Olá! Tudo bem? Jean da PinePR aqui!
Caso precise de mais informações estou à disposição e aguardo seu retorno!
Gamificação é caminho para incentivar jovens em projetos sociais
Estratégia de engajamento é capaz de tornar estudantes 89,45% mais empenhados
O termo gamificação surge em 1970 para se referir ao desenvolvimento de softwares e games, mas só recentemente a palavra é atrelada à educação como uma solução para a atração e engajamento de alunos em atividades educacionais. A International Journal of Human-Computer Studies afirma que estudantes que são apresentados ao formato são 89,45% mais engajados. A Muda Cultural, agência especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos, vê a gamificação como o caminho para motivar a participação desses jovens no setor cultural.
"Quando o estudante se conecta com um assunto e se vê como um agente transformador, ele tende a aumentar seu interesse e motivação para aprender. Desenvolve pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, escuta ativa, senso de colaboração e comunicação, fatos importantes quando pensamos na formação e engajamento desse público, principalmente atrelado à cultura e ao futuro", afirma Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da Muda Cultural.
O uso de tecnologias em sala de aula passou de antagonista para ator principal na educação. Dados do Metaari, empresa de pesquisa de mercado que identifica oportunidades para fornecedores de tecnologia de aprendizagem, confirmam que até o final de 2024, as instituições devem aumentar o uso da estratégia em 15,4%. Para entrar nesse movimento é imprescindível estar atento às novas soluções e tendências, como Realidade Aumentada (RA), personalização da aprendizagem, o uso de Inteligência Artificial (IA) e plataformas gamificadas.
"Há uma crescente de escolas que já utilizam essa metodologia a seu favor e foi com referência nessas instituições que a Muda Cultural viu a oportunidade de trazer esse movimento para promover a forte atuação do público juvenil em projetos sociais", pontua o diretor-geral.
Projetos sociais e a ludificação Desenvolvido pela agência, o EconoArte faz parte desse processo da ludificação. Este projeto inédito tem como foco realizar ações formativas que propiciem o contato com o universo da educação e gestão financeira por meio de experimentações práticas no segmento da produção cultural.
Virando os holofotes para a um problema que circunda 75% dos jovens que não fazem controle de gastos, o projeto trata de gestão financeira de forma criativa e atrativa com o desenvolvimento de um jogo de videogame gratuito que visa engajar ainda mais este público, valorizando o trabalho colaborativo, conhecimentos sobre produção cultural, gestão financeira e eventos musicais.
O jogo consiste na criação de um festival de música na comunidade, assumindo os papéis dos personagens: Mão na Massa! (Produtor do evento), Conta as Notas! (Administrador) e Manda o Papo! (Responsável pela comunicação). O aplicativo será lançado em novembro e estará disponível gratuitamente na plataforma Fortnite.
O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Banco PAN e apoio da Cerâmica Atlas, com realização da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal - União e Reconstrução.
Sobre a Muda Cultural Desde 2007 no mercado, a Muda Cultural propõe inovações para a produção e difusão de ações e causas relevantes, atuando como elo entre marcas, projetos e suas comunidades. A missão da agência é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção de projetos de grande impacto social, atuando em 3 eixos: Gestão de Investimento Social Privado, Portfólio de Projetos Proprietários e Desenvolvimento de Projetos Sob Medida. Para saber mais, acesse o site da agência.
Sobre o Banco PAN O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um banco controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Possui patrimônio líquido de R$ 8 bilhões e atua como uma plataforma digital completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio de tecnologia. Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito, meios de pagamentos, seguros, investimentos e Marketplace.
Sobre a Cerâmica Atlas Há décadas, a Cerâmica Atlas tem sido uma referência no mercado brasileiro de revestimentos cerâmicos, principalmente em pequenos formatos. Com isso, a empresa estabeleceu-se como uma das principais produtoras de revestimentos do país, e um compromisso inabalável com a qualidade, inovação e design.Desde sua fundação, a Cerâmica Atlas tem desempenhado um papel fundamental na transformação de ambientes residenciais, comerciais e industriais através de seus produtos cerâmicos. Com mais de 200 tipos de revestimentos cerâmicos, estes são reconhecidos pela sua qualidade, durabilidade, resistência e beleza. A empresa oferece uma ampla variedade de cores, acabamentos e formatos para atender a uma variedade de estilos e necessidades de projeto A Cerâmica Atlas também demonstra um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental. A empresa adota práticas de produção responsáveis e busca constantemente maneiras de minimizar seu impacto no meio ambiente, desde a gestão eficiente de resíduos até o uso de tecnologias ecoeficientes em seus processos produtivos. Com uma história de sucesso e uma visão voltada para o futuro, a empresa permanece como a número 1 quando a busca é por revestimentos cerâmicos de excelência.
Mais informações para a imprensa | PinePR Júlia Lira - julia.lira@pinepr.com Jean Schmidt - jean.schmidt@pinepr.com Emeline Domingues - emeline.domingues@pinepr.com Mariah Freitas - mariah@pinepr.com
|
Para não receber mais mensagens deste remetente, vá para esta página.