para ajudar subsidiar políticas públicas de enfrentamento às desigualdades digitais no país", destaca a coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Renata Mielli.

 

Perfil de uso

Os dados desta nova edição da TIC Domicílios foram apresentados em Brasília, durante a 10ª edição da Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Eles apontam para um cenário geral de estabilidade dos indicadores, após os aumentos nos níveis de conectividade e de atividades online observados durante a pandemia de COVID-19. Uma tendência que vem se consolidando é a do acesso à Internet pelo televisor. O dispositivo é o segundo mais utilizado para esse fim, com 60%, atrás apenas do telefone celular (99%). Até 2019, o acesso pelo computador superava o pela TV (42% contra 37%), mas em 2024, o acesso pela televisão ficou 20 pontos percentuais acima do pelo computador (40%), a maior diferença histórica da série da pesquisa.
 

O estudo identificou, ainda, que 60% se conectam à rede pelo celular, mas não pelo computador, e 40% por ambos. Nas classes DE, as proporções foram de 86% e 13%, respectivamente. O acesso exclusivo por telefone celular também foi maior entre as mulheres (66%) do que entre os homens (54%) e entre pretos (56%) e pardos (66%) do que entre brancos (51%).
 

Dos brasileiros que possuem celular, mais da metade (57%) conta com plano pré-pago, 20% têm plano pós-pago e 18%, plano "controle". Essa foi a primeira vez que se coletaram dados sobre este último tipo de plano, que possui características de ambas as modalidades anteriores.
 

Sobre a forma de conexão, 73% dos que acessam a Internet via telefone celular o fazem tanto por Wi-Fi quanto pela rede móvel. Entre aqueles da classe A, essa proporção é de 95%, enquanto nas classes DE, a porcentagem está na casa dos 57% – outros 37% se conectaram exclusivamente por Wi-Fi e 6%, somente pela rede móvel.
 

Habilidades digitais

A TIC Domicílios 2024 identificou que habilidades digitais estão mais presentes entre pessoas com maior escolaridade. Enquanto 80% dos usuários de Internet com Ensino Superior afirmaram ter buscado verificar a veracidade de uma informação encontrada no ambiente digital, essa proporção foi de 31% entre aqueles com Ensino Fundamental. De maneira geral, essa prática foi realizada por 52% dos usuários.
 

Alterações de configurações de privacidade para limitar compartilhamento de dados foi reportada por 58% dos com Ensino Superior e 18% dos com Ensino Fundamental. Entre os que relataram não possuir nenhuma das habilidades digitais investigadas pela pesquisa, 51% tinham Ensino Fundamental e 8%, Ensino Superior.
 

"Apesar dos avanços em direção à universalização do acesso à Internet no Brasil, os dados da TIC Domicílios também mostram que a qualidade desse acesso ainda é desigual, o que tem impacto sobre o aproveitamento das oportunidades online por diferentes parcelas da população", afirma Barbosa.
 

Governo eletrônico 

Serviços públicos online relacionados à saúde foram a ação realizada em maior proporção (32%) entre usuários de Internet com 16 anos ou mais nos doze meses anteriores à pesquisa. Serviços ligados ao pagamento de impostos e taxas foram os prevalentes entre usuários das classes A (66%) e B (59%), enquanto serviços online relacionados à educação pública (como Enem, Prouni, matrículas em escolas ou universidades públicas) foram realizados em maior proporção pelos usuários de 16 a 24 anos (42%).
 

Entre os usuários de Internet com ocupação formal, 46% haviam procurado ou usado algum serviço público vinculado a pagamento de impostos e taxas e 37%, algum serviço público ligado a direitos do trabalhador ou previdência social. Entre aqueles com ocupação informal, essas proporções foram de 26% e 20%, respectivamente. Essa foi a primeira vez que a pesquisa coletou informação sobre o tipo de ocupação dos indivíduos.
 

Comércio online

Aplicado a cada dois anos, o módulo de comércio eletrônico revela que a prática de comprar online produtos e serviços, alavancada durante a pandemia, segue em um patamar mais elevado do que o verificado antes da crise sanitária. Segundo a pesquisa, 73 milhões (46%) de usuários de Internet realizaram esse tipo de atividade em 2024, 6 milhões a mais do que em 2022 (67 milhões).
 

O estudo mostra também que o Pix – lançado em 2020 pelo Banco Central do Brasil – superou o cartão de crédito (67%) como a forma de pagamento mais utilizada no ambiente digital, sendo citado por 84%, 18 pontos percentuais acima do observado em 2022 (66%). Os maiores aumentos no pagamento por Pix ocorreram entre as classes B (de 63% para 82%), C (de 68% para 86%) e DE (de 60% para 78%). Em contrapartida, a proporção dos que pagaram por boleto bancário passou de 43%, em 2022, para 24%, em 2024, uma diferença de 19 pontos percentuais.
 

"Neste ano, a pesquisa destaca o crescimento do Pix como forma de pagamento das compras realizadas pela Internet, puxado pelas classes sociais DE, com menor acesso ao cartão de crédito", enfatiza o gerente do Cetic.br.
 

Roupas, calçados e material esportivo (de 64%, em 2022, para 71%, em 2024) e cosméticos e produtos de higiene pessoal (de 34%, em 2022, para 41%, em 2024) foram as categorias de produtos com maior crescimento de compras online em relação a 2022. Também foi identificado aumento significativo no pagamento por serviços de músicas pela Internet, passando de 13% dos usuários de Internet, em 2022, para 19%, em 2024. O avanço foi maior entre usuários de 16 a 24 anos, cuja proporção passou de 15% para 32%, e entre usuários da classe B (de 22% para 41%).
 

Houve aumento, ainda, na proporção de usuários de Internet que adquiriram produtos ou serviços em sites de compra e venda (marketplaces), passando de 72% em 2022 para 90% em 2024. Aplicativos de lojas no telefone celular foram mencionados por 65% dos usuários que compraram online, enquanto 22% citaram ter comprado através de redes sociais. Por outro lado, 41% disseram ter visualizado anúncios de produtos ou serviços em posts de redes sociais, 49% em vídeos na Internet, e 49% em propagandas em sites ou aplicativos.

 

Sobre a pesquisa
Realizada anualmente desde 2005, a TIC Domicílios tem o objetivo de mapear o acesso às tecnologias da informação e comunicação nos domicílios permanentes do país e seu uso por indivíduos de 10 anos de idade ou mais. Na atual edição, a coleta de dados aconteceu entre março e agosto de 2024, e incluiu 23.856 domicílios e 21.170 indivíduos.
 

Para conferir a lista completa de indicadores, acesse: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/.

O Cetic.br disponibiliza, ainda, os microdados do estudo para download, além das tabelas completas de proporções, totais e respectivas margens de erro em: Link.

 

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro sob os auspícios da UNESCO, e completou 19 anos de atuação em 2024. Mais informações em Link 
 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -- NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (Link) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio.br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (Link), CERT.br (Link), Ceptro.br (Link), Cetic.br (Link), IX.br (Link) e Ceweb.br (Link), além de projetos como Internetsegura.br (Link) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (Link). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (Link).
 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (Link). Mais informações em Link.

 

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

 

Weber Shandwick

Link

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950

Milena Oliveira - moliveira@webershandwick.com – (11) 98384-3500

Paula Boracini - pboracini@webershandwick.com – (11) 98123-5235

 

Assessoria de Comunicação – NIC.br

Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br

Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br

 

Flickr: Link

X: Link

YouTube: Link

Facebook: Link

Telegram: Link

LinkedIn: Link

Instagram: Link

 

 

 










Para não receber mais mensagens deste remetente, vá para esta página.
Read More 0 Reclamações | Postado por Thiago Henrik | edit post

0 Reclamações



Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Thiabolico

    • Sociedade, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Internet, Música, Cinema, Games, Anime, Literatura, Futebol...
  • Cúmplices

    Postagens populares

    • Watchmen – HQ Completa
                         Gostei tanto do filme Watchmen que fiquei curioso pra ler a HQ, aclamada por muitos como A melhor HQ de todos os temp...
    • Kick Ass!
              Quem é o moleque-doido que nunca pensou em colocar um uniforme style e sair por aí combatendo o crime como o seu super-herói favo...
    • Pacote de ISO’s para PS2
             Enquanto meus primos jogam Playstation 3, Xbox 360 e Wii, tenho que me contentar com o PS2 velho de guerra. E como alguns jogo...
    • Jogos Vorazes não faz o menor sentido
      Fiz a vontade da namorada e fomos assistir a este filme na semana passada. Eu não sabia absolutamente nada sobre a trama, sobre todo o bu...
    • Mengão tem a marca mais valiosa entre os clubes brasileiros
               Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão...
    • Transporte Público de Manaus – Uma vergonha
              Não vou me aprofundar muito nesse post, nem perder tempo enumerando os motivos que me levaram a esse título, pois é desnecessár...
    • Depressão Pós Anime - Blood +
              Esse foi um domingo "divisor de águas". Foi um domingo de começo e fim de algumas coisas.       Pra começar, foi a est...
    • Todos os cães merecem o céu
      Estou escrevendo isso porque prometi nunca esquecer. Tivemos mais um cachorro por cerca de duas semanas. Quase toda preta, do jeito que eu...
    • Nacional Futebol Clube - Wallpapers
           Pra começar o post, quero expor minha revolta sobre o fato de que foi IMPOSSÍVEL encontrar na internet o Escudo de Gala do Nacional,...
    • O Futuro do Futebol Amazonense – Realidade X Ficção
                O Nacional, único representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, estreou com vitória de 1 x 0 sobre o ...

    Assuntos

    • Amazonas
    • anime
    • Bichos
    • ciências
    • cinema
    • compra e venda
    • direção de arte e design
    • downloads
    • e-book
    • futebol
    • games
    • HQ
    • humor
    • imprensa e jornalismo
    • internet
    • literatura
    • luto
    • Manaus
    • mangá
    • marketing
    • Nerd
    • norte
    • pessoal
    • política
    • publicidade
    • reclamações
    • religião
    • resenhas
    • retrô
    • RPG
    • tv
    • vídeos
    • wallpapers

    Arquivo

    • ►  2025 (1785)
      • ►  maio (341)
      • ►  abril (369)
      • ►  março (360)
      • ►  fevereiro (374)
      • ►  janeiro (341)
    • ▼  2024 (4281)
      • ►  dezembro (368)
      • ►  novembro (432)
      • ▼  outubro (528)
        • Prorrogado o prazo de inscrições de propostas no S...
        • ::: Warner Bros. anuncia reexibição de Relatos Sel...
        • Pedro Bial entrevista o renomado diretor de cinema...
        • Contagem regressiva para a Virada Nerd
        • Taco Bell e Coca-Cola lançam promoção do filme Ven...
        • HBO revela as primeiras imagens da nova série de d...
        • Fluxo estará em campeonato internacional de League...
        • Apresentando o League of Legends Championship of T...
        • Warner Bros. Discovery traz oportunidades para as ...
        • “A Linha da Extinção”, com Anthony Mackie e Morena...
        • Fortes, determinadas e sobreviventes: Conheça as F...
        • PRÊMIO: Filme sobre as queimadas no Pantanal é um ...
        • Sugestão de Pauta - Grandes nomes do streaming pa...
        • ESL anuncia evento internacional no Brasil
        • Canal Curta! e o CurtaOn terão programação especia...
        • As estreias de novembro do Rakuten Viki estão fina...
        • Galápagos anuncia O Senhor dos Anéis: Duelo pela T...
        • CCXP24 anuncia participação do Prime Video
        • Em duas décadas, proporção de lares urbanos brasil...
        • Nova temporada de Irmão do Jorel tem Escola de Ido...
        • USA estreia ‘BRIARPATCH’ no dia 3 de novembro
        • Fazendão aproxima clientes com RISE with SAP
        • Halloween: Fandom Box apresenta lançamento inédito...
        • Chegou o Nintendo Music, um aplicativo para dispos...
        • PlayStation: jogos mensais para assinantes PlaySt...
        • Curta-metragem "Quando As Cigarras Cantam" debate ...
        • Warner Bros. Discovery oferece campanhas inovadora...
        • Documentário premiado sobre Clarice Niskier e o Te...
        • Death Note Killer Within chega na PlayStation Plus...
        • Horizon Zero Dawn Remastered chega amanhã com gráf...
        • 'Born To Fashion': atuação é o foco no sexto episó...
        • Crunchyroll traz "Haikyu!! A Batalha do Lixão" à p...
        • Cunha Jr. entrevista Francis Ford Coppola no Metró...
        • Crunchyroll traz "Haikyu!! A Batalha do Lixão" à p...
        • The Graham Norton Show no Brasil
        • CCXP24: Paris Filmes confirma participação com con...
        • Paris Filmes confirma participação na CCXP24 com c...
        • Segunda temporada de 'Largados e Pelados - A Compe...
        • Escondido no teclado: como ocultar aplicativos nos...
        • Instituto Fluxo celebra Mês das Crianças em evento...
        • Final do Mestre do Drywall reúne três finalistas d...
        • [Sony Pics] "Paddington - Uma Aventura na Floresta...
        • Universal+ convida para um Halloween especial na c...
        • Coletiva de Imprensa | AliExpress - coletiva 11.11
        • Pauta | Crocs lança coleção em colaboração com Fo...
        • Max anuncia data de estreia de 'Beleza Fatal' para...
        • Riot Games atrai marcas com a 2ª Temporada de Arcane
        • Quintas de FBI: bomba, máfia italiana e assassinat...
        • [Negócios] Neutrik Americas aposta no crescimento ...
        • TIC Domicílios será lançada nesta quinta-feira (31...
        • RSVP CABINE: Premiado filme "Agreste", de Sérgio R...
        • Sugestão de Pauta I PlayTV explora o terror com hu...
        • Novo robô aspirador de WAP ROBOT W1000 apresenta p...
        • New celebrity duelist approaches YU-GI-OH! MASTER ...
        • Blaze apresenta seleção especial de jogos para o H...
        • Série documental ‘Luis Enrique: Você Não Sabe P***...
        • [SUGESTÃO DE PAUTA] - Ministério da Fazenda e Spor...
        • Paris Filmes aposta em conteúdos inspiradores e po...
        • Lupa Comunicação anuncia GRAMMY Latino, novos de c...
        • ABDI e Minc firmam acordo para mapear indústria do...
        • Games na Crunchyroll: conheça o Game Vault, inicia...
        • Curtas documentais do programa Narrativas Negras N...
        • Rakuten Viki | ''Amor na cidade grande''é o K-dram...
        • Artistas anunciados para a cerimônia de abertura d...
        • Nintendo | Xenoblade Chronicles X: Definitive Edit...
        • “Cabrini”, novo filme dos mesmos criadores de Som ...
        • COACH veste Charles Melton, Glorilla, Kelsea Balle...
        • [Lançamento] Neutrik Americas divulga os Cabos de ...
        • 'Poker Face' e 'La Brea': busca por respostas e fu...
        • Grande oportunidade gratuita de curso de tecnologi...
        • TotalEnergies Brasil patrocina a nova temporada de...
        • HBO lança pôster oficial da série dramática origin...
        • 12º FRAPA E MOSTRA FRAPA DIVULGAM PROGRAMAÇÃO
        • Arena Breakout: Infinite anuncia 1ª Temporada em n...
        • “A Redenção – A História Real de Bonhoeffer”, dist...
        • Sugestão de pauta: Golpes digitais avançam no Bras...
        • Celebre o Halloween com sustos, monstros e muito m...
        • As melhores caixas de som LG XBOOM para o Halloween
        • Dell anuncia o primeiro Copilot+ PC corporativo ...
        • VIVO lança no Brasil o Universal+, a experiência e...
        • PAUTA: O premiado filme "Agreste", de Sérgio Roize...
        • PAUTA: Mercusys lança Halo H80X: Wi-Fi 6 avançado ...
        • Sugestão de Pauta I PlayTV estreia "Ensaio Geral" ...
        • Pauta: Na "Era da Prova Social", Final Level Co la...
        • Shopee cria mundo fantástico e leva Terry Crews pa...
        • [Sugestão de Pauta] Sanrio celebra os 50 anos da H...
        • Artigo - A Era da IA: uma jornada desde Asimov até...
        • Release - Estudantes de alemão podem aprender o id...
        • Release - 5 filmes para entender os impactos da in...
        • Prorrogados os prazos de inscrições para a especia...
        •  Pedreiro Top Brasil 2024 estreia nesta sexta-feir...
        • Documentário premiado sobre Clarice Niskier é a es...
        • Após sucesso, Jin Jin prorroga promoção ‘Tem Cultu...
        • Corrida do Bob Esponja acontece neste sábado (26/10)
        • Um clássico para homenagear Alain Delon e 19 filme...
        • 77% dos pais brasileiros deixam seus filhos online...
        • Descubra a cinematografia assustadora de M.Night S...
        • Instituto CPFL e CineSolar comemoram 10 anos de pa...
        • Campanha Boom Boom Pow, da LG, leva Media Truck ao...
        • ::: Universal Pictures divulga trailer e pôster de...
      • ►  setembro (352)
      • ►  agosto (293)
      • ►  maio (290)
      • ►  abril (408)
      • ►  março (599)
      • ►  fevereiro (517)
      • ►  janeiro (494)
    • ►  2023 (6217)
      • ►  dezembro (469)
      • ►  novembro (629)
      • ►  outubro (733)
      • ►  setembro (633)
      • ►  agosto (618)
      • ►  julho (529)
      • ►  junho (302)
      • ►  maio (543)
      • ►  abril (493)
      • ►  março (559)
      • ►  fevereiro (358)
      • ►  janeiro (351)
    • ►  2022 (1266)
      • ►  dezembro (333)
      • ►  novembro (382)
      • ►  outubro (290)
      • ►  setembro (261)
    • ►  2013 (1)
      • ►  março (1)
    • ►  2012 (7)
      • ►  abril (3)
      • ►  março (2)
      • ►  fevereiro (2)
    • ►  2011 (5)
      • ►  abril (2)
      • ►  março (2)
      • ►  fevereiro (1)
    • ►  2010 (11)
      • ►  outubro (2)
      • ►  agosto (2)
      • ►  junho (3)
      • ►  abril (1)
      • ►  março (1)
      • ►  fevereiro (1)
      • ►  janeiro (1)
    • ►  2009 (52)
      • ►  dezembro (2)
      • ►  novembro (5)
      • ►  outubro (1)
      • ►  setembro (6)
      • ►  agosto (4)
      • ►  julho (6)
      • ►  junho (5)
      • ►  maio (7)
      • ►  abril (3)
      • ►  março (2)
      • ►  fevereiro (4)
      • ►  janeiro (7)
  • Pesquisa






    • Home
    • Posts RSS
    • Comentários RSS

    © Copyright Thiabolico - O Blog do Thiago Henrik. All rights reserved.
    Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
    brought to you by Smashing Magazine

    Voltar ao Topo