Como os esports estão moldando o futuro da tecnologia e da economia digital? Mais de 73% da população brasileira já está inserida no universo dos games, e marcas estão se adaptando às demandas dos jogadores
O crescimento acelerado dos esports está transformando profundamente o cenário tecnológico e econômico do país. Mais do que um fenômeno cultural, os jogos eletrônicos competitivos tornaram-se alicerces de inovação, gerando empregos, estimulando a criação de novos modelos de negócios e consolidando o Brasil como um dos pólos mais promissores da economia digital global. Para se ter uma ideia, o Brasil está entre os principais mercados globais de jogos eletrônicos, com 73,9% da população jogando algum tipo de jogo eletrônico, como apontado pela Pesquisa Game Brasil 2024.
Impulsionado pela crescente profissionalização dos atletas, o mercado tem demandado equipamentos de altíssima performance. Periféricos como mouses, teclados e headsets vêm sendo desenvolvidos com foco em precisão e respostas extremamente rápidas, enquanto computadores voltados para o alto desempenho tornaram-se essenciais para competições de alto nível.
"Esse cenário reflete uma transformação significativa na forma como os jogos eletrônicos são encarados, deixando de ser apenas uma forma de entretenimento e se consolidando como uma modalidade esportiva altamente técnica e competitiva. A exigência por equipamentos de ponta vai além do simples conforto ou estética: ela está diretamente ligada à performance dos jogadores, onde frações de segundo podem definir os resultados", explica Gui Barbosa, diretor de parcerias da Gamers Club. Ao mesmo tempo em que se consolida como um setor altamente competitivo e profissional, o mercado gamer também tem se firmado cada vez mais como uma fonte de entretenimento digital. As plataformas de streaming como Twitch e YouTube Gaming, por exemplo, revolucionaram a forma como os jogos são consumidos. Apenas em 2023, a Twitch arrecadou mais de US$3 bilhões, com uma média de 2,4 milhões de espectadores simultâneos por dia. O YouTube Gaming também apresentou números impressionantes, com 810 milhões de espectadores globais interessados em conteúdo relacionado a esports, dados trazidos pela Futuro em Pauta. "Isso demonstra o impacto econômico amplo e crescente dos jogos eletrônicos no país, trazendo situações onde geram empregos, cada vez mais criadores de conteúdo conseguem monetizar suas produções por meio de assinaturas, donates, parcerias e publicidades. Além disso, as grandes marcas têm investido em patrocínios e ativações em eventos e canais, reconhecendo ainda mais o enorme potencial da comunidade gamer", explica Gui.
A análise de dados é outro pilar do novo ecossistema digital onde equipes profissionais utilizam tecnologias baseadas em IA e machine learning para mapear a performance dos jogadores, criando estratégias otimizadas e programas de treinamento cada vez mais precisos. Além disso, temos a introdução de blockchains e ativos digitais dentro dos jogos trazendo uma nova camada de valor e engajamento. No Brasil, diversas startups estão surgindo com o objetivo de explorar o universo dos esports, por meio de soluções inovadoras que unem tecnologia, finanças e entretenimento.
"Com criatividade, tecnologia e inovação os gamers estão se tornando protagonistas de uma revolução digital que está moldando o futuro do Brasil. A gamificação também está sendo utilizada para aprimorar processos de aprendizagem e desenvolvimento em áreas como educação, saúde mental e treinamento corporativo. Essa estratégia torna tais processos mais eficazes e interativos, expandindo a lógica dos jogos para além do mundo dos esports", comenta Gui.
Dessa forma, plataformas como Discord, Twitch e redes sociais se tornaram hubs criativos e culturais, organizando comunidades de jogadores. A ascensão da gamificação como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento marca uma virada significativa na forma de se interagir com o conhecimento e com o outro, ao inserir elementos de jogos como recompensas, desafios e progressões cria- se um ambiente mais envolvente, colaborativo e motivador. Sendo assim as plataformas entram não só como canais de comunicação e sim centros de convivência digital, formando comunidades, compartilhando saberes e construindo identidades, deixando claro o papel fundamental desses espaços para a consolidação da cultura gamer. Sobre a Gamers Club A Gamers Club é o maior hub para a comunidade de jogos competitivos da América Latina, reunindo quase 3 milhões de usuários em sua plataforma principal e milhões de visualizações em seus sites, Draft5 e ValorantZone, combinados. Foi a primeira plataforma a oferecer aos jogadores brasileiros uma experiência de usuário integrada, segura e abrangente, promovendo um senso de comunidade com altos níveis de engajamento.
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