VALUATION
Avaliação de Negócios
25 de Novembro de 2024, das 09:00 - 18:00
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Métodos e Melhores Práticas para
Aumentar o Valor de Negócios
Resumo: Ultimamente, as empresas têm compreendido que a palavra de ordem é o aumento do valor do negócio. A noção de valor, hoje possível de ser devidamente mensurada e gerida, passa a determinar o conjunto de ações que as empresas de sucesso realizam como centro de suas atividades. Este curso permitirá a empresários, executivos e gestores em geral compreenderem os vetores que geram valor de fato à organização e, a partir deles, administrar a empresa para, continuamente, aumentar seu valor perante clientes, fornecedores, funcionários e, sobretudo, proprietários.
Objetivo: Apresentar os fundamentos modernos que as empresas buscam na teoria financeira para a mensuração de seu valor. Capacitar os participantes a criar e gerenciar as variáveis fundamentais do negócio, quer seja para vender a empresa para possíveis investidores, avaliar concorrentes ou mesmo dirigir a empresa sob o olhar da Gestão Baseada em Valor (GBV).
A quem se destina: Empresários, diretores e gerentes de empresas industriais, comerciais e de serviços, bem como demais interessados no aprendizado do tema.
Benefícios: Aprendizado de conceitos e técnicas da moderna teoria financeira e constatação de casos práticos que auxiliarão o participante a perceber a necessidade do desenvolvimento do mecanismo. Recebimento de um conjunto de planilhas para facilitar o desenvolvimento do conhecimento.
Pré-Requisito: Domínio das funções básicas do Excel.
Conteúdo:
1. Importância do tema no contexto atual de mercado
1.1. A crescente demanda por operações de M&A
1.2. Motivos para se realizar uma avaliação da empresa
1.2.1. Fusão, Cisão e Aquisição
1.2.2. Remuneração Variável de Executivos (bônus)
1.2.3. GBV (Gestão Baseada em Valor)
2. Conceito e Aplicação da Gestão Baseada em Valor (GBV)
2.1. Valor: a fronteira atual da gestão dos negócios
2.2. Processo econômico-financeiro de criação de valor
2.3. Empresas de 4ª Geração Financeira
3. Estabelecimento de premissas: a parte vital do processo de avaliação
3.1. Análise crítica dos relatórios contábeis e gerenciais
3.2. Compreensão do setor e perspectivas
3.3. Projeção de variáveis macroeconômicas
3.4. Modelagem econômico-financeira e análise de fatores críticos
3.5. Análise SWOT fundamentada em estudos de correlação estatística
3.6. Definição dos constructos para projeção, bem como das premissas e limitações da análise da projeção
4. Estudo das variáveis fundamentais do negócio, barreiras de entrada e de saída e busca dos fundamentos do negócio e suas correlações com os agregados macroeconômicos e setoriais
5. Projeção dos principais elementos constitutivos de valor
5.1. EBITDA, EBIT e EBT
5.2. Impactos tributários e financeiros
5.3. Capital de Giro (Working Capital): NCG (Necessidade de Capital de Giro) e CDGP (Capital de Giro Próprio)
5.4. Despesas Operacionais (administrativas, comerciais e de produção)
5.5. OPEX (Operational Expenditure) e CAPEX (Capital Expenditure)
6. Cálculo da Taxa de Desconto (WACC)
6.1. Custo do Capital Próprio
6.2. Custo do Capital de Terceiros
7. Determinação do valor da empresa
7.1. Fluxo de Caixa Livre para a Empresa
7.2. Fluxo de Caixa Livre para o Acionista
7.3. Fluxo de Caixa Descontado
7.4. Análise de Múltiplos
8. Desenvolvimento de um caso prático para reforçar o aprendizado dos participantes.
Metodologia: consistirá em exposição, discussão e debate dos conceitos e suas respectivas aplicações. Para tanto há o uso de projetor e quadro branco. Para a aplicação dos conceitos utiliza-se o “método do caso”, amplamente utilizado no mundo dos negócios e legitimado pela Harvard Business School. Aconselhamos a utilização de notebook aos participantes que dominarem o software Excel para o desenvolvimento dos casos.
Instrutor:
Administrador de empresas, pós-graduação em finanças, mestre em controladoria e finanças (PUC-SP), cuja dissertação mereceu nota 10 com louvor, recebeu prêmio ENAMPAD, doutor em ciências sociais (PUC-SP) com tese sobre a responsabilidade social das instituições financeiras. É docente de diversas instituições voltadas à capacitação de executivos e empresários como CIESP, IDORT, INTEGRAÇÃO, e diversos sindicatos patronais. Ministra treinamentos e palestras empresariais. É professor universitário há 15 anos, notadamente na ESPM-SP (graduação e MBA). Atuou como executivo de empresas industriais, comerciais e instituição financeira, gerenciando carteira de ativos de mais de 100 milhões de dólares. É consultor atuante nas áreas financeiras, comercial e planejamento estratégico com vasta experiência na solução de problemas de empresas de portes e segmentos diferenciados. Autor dos livros. Com larga experiência em economia, gestão de negócios, finanças pessoais e orientação profissional é frequentemente requisitado a participar de reportagens para a mídia impressa e eletrônica: DCI, Valor Econômico, Brasil Econômico, Jornal da Tarde, Isto É Dinheiro, Exame, Portal Terra, Rádio CBN, BandNews, Rádio Bandeirantes, TV Globo, Record News e TV Estadão. Entrevistas e artigos.
Carga Horária: 8 horas
Data: 25 de Novembro de 2024
Local: Plataforma Zoom
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