Por Lucas Continentino*
Sabemos que o marketing de influência tem mexido com os hábitos de consumo globais. Dados da Oxford Economics apontam que, nos Estados Unidos, o ecossistema criativo do YouTube, por exemplo, gerou impressionantes US$35 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. No Brasil, apesar de ainda não alcançarmos esses números, a pesquisa destaca uma contribuição significativa de R$ 4,7 bilhões em 2019, evidenciando a relevância do setor. Projeções indicam que o setor poderá atingir, globalmente, a impressionante marca de US$ 24 bilhões até o final de 2024.
Além das parcerias tradicionais com criadores de conteúdo, como posts patrocinados e "collabs", estratégias que promovem experiências tangíveis entre a marca e o público se destacam como diferenciais impactantes. Ações que envolvem a presença dos influenciadores, como tardes de autógrafos, meet & greet e participação em eventos criam oportunidades únicas para o público se conectar emocionalmente à marca, transformando consumidores em verdadeiros entusiastas.
Mas atenção: não só de influenciadores se faz o marketing em 2024. O licenciamento de produtos é uma forma tradicional, mas eficaz, de aproximação do público quando feita de forma criativa. De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), o faturamento desse mercado de varejo em 2023 foi de R$ 23,2 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. É possível desenvolver jogos, bonecos, vestuário, artigos de papelaria e uma infinidade de outros produtos personalizados, online e offline, que vão conquistar a afeição do público e ajudar a criar uma comunidade de marca.
Qual criança da década de 1990 não se lembra dos Tazos Looney Tunes nos salgadinhos da Elma Chips ou do chocolate da Turma da Mônica lançado pela Nestlé? Esses produtos marcaram uma geração. Temos exemplos recentes, como a febre dos hidratantes labiais Carmed em parceria com a Fini, que vendeu R$ 23,5 milhões em um mês, enquanto o faturamento de todo o ano anterior havia sido de R$ 24 milhões; ou o Guaraná Antártica e a Faber-Castell, que criaram coleções exclusivas e limitadas de maquiagem com a Quem Disse, Berenice?. Essa é uma estratégia que gera experiências únicas no tempo e, por isso, memoráveis, fortalecendo todas as marcas envolvidas.
A internacionalização de conteúdos também está emergindo como uma tática visionária no país. Ela é capaz de otimizar a monetização nas plataformas digitais, dada a disparidade nos ganhos de receita a cada mil visualizações (RPM) no Brasil em comparação com os Estados Unidos. Já existem tecnologias que permitem às empresas expandir sua presença global de forma ágil e acurada, como a dublagem por clonagem de voz via Inteligência Artificial. Com os conteúdos dublados ou traduzidos para outros idiomas, influenciadores brasileiros podem passar a receber uma receita mais expressiva.
Das velhas às novas estratégias, o cerne reside em desenvolver um marketing genuíno que não perca de vista os valores fundamentais da marca. Ao recordarmos produtos emblemáticos, percebemos narrativas que, décadas depois, ainda são consistentes. É preciso muito cuidado ao decidir se associar a um influenciador ou uma empresa. O consumidor busca identificação com as marcas que consome, por isso, venda sua verdade.
* Lucas Continentino é sócio-fundador da Curta, o maior hub de influenciadores da América Latina. Sobre a Curta Hub A Curta é o maior hub de influenciadores da América Latina, com mais de 35 criadores de conteúdo focados em entretenimento e games, como Robin Hood, Natan por Aí, JazzGhost, Problems e Lucas Clash On. O diferencial da Curta é o modelo de negócio, baseado em parcerias em que os influenciadores podem se tornar sócios da Curta e receber porcentagens da participação de lucros. A Curta já trabalhou com mais de 200 marcas, como Ubisoft, Samsung, Scopely, L'oreal, Amazon, Google, Tencent, Activision, Epic Games, entre outras. Juntando todos os canais, possui mais de 260 milhões de inscritos e 2,8 bilhões de visualizações mensais, esperando alcançar em 2023 faturamento direto de R$ 21 milhões e R$ 40 milhões movimentados no mercado. Saiba mais no site da Curta.
Relacionamento com Imprensa Natália Diogo 11. 982332531 | natalia@mayapr܂com܂br Anne Morais 31.99223-6076 | anne@mayapr܂com܂br |
Thiabolico
-
Sociedade, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Internet, Música, Cinema, Games, Anime, Literatura, Futebol...
Cúmplices
Postagens populares
-
Gostei tanto do filme Watchmen que fiquei curioso pra ler a HQ, aclamada por muitos como A melhor HQ de todos os temp...
-
Quem é o moleque-doido que nunca pensou em colocar um uniforme style e sair por aí combatendo o crime como o seu super-herói favo...
-
Enquanto meus primos jogam Playstation 3, Xbox 360 e Wii, tenho que me contentar com o PS2 velho de guerra. E como alguns jogo...
-
Fiz a vontade da namorada e fomos assistir a este filme na semana passada. Eu não sabia absolutamente nada sobre a trama, sobre todo o bu...
-
Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão...
-
Não vou me aprofundar muito nesse post, nem perder tempo enumerando os motivos que me levaram a esse título, pois é desnecessár...
-
Esse foi um domingo "divisor de águas". Foi um domingo de começo e fim de algumas coisas. Pra começar, foi a est...
-
Pra começar o post, quero expor minha revolta sobre o fato de que foi IMPOSSÍVEL encontrar na internet o Escudo de Gala do Nacional,...
-
Estou escrevendo isso porque prometi nunca esquecer. Tivemos mais um cachorro por cerca de duas semanas. Quase toda preta, do jeito que eu...
-
O Nacional, único representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, estreou com vitória de 1 x 0 sobre o ...
Assuntos
Arquivo
-
▼
2024
(4281)
-
▼
abril
(408)
- 'Love Lies Bleeding - O Amor Sangra', com Kristen ...
- MATÉRIA - Funcionalidade e segurança das moradias ...
- Star+ | Grandes Hits - Motivos para assistir a pro...
- Prime Video | Estreias de Maio
- Torneio de Tênis Roland-Garros também está no eSpo...
- Disney+ | Let It Be - Novo trailer disponível
- AMAZONAS / ECONOMIA: Athos Brasil leva tecnologia ...
- Infinix destaca funções e recursos dos smartphones...
- Disney+ | Taylor Swift: The Eras Tour (Taylor’s Ve...
- THE COMPANY OF MEN release new single "All The Day...
- THE COMPANY OF MEN release new single "All The Day...
- Fallout Conquista Mais de 65 Milhões de Espectador...
- Star+ | Todos Nós Desconhecidos - Já disponível na...
- Team Liquid vence Last Chance Qualifier e se class...
- Team Liquid vence o Last Chance Qualifier e garant...
- Sumaúma Park Shopping promove pocket show do canto...
- 'Guerra Civil', da Diamond Films, segue na lideran...
- Disney Studios | Mufasa: O Rei Leão - Trailer e pô...
- Sneki Snek e Sonic The Hedgehog aceleram pela cons...
- SEC Awards 2024: Marina Sena, Juliette, Jão e mais...
- Encontre centenas de colaborações na nossa platafo...
- homenagem a Regina Casé + 40 filmes + Troféu Zeca ...
- RES: Dia Mundial da Educação - 28 de abril | Indic...
- 20th Century Studios | Alien: Romulus - Alien Day
- Compra de Hqs e Rpgs Devir - Condições especiais p...
- Lançamento JBC - Angústia
- Lançamento JBC - Angústia
- AMAZONAS / CIDADES: Guerra fluvial: combustível ro...
- Prime Video Divulga Trailer Oficial e Cartazes Iné...
- Star+ | Thank You, Goodnight: A História de Bon Jo...
- Em Maio: Gestão de Compras e Negociação com Fornec...
- Prime Video Showcase: Evento com Executivos em Sã...
- Deezer | As 5 músicas mais escutadas do novo álbum...
- Prime Video Divulga Primeiras Imagens e Data de La...
- Last Chance Qualifier define o último classificado...
- 'Love Lies Bleeding - O Amor Sangra', com Kristen ...
- AMAZONAS / CIDADES: Cãominhada do Bem-estar Animal...
- Cartaz correto * usar este | Thriller “Infestação”...
- 'Às Vezes Quero Sumir', com Daisy Ridley, ganha tr...
- Paris Filmes | Thriller “Infestação” ganha data de...
- AMAZONAS / ABRIL AZUL: Tratamento multidisciplinar...
- Planejamento Orçamentário - Estrutura e Novos Conc...
- Planejamento Orçamentário - Estrutura e Novos Conc...
- LORD KESSELI AND THE DRUMS release brand new video...
- LORD KESSELI AND THE DRUMS release brand new video...
- MATÉRIA - Mês da saúde: itens regionais podem melh...
- OPORTUNIDADE - Empresa da construção civil abre pr...
- Disney+ e Star+ | Xógum: A Gloriosa Saga do Japão ...
- Novo Razer Viper V3 Pro redefine a dominância nos ...
- Monetize seu site/blog com a nova plataforma Upeex!
- Sumaúma Park Shopping sorteará cinco iPhones 15 Pr...
- CBOLÃO: Confira as novidades e o novo formato da p...
- Disney+ | Diane von Furstenberg: Woman in Charge -...
- IRASCIBLE Week 16: Our new releases!
- IRASCIBLE Week 16: Our new releases!
- Disney+ e Star+ | Xógum: A Gloriosa Saga do Japão ...
- Atendimento de Alta Qualidade, Abrangência em Níve...
- Paris Filmes | Pré-venda para os novos episódios d...
- 'Guerra Civil', da Diamond Films, leva mais de 260...
- Marvel Studios | Deadpool & Wolverine - Novos pôst...
- AMAZONAS / CIDADES: Resíduos hospitalares: Norte r...
- Razer avança em direção a um futuro sustentável co...
- LOUD é tetracampeã do CBLOL 2024 com 4 vitórias se...
- Segurança infantil: Conheça a solução que utiliza ...
- Grupo América Móvil, controlador da Claro, vai inv...
- Ciclo de Cultura Tradicional realiza sessão com es...
- Editora Edebê oferece robótica para crianças com a...
- Seleção de Parcerias JBC 2024
- Seleção de Parcerias JBC 2024
- Projota anuncia maior trabalho da carreira e lança...
- Após enorme sucesso, Ricardo Nunes realiza 2ª ediç...
- Arena Breakout: Infinite anuncia simulador militar...
- Mari Palma cresce no ambiente digital da CNN Brasi...
- Brasil inaugura Feira do Livro e Lula anuncia medi...
- Último episódio da temporada de ‘Perícia Lab’, do ...
- Ford lança álbum de figurinhas para celebrar os 60...
- 'Guerra Civil', da Diamond Films, lidera bilheteri...
- Fallout Tem Estreia Extraordinária: Série de Suces...
- 'Love Lies Bleeding - O Amor Sangra', com Kristen ...
- AMAZONAS / CULTURA: Biblioteca em Manaus comemora ...
- Pauta | Tecnologia: conheça carreiras em alta e di...
- [PAUTA] Novo grupo feminino UNICODE estreia no K-P...
- Disney+ | Iwajú - Você sabe o que significa Iwajú?
- Kingston FURY anuncia patrocínio a CBLOL Fest, Wat...
- Indicado ao Oscar® 2024, ‘A Sala dos Professores’ ...
- Amazon Desert Rally: projeto da Stock Car alerta p...
- 'Law & Order' desta semana traz a despedida de Jac...
- Aviso de Pauta - NETmundial+10 reúne representante...
- Max lança trailer oficial de 'Pretty Little Liars:...
- Cailee Spaeny conta sobre sua relação com Kirsten ...
- Espetáculo "A história de Kafka e a Boneca Viajant...
- E! Entertainment: Destaques da semana de 22 a 28 d...
- Rato Borrachudo lança torneio de batalha de robôs ...
- Novos títulos indie que chegarão para PlayStation
- Juliana Alves comanda 'No Jogo', reality do E! Ent...
- Vanessa da Mata chega a São Paulo com a turnê de "...
- Vem aí a Virada Nerd!
- Shopping de Manaus ganha loja com mais de 200 iten...
- 'Transformers: O Início' ganha primeiro trailer
- Não perca os episódios finais de 'Da Ponte Pra Lá'...
-
▼
abril
(408)
Pesquisa

© Copyright Thiabolico - O Blog do Thiago Henrik. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine