VENCEDOR DO GRANDE PRÊMIO DO JÚRI EM BERLIM, "O CLUBE", ESTREIA NA PLATAFORMA SESC DIGITAL
Suspense do cineasta Pablo Larraín retrata caso sombrio ocorrido na costa chilena com um grupo de sacerdotes e marca programação especial sobre a história política recente do Chile
Documentário "Chile: Pela Razão ou Pela Força" examina as grandes manifestações contra a ditadura no Chile na ocasião do décimo aniversário do golpe de Pinochet
Assista gratuitamente em sesc.digital ou baixe o app Sesc Digital
A partir desta quinta-feira, 30/01, o Sesc Digital recebe em sua programação títulos que abordam a história política recente do Chile, como o premiado O CLUBE, do cineasta premiado Pablo Larraín. O serviço de streaming gratuito do Sesc São Paulo pode ser acessado em todo o país, pelo site sesc.digital ou por meio do aplicativo Sesc Digital, disponível para download nas lojas Google Play e App Store.
No suspense O CLUBE, o cineasta chileno Pablo Larraín desenterra pecados da igreja católica cometidos durante a ditadura de Augusto Pinochet. Um grupo eclético de ex-sacerdotes e uma freira levam uma vida tranquila, entre apostas e bebidas, em uma casa isolada na costa chilena. A chegada de um novo hóspede desencadeia um incidente trágico, revelando segredos sombrios do passado, até que um representante da Igreja é chamado para investigar. O filme venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim e foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
O documentário SANTIAGO, ITÁLIA, de Nanni Moretti, destaca o papel da embaixada italiana durante o golpe militar que derrubou o presidente Allende e instituiu uma violenta ditadura no Chile. Muitos opositores buscaram abrigo no local e conseguiram com isso asilo na Itália. O filme traz inúmeras cenas de arquivo, inclusive de Salvador Allende, e entrevistas de diversos personagens desta história, de todos os lados.
Dirigido por Helena Solberg e David Meyer, o documentário brasileiro CHILE: PELA RAZÃO OU PELA FORÇA examina as grandes manifestações contra a ditadura no Chile, na ocasião do décimo aniversário do golpe do General Augusto Pinochet.
Já em O PACTO DE ADRIANA, a diretora Lissette Orozco resgata um trauma familiar e de todo o país. Em sua infância, sua tia Adriana sempre teve uma presença animada na família. No entanto, vem à tona a participação dela na polícia secreta do ditador chileno Augusto Pinochet e sua possível participação em torturas, o que faz Lissette mergulhar no passado e confrontar a tia. O longa é um dos títulos mais visualizados na plataforma Sesc Digital, desde seu lançamento em 2020.
Confira a programação completa das estreias de cinema no Sesc Digital.
SESC DIGITAL | PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ESTREIAS 30/01 Dir.: Pablo Larraín | Chile | 2015 | 97 min | Ficção | 16 anos Um suspense impactante de Pablo Larraín que desenterra os pecados da igreja católica. Um grupo eclético de sacerdotes convive com Mónica, uma freira, em uma casa na costa chilena. O que será que os levou até ali, onde o vento sopra forte frequentemente? Disponível até 30/03/25. Dir.: Nanni Moretti | Chile, França, Itália | 2018 | 80 min | Documentário | 12 anos O filme destaca o papel da embaixada italiana durante o golpe militar que derrubou o presidente Allende e instituiu uma violenta ditadura no Chile. Muitos opositores buscaram abrigo no local e conseguiram com isso asilo na Itália. O filme traz inúmeras cenas de arquivo e entrevistas de diversos dos personagens desta história, de todos os lados. Disponível até 30/03/25.
CHILE: PELA RAZÃO OU PELA FORÇA Dir.: Helena Solberg, David Meyer | Brasil | 1983 | 60 min | Documentário | Livre O documentário examina as grandes manifestações contra a ditadura no Chile, na ocasião do décimo aniversário do golpe do General Augusto Pinochet. Disponível até 30/03/25. Imagens: Chile - Pela Razão ou pela Força
O PACTO DE ADRIANA Dir.: Lissette Orozco | Chile | 2017 | 96 min | Documentário | 12 anos A diretora Lissette Orozco resgata um trauma da família e de todo o país. Em sua infância, sua tia Adriana sempre teve uma presença animada na família. No entanto, vem à tona a participação dela na polícia secreta do ditador chileno Augusto Pinochet e sua possível participação em torturas, o que faz Lissette mergulhar no passado e confrontar a tia. Disponível até 30/07/25. Imagens: o pacto de adriana
VIDA EM FAMÍLIA Dir.: Alicia Scherson, Cristián Jiménez | Chile | 2017 | 81 min | Ficção | 16 anos Bruno e sua família deixam sua casa no Chile para uma viagem de três meses pela França. Durante sua ausência, é Martín, primo de Bruno, que ficará no comando da casa e do gato da família. O animal desaparece, o que leva Martín a conhecer Pachi, por quem rapidamente se apaixona. Para conquistá-la, ele inventa que a casa é dele e que tem uma filha, mas está divorciado. A versão de sua nova vida faz sucesso com Pachi, uma mãe solo, mas como ele dará conta de bancá-la quando a realidade voltar de férias? Disponível até 30/03/25. Imagens:
SERVIÇO: Informações para imprensa imprensa.cinesesc@sescsp.org.br
APLICATIVO SESC DIGITAL Filmes de ficção, documentários, produções originais, shows, mostras e festivais dão vida à nova plataforma de streaming do Sesc São Paulo. Disponível para Apple e Android, o app Sesc Digital é uma ferramenta intuitiva com acesso gratuito a vídeos em até 4K. Compatível com Chromecast e AirPlay, permite ao usuário assistir às obras audiovisuais sem cadastro e gerenciar perfis para toda a família.
SESC DIGITAL A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. No ar desde 2020, a plataforma Sesc Digital apresenta gratuitamente ao público conteúdos de diversas linguagens artísticas, como teatro, música, literatura, dança, artes visuais, entre outras. Com curadoria do CineSesc, a programação de cinema oferece ao público, filmes premiados, clássicos e contemporâneos, ficções e documentários, produções brasileiras e de várias partes do mundo. Saiba mais em Sesc Digital.
CINESESC O CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, em São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo. Além de realizar e integrar a curadoria de mostras e festivais, o CineSesc também recebe importantes eventos do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema de São Paulo.
SESC SÃO PAULO Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de mais 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões da educação c,e da cultura, com ações nas áreas físico-esportivas, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania, são voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, sescsp.org.br. |
Para não receber mais mensagens deste remetente, vá para esta página.