Sugestão de pauta: Em Cannes, Brasil será destaque no Marché Du Film, o maior encontro internacional de filmes e profissionais do cinema no mundo
Em Cannes, Brasil será destaque no Marché Du Film, o maior encontro internacional de filmes e profissionais do cinema no mundo País será homenageado no evento, que acontece durante o festival de Cannes, entre 13 e 21 de maio, e leva delegação recorde de produtoras nacionais O cinema brasileiro, que acaba de atingir o histórico feito de vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com "Ainda estou Aqui", vai ocupar posição de destaque no Marché du Film – o maior mercado e encontro internacional de filmes e profissionais do cinema no mundo. O Brasil é o País de Honra oficial para esta edição de 2025, que acontecerá de 13 a 21 de maio, durante o 78º Festival de Cannes. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do projeto setorial Cinema do Brasil, feito em parceria com o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), estará presente com delegação recorde de 140 produtoras brasileiras para destacar o melhor das produções nacionais. A participação brasileira, coordenada pelo Ministério da Cultura (MINC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela ApexBrasil, integra as celebrações da Temporada Brasil-França, em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Delegação recorde e representação feminina A ApexBrasil tem papel estratégico na promoção do audiovisual nacional como vetor de internacionalização de negócios criativos. A Agência apoia a maior delegação brasileira da história no evento - com um crescimento de 50% no número de profissionais presentes - e participa ativamente das ações de diplomacia econômica e promoção comercial do setor. Um dos destaques da agenda será o painel "Brasil e França: Mulheres Ocupando Espaços de Liderança", realizado pela Agência em parceria com o Instituto +Mulheres e ONU Mulheres Brasil. A palestra, marcada para o dia 14 de maio, tem como objetivo trazer o debate sobre equidade de gênero e lideranças femininas no setor audiovisual, reunindo representantes de instituições brasileiras e francesas, como o CNC (Centro Nacional de Cinema e da Imagem Animada da França), MINC e o Collectif 50/50. No evento, a ApexBrasil será representada pela especialista em promoção de exportações e atração de investimentos, e atual gestora do Projeto Setorial Cinema do Brasil, Karen Kiyomi Hayashi. Na ocasião, Karen apresentará o programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da Agência, voltado à inserção de mulheres no comércio exterior. A iniciativa de trazer o debate sobre a participação feminina no setor do audiovisual brasileiro dentro do Marché du Film é parte dos esforços do MNI. Criado em 2023, o programa busca inspirar, promover, qualificar, apoiar e potencializar as exportações de empresas lideradas por mulheres. Entre as iniciativas do Programa está promover a parceria e a atuação em rede entre instituições que promovem a equidade de gênero. É nesse escopo que se insere o apoio à participação do Instituto +Mulheres e da ONU Mulheres Brasil no Marché du Film. Atualmente, entre as empresas do setor de serviços lideradas por mulheres na base de clientes da ApexBrasil, 6% pertencem ao setor audiovisual. O objetivo da ação é ampliar essa representatividade. A participação de produtoras lideradas por mulheres em Cannes, tanto para representar o país quanto para fazer negócios, foi precedida por uma etapa de qualificação liderada pelo Instituto + Mulheres. Além das produtoras que integram a delegação, produtoras que fazem parte do Instituto vão se juntar ao longo dos dias do evento para também participar das atividades do festival. "Acreditamos que apoiar a presença de mulheres nos negócios internacionais é essencial para termos um mercado mais diverso, inovador e representativo. Ver produtoras lideradas por mulheres ocupando espaços estratégicos como Cannes, em parceria com Siaesp, Instituto Mais Mulheres do Audiovisual, ONU Mulheres e Ministério da Cultura, mostra o poder da cooperação para transformar realidades e ampliar resultados. Estamos muito orgulhosas de fazer parte desse movimento com o programa Mulheres e Negócios Internacionais", pontua Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil. Durante a programação, serão divulgados os resultados preliminares da Pesquisa de Obras, com resultados do censo da perspectiva de gênero sobre as obras audiovisuais realizadas nos últimos 5 anos, conduzido pela ONU Mulheres em parceria com o Instituto + Mulheres. Programação Ao longo do Marché du Film, o Brasil sediará diversos painéis tanto dentro da programação oficial quanto no estande do Projeto Cinema do Brasil, oferecendo uma visão aprofundada de seu dinâmico setor audiovisual. Com a presença de palestrantes de instituições brasileiras de renome, as sessões destacarão a ampla rede de entidades que moldam as políticas audiovisuais no país, apresentarão as principais associações abertas à cooperação internacional e trarão ao palco grandes players da indústria, que compartilharão suas experiências e estratégias para parcerias globais. Profissionais do mercado interessados em explorar novas colaborações poderão se conectar com representantes brasileiros no Palais des Festivals, onde espaços dedicados serão promovidos pelo Cinema do Brasil, pela SPCINE (Companhia Paulista de Cinema e Audiovisual) e pela RIOFILME (Rio de Janeiro Film Commission). Esses locais proporcionarão informações relevantes sobre incentivos à coprodução, oportunidades de financiamento e perspectivas de parceria dentro do ecossistema audiovisual brasileiro. Acesse aqui a programação completa. Assessoria de imprensa ApexBrasil
|
Para não receber mais mensagens deste remetente, vá para esta página.