Olá, tudo bem? Reclamações condominiais são um desafio constante, mas a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada poderosa na solução desses conflitos.
Reclamações no condomínio: veja como a IA pode ajudar
A IA vem sendo usada, em sua maioria, para responder dúvidas sobre legislação (21%), dar suporte para moradores e síndicos (19%) e elaborar comunicados e atas (14%). Ela responde com base na Lei dos Condomínios (Lei nº 4.591/64), nas legislações correlatas e no regulamento interno do condomínio; além de compreender o contexto social da pergunta, dando respostas acuradas. "Basta mandar o documento do estatuto do condomínio por WhatsApp, como fazemos em nossas conversas cotidianas. Ela responderá de forma personalizada", afirma Marcus Nobre, cofundador e CEO da uCondo, ressaltando a praticidade da ferramenta.
Confira algumas respostas da IA sem o prévio envio do regulamento interno dos condomínios.
"Como denunciar vizinho barulhento?" IA: "A primeira etapa é registrar uma reclamação junto à administração do condomínio, que poderá orientar sobre os procedimentos. Em muitos casos, é recomendado dialogar amigavelmente com o vizinho antes de tomar medidas mais formais. Caso o problema persista, o síndico pode aplicar advertências e, se necessário, multas."
"Qual a multa para perturbação do sossego?" IA: "A multa é estipulada na convenção ou no regimento interno do condomínio. Em geral, essa penalidade varia, mas precisa ser proporcional e aplicada conforme o procedimento estabelecido. Além disso, é fundamental que o síndico e a administração sigam as regras internas para garantir a legalidade da aplicação da multa."
"Posso passear com animal de estimação nas áreas comuns?" IA: "Em geral, o uso das áreas comuns por animais de estimação depende do que foi estabelecido na convenção e no regimento interno do condomínio. Muitos condomínios permitem a circulação de animais, desde que estejam com coleira e sejam supervisionados por seus tutores. Contudo, caso o regimento proíba, é necessário respeitar as normas para evitar conflitos."
"Posso alugar uma vaga de garagem?" IA: "A possibilidade de alugar uma vaga de garagem depende das regras do condomínio e da legislação local. Em muitos casos, a locação é permitida apenas entre condôminos, a fim de garantir maior segurança. Contudo, caso a convenção permita o aluguel para terceiros, é importante respeitar essas diretrizes e informar a administração."
O CEO lembra que o uso da IA não substitui a ação humana. "Para síndicos e administradoras, gerenciar conflitos de forma transparente e imparcial é essencial. Estratégias como mediação, comunicação clara das regras e aplicação de multas e advertências, quando necessário, ajudam a manter o equilíbrio e garantir o bem-estar de todos", comenta.
Além da IA, a uCondo desenvolveu um software de gestão condominial que é utilizado por 6 mil condomínios em todo o país e tem mais de 560 mil usuários. A plataforma da uCondo centraliza e simplifica os processos administrativos, financeiros e de comunicação do condomínio, sendo utilizado por síndicos, moradores e funcionários.
Sobre a uCondo – Fundada em 2015 por Marcus Nobre (CEO), Léo Mack (COO), Juliano Corso (CTO) e Ivan Benkendorf (PM), em Curitiba (PR), a uCondo é uma plataforma de tecnologias para gestão, que centraliza e simplifica os processos administrativos e financeiros dos condomínios. A plataforma reúne funcionalidades como comunicação entre síndicos e moradores, além de automações financeiras voltadas para administradoras de condomínios, oferecendo uma solução completa e integrada. Desenvolveu uma Inteligência Artificial(IA) disponível 24 horas por dia, pronta para resolver desde questões simples até desafios complexos relacionados a finanças, legislação e à rotina condominial. A uCondo já atende 6 mil condomínios, com mais de 560 mil usuários no aplicativo, faz parte do Órbi Conecta (BH), o principal hub de inovação de Minas Gerais. Em 2024, a uCondo lançou a CondoEduca, uma plataforma educativa com cursos para síndicos e administradoras de condomínios. Saiba mais em ucondo.com.br.
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