• Home
  • Posts RSS
  • Comentários RSS
Blue Orange Green Pink Purple
abr 27

Primeira rede de cineastas mulheres indígenas do Brasil é lançada neste sábado (29)



Katahirine, a primeira rede de cineastas mulheres indígenas do Brasil,
é lançada neste sábado

 

 

A produção audiovisual indígena é rica e conta com forte participação feminina, mas ainda é pouco conhecida dos brasileiros. Para mudar essa situação, neste Abril Indígena será lançada a Katahirine, a primeira rede de mulheres indígenas que se dedicam a produções audiovisuais. Ela já nasce unindo 71 mulheres de 32 etnias -- entre elas, nomes como Graci Guarani e Olinda Wanderley Yawar Tupinambá, diretora e codiretora do projeto Falas Da Terra, da TV Globo, e Patrícia Ferreira Pará Yxapy, diretora de filmes que já participaram de festivais no Brasil e no mundo, como o Doclisboa, em Portugal, a Berlinale, na Alemanha, e o Margareth Mead Film Festival, em Nova York, nos Estados Unidos.

 

O lançamento da primeira rede audiovisual de mulheres indígenas do Brasil acontece no próximo sábado, 29 de abril, às 19h, em uma live no canal do Instituto Catitu no Youtube, com participação da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

 

A Katahirine - Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas é aberta, coletiva e composta por mulheres que atuam nas áreas do audiovisual e comunicação. Seu principal objetivo é fortalecer a luta dos povos originários por meio do cinema. A rede nasce a partir da atuação do Instituto Catitu e começa a tomar forma com um mapeamento inédito das cineastas indígenas no Brasil. "Construir esse coletivo é fundamental para as lutas do movimento das mulheres originárias e seus povos", de acordo com o texto de apresentação da Rede escrito pelas mulheres de seu Conselho Curador. O foco inicial do mapeamento e da construção da rede é no Brasil, mas a meta é abarcar cineastas de povos originários de outros países da América Latina.

 

A primeira iniciativa para dar visibilidade à produção audiovisual das mulheres indígenas é o site que será lançado também no dia 29 de abril. Ele funcionará como uma plataforma onde cada cineasta terá uma página com seu perfil, biografia e suas produções. Futuramente, a rede planeja promover encontros entre as realizadoras de todo o país e organizar mostras. A Katahirine atuará ainda no desenvolvimento de estratégias de fortalecimento do audiovisual indígena e na proposição de políticas públicas que atendam a produção do cinema feito pelas mulheres indígenas.

 

"Acreditamos que a rede poderá ser uma importante ferramenta de conhecimento e diálogo entre nós e com o público, e também uma referência para pesquisas sobre o cinema indígena feminino", explica o texto de apresentação da Rede escrito de forma coletiva pelas mulheres de seu Conselho Curador. "Nosso trabalho aborda questões centrais dos nossos povos, como a recuperação das memórias históricas, a reafirmação das identidades étnicas, a valorização dos conhecimentos tradicionais, das línguas e do papel das mulheres nas nossas sociedades", descreve.

 

"O audiovisual tem sido uma ferramenta de luta das mulheres indígenas. As produções cinematográficas têm contribuído para que elas reivindicam direitos, denunciem retrocessos e ocupem seu espaço na sociedade indígena e não indígena", completa Mari Corrêa, diretora do Instituto Catitu, responsável pela coordenação do projeto.

 

Origem da palavra Katahirine

 

Katahirine é uma palavra da etnia Manchineri que significa constelação. Assim como o próprio nome sugere, Katahirine é a pluralidade, conexão e a união de mulheres diversas que se apoiam e promovem mulheres indígenas no audiovisual brasileiro. Dessa constelação participam mulheres de todos os biomas, de diferentes regiões e povos, mulheres indígenas que se uniram com o objetivo de fortalecer a luta dos povos originários por meio do audiovisual.

 

O Conselho Curador da Rede Katahirine

 

A Rede tem um Conselho com a missão de garantir a participação indígena nas tomadas de decisão, promover articulações para incidência em políticas públicas que beneficiem a produção audiovisual das mulheres indígenas, elaborar e propor às demais os critérios da curadoria das cineastas e das obras, propor debates sobre temas relevantes para o coletivo, estabelecer diretrizes para o desenvolvimento das atividades da Rede.

 

O Conselho é formado majoritariamente por mulheres cineastas e pesquisadoras indígenas de diferentes etnias. Dele participam atualmente as cineastas indígenas Graciela Guarani, da etnia Guarani Kaiowá, Patrícia Ferreira Pará Yxapy, da etnia Mbyá-Guarani, Olinda Wanderley Yawar Tupinambá, da etnia Tupinambá/Pataxó Hã-Hã-Hãe e Vanúzia Bomfim Vieira, do povo Pataxó. Fazem parte também Mari Corrêa, cineasta e diretora do Instituto Catitu, Sophia Pinheiro, artista visual e cineasta e a jornalista Helena Corezomaé, jornalista da etnia Balatiponé.

 

  • Graci Guarani é uma das cineastas indígenas com uma trajetória expressiva. É diretora do projeto Falas Da Terra da TV Globo (2021 e 2023) e uma das diretoras da série Cidade Invisível da Netflix. Este ano lança seu longa-metragem Horizonte Colorido.
  • Patrícia Ferreira Pará Yxapy é diretora de diversos filmes relevantes para o cinema indígena brasileiro. Já participou de festivais no Brasil e no mundo, como o Doclisboa em Lisboa, o Margareth Mead Film Festival em Nova York e apresentou sua primeira exposição individual, "Carta de uma mulher guarani em busca de uma terra sem mal" com seus filmes e desenhos, dentro da mostra do programa Forum Expanded em Berlim (2020).
  • Olinda Wanderley Yawar Tupinambá foi codiretora do especial "Falas Da Terra" na TV Globo em 2021. Entre documentários, ficção e performances, produziu e dirigiu 10 obras audiovisuais independentes. Participou das exposições "Atos modernos" e "Véxoa: Nós Sabemos", na Pinacoteca de São Paulo.
  • Vanúzia Bomfim Vieira dirigiu o longa-metragem Força das Mulheres Pataxó da Aldeia Mãe (2019), exibido em diversos festivais e mostras. É mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e atualmente trabalha com direção e produção de filmes relacionados aos movimentos indígenas.

 

Projeto do Instituto Catitu

 

A Rede Katahirine foi concebida pelo Instituto Catitu, organização que atua junto aos povos indígenas para o fortalecimento do protagonismo das mulheres e jovens na defesa de seus direitos por meio do uso de novas tecnologias como ferramentas para expressar, transmitir e compartilhar conhecimentos a partir de suas visões de mundo.

 

A coordenação da Rede Katahirine é composta por Mari Corrêa, Sophia Pinheiro e Helena Corezomaé.

 

  • Mari Corrêa é cineasta, diretora e fundadora do Instituto Catitu, referência na formação de cineastas indígenas no Brasil, sobretudo com mulheres indígenas. Criou o projeto de formação das mulheres indígenas no uso de linguagens contemporâneas de produção cultural para potencializar seu protagonismo e valorizar os saberes femininos. Mari iniciou seu trabalho audiovisual com comunidades indígenas em 1992, na Terra Indígena Xingu. A partir de sua experiência com formação audiovisual, desenvolveu uma metodologia de formação de cineastas indígenas no Brasil que resultou em mais de 40 filmes de autoria indígena.
  • Helena Corezomaé, da etnia Balatiponé (MT), é jornalista e assessora de comunicação do Instituto Catitu, mestre em antropologia social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), escritora, repórter, editora e fotógrafa.
  • Sophia Pinheiro é educadora popular, artista visual e cineasta, com trabalhos exibidos dentro e fora do Brasil, doutora em Cinema e Audiovisual pela UFF e mestre em Antropologia Social pela UFG. Há quase 10 anos Sophia colabora e cria junto às mulheres indígenas cineastas com filmes e formações audiovisuais.

 

Também faz parte da equipe Natali Mamani, da etnia Aymara, comunicadora e assistente de coordenação da Rede Katahirine, videoartista, cineasta e jornalista participante de exposições e festivais dentro e fora do Brasil.

 

Os apoiadores

 

A Rede Katahirine recebe o apoio da Fundação Ford através do Projeto Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas, da Rainforest Foundation Noruega através do projeto Aliança dos Povos Indígenas e Extrativistas pelas Florestas do Acre e do Fundo de Direitos Humanos dos Países Baixos através do projeto Rede de Comunicação das Mulheres Pataxó.

 

Links das redes sociais do projeto:

Instagram: Link

Facebook: Link

Site Instituto Catitu

 

 

Contato para imprensa:

AViV Comunicação

Silvia Dias -- 11 99191-7456



 








Read More 0 Reclamações | Postado por Thiago Henrik | edit post

0 Reclamações



Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Thiabolico

    • Sociedade, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Internet, Música, Cinema, Games, Anime, Literatura, Futebol...
  • Cúmplices

    Postagens populares

    • Watchmen – HQ Completa
                         Gostei tanto do filme Watchmen que fiquei curioso pra ler a HQ, aclamada por muitos como A melhor HQ de todos os temp...
    • Kick Ass!
              Quem é o moleque-doido que nunca pensou em colocar um uniforme style e sair por aí combatendo o crime como o seu super-herói favo...
    • Pacote de ISO’s para PS2
             Enquanto meus primos jogam Playstation 3, Xbox 360 e Wii, tenho que me contentar com o PS2 velho de guerra. E como alguns jogo...
    • Jogos Vorazes não faz o menor sentido
      Fiz a vontade da namorada e fomos assistir a este filme na semana passada. Eu não sabia absolutamente nada sobre a trama, sobre todo o bu...
    • Mengão tem a marca mais valiosa entre os clubes brasileiros
               Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão...
    • Transporte Público de Manaus – Uma vergonha
              Não vou me aprofundar muito nesse post, nem perder tempo enumerando os motivos que me levaram a esse título, pois é desnecessár...
    • Depressão Pós Anime - Blood +
              Esse foi um domingo "divisor de águas". Foi um domingo de começo e fim de algumas coisas.       Pra começar, foi a est...
    • Todos os cães merecem o céu
      Estou escrevendo isso porque prometi nunca esquecer. Tivemos mais um cachorro por cerca de duas semanas. Quase toda preta, do jeito que eu...
    • Nacional Futebol Clube - Wallpapers
           Pra começar o post, quero expor minha revolta sobre o fato de que foi IMPOSSÍVEL encontrar na internet o Escudo de Gala do Nacional,...
    • O Futuro do Futebol Amazonense – Realidade X Ficção
                O Nacional, único representante do Amazonas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, estreou com vitória de 1 x 0 sobre o ...

    Assuntos

    • Amazonas
    • anime
    • Bichos
    • ciências
    • cinema
    • compra e venda
    • direção de arte e design
    • downloads
    • e-book
    • futebol
    • games
    • HQ
    • humor
    • imprensa e jornalismo
    • internet
    • literatura
    • luto
    • Manaus
    • mangá
    • marketing
    • Nerd
    • norte
    • pessoal
    • política
    • publicidade
    • reclamações
    • religião
    • resenhas
    • retrô
    • RPG
    • tv
    • vídeos
    • wallpapers

    Arquivo

    • ►  2025 (1858)
      • ►  maio (414)
      • ►  abril (369)
      • ►  março (360)
      • ►  fevereiro (374)
      • ►  janeiro (341)
    • ►  2024 (4281)
      • ►  dezembro (368)
      • ►  novembro (432)
      • ►  outubro (528)
      • ►  setembro (352)
      • ►  agosto (293)
      • ►  maio (290)
      • ►  abril (408)
      • ►  março (599)
      • ►  fevereiro (517)
      • ►  janeiro (494)
    • ▼  2023 (6217)
      • ►  dezembro (469)
      • ►  novembro (629)
      • ►  outubro (733)
      • ►  setembro (633)
      • ►  agosto (618)
      • ►  julho (529)
      • ►  junho (302)
      • ►  maio (543)
      • ▼  abril (493)
        • Pauta | Som até o dia amanhecer: Polyvox lança cai...
        • Casa do Celular lança modelo de negócios mais enxu...
        • Panini anuncia três lançamentos de Mangás | Abril
        • Los Grandes anuncia contratação de Trick para sua ...
        • 4 razões para manter seu software e dispositivos a...
        • Em meio à paixão e à ilusão, conheça os triângulos...
        • Prime Video | Estreias de Maio
        • A série Two And A Half Men retorna à Warner Channe...
        • Paris Filmes divulga primeira foto do set de "C.I....
        • UFC Fight Pass exibe o UFC Fight Night: Song x Sim...
        • PAUTA: Após passagem pelo Brasil, Jayda G lança si...
        • Telefone de contato/editoria de interesse
        • 'Os Encanadores da Casa Branca' estreia segunda-fe...
        • Olha ela! Any malu mostra a vida antes da fama no ...
        • Sug. de pauta: Com participação de Kleber Lucas, A...
        • Novos conjuntos de LEGO Super Mario trazem Donkey ...
        • Novela de Iris Abravanel, A Infância de Romeu e Ju...
        • Paola Carosella, Paulo Vieira e Sabrina Sato estre...
        • 2/5 - "Poliamor: à procura de mais um marido" estr...
        • He-Man e os Mestres do Universo ganham novas figur...
        • ASUS retorna à Computex com tecnologias inovadoras...
        • Mulheres ministram aulas e oficinas gratuitas na s...
        • Drop: OBLIECHT release their self-titled EP ! (Rel...
        • Atualização de maio do Prime Gaming: 15 Jogos Grat...
        • Novo bootcamp dá 25 mil bolsas de estudo gratuitas...
        • Clean e eficiente: Linha Deco oferece design arroj...
        • Star Wars Day | Evento e ativações - 04 de maio
        • Os 3 primeiros episódios de 'Amor e Morte' já estã...
        • Contagem Regressiva | Temporada final de 'Fear The...
        • Altair lança o Altair SimSolid Cloud
        • Lançamento Devir - A Floresta vol. 06 (conclusão d...
        • 'Coisa de Menino', série brasileira inédita sobre ...
        • E! Entertainment convida o estilista Rafael Silvér...
        • Os Estados Unidos e o Holocausto, documentário sob...
        • Resenha UFC Fight Pass recebe cantor Buchecha nest...
        • Terceira edição do MBM Experience terá a trilhas d...
        • Osten Moove mira mercado de games e projeta invest...
        • Sugestão de Artigo - Ambientes híbridos podem ser...
        • Prime Video anuncia a nova série de drama Étoile, ...
        • "DESAFIOS CULINÁRIOS JULIA CHILD" tem brasileira e...
        • Paola Carosella estreia como apresentadora do GNT ...
        • GODDESS OF VICTORY: NIKKE celebra seis meses desde...
        • "Transformers: O Despertar das Feras" ganha novo t...
        • VALORANT - A jornada rumo ao Champions 2023!
        • E! Entertainment: Destaques da semana de 1 a 7 de ...
        • Última produção de "Guardiões da Galáxia" chega ao...
        • Rebranding: edtech destaca diálogo e interação em ...
        • Primeira rede de cineastas mulheres indígenas do B...
        • ASBEST and LORD KESSELI & THE DRUMS are «Together ...
        • Warner Bros. Discovery anuncia renovação com Octav...
        • "SOLOS", curta-metragem brasileiro, é selecionado ...
        • O maior crime político brasileiro vai ganhar versã...
        • Correção de valores do seu Plano
        • Prime Video divulga o primeiro cartaz e data de la...
        • Sugestão de Pauta - Editora Ultimato do Bacon lanç...
        • Correção de valores do seu Plano
        • Começam as filmagens de ‘Os Farofeiros 2’, com Cac...
        • ‘80 For Brady: Quatro Amigas e uma Paixão’ chega à...
        • Segunda temporada de 'And Just Like That... Um Nov...
        • Episódio final de Candice Renoir é exibido pelo AX...
        • CONVITE Star Wars Day | Evento Iron Studios - 04 e...
        • Estreia da cotransmissão no MSI 2023
        • 7ª Temporada de 'Greg News', com Gregorio Duviver,...
        • Documentário Floresta Racionada aponta o impacto d...
        • CCXP23 anuncia Lana Parrilla, a Rainha Má de Once ...
        • Especial 'O Real Mundo de Any Malu' estreia no Car...
        • Dia da Série 2023: fãs escolherão o que assistir n...
        • Grupo Neutrik apresenta a próxima geração XX Serie...
        • [MODA GEEK | SUPER MARIO] Lançamento do filme Supe...
        • RELEASE: Autora TEDx Talk lança livro sobre as con...
        • Broders investe R$ 1 mi para criar área de audiovi...
        • Prime Video divulga novas imagens da franquia de f...
        • Dirigido por Halder Gomes, "C.I.C. - Central de In...
        • "Shazam! Fúria dos Deuses", "Tár", "Amor e Morte" ...
        • Studio Universal exibe especial Velozes & Furiosos...
        • Lançamento: Death Note: Short Stories
        • Lançamento: Death Note: Short Stories
        • Sugestão de pauta: Open Day: Evento do Manaus Tech...
        • BBB 23: 75% dos espectadores seguem fiéis ao progr...
        • [Nintendo] The Legend of Zelda: Tears of the Kingd...
        • Com sucesso de podcast e aposta em ‘shorts’, YouTu...
        • Rodrigo El Gato lança TUYYO, novo app de relaciona...
        • Assessoria de Imprensa: Brinquedos em alta: Market...
        • Sugestão | Cantora e gamer, Maellen estreia seu pr...
        • Assessoria de Imprensa: O melhor presente para uma...
        • ASUS ROG anuncia seu primeiro console portátil com...
        • Começam as filmagens de ‘Os Farofeiros 2’, com Cac...
        • ;w7m Esports fecha patrocínio com a Elements
        • 5ª temporada de "LOONEY TUNES CARTOONS" chega à HB...
        • ONG do Complexo do Chapadão em parceria com univer...
        • John Romita Jr, lendário quadrinista, retorna à CC...
        • BOODAMAN releases new single "Hidden Place"; the a...
        • Shazam! Fúria dos Deuses chega às plataformas digi...
        • Minecraft ganha figuras colecionáveis em lançament...
        • DreamWorks: Destaques da semana de 1 a 7 de maio
        • Como as marcas não-endêmicas podem se relacionar c...
        • Festival Sorrisos Nos CEUs em São Paulo
        • ELFRID THE THIRD & IVAN EYES release new single «L...
        • ELFRID THE THIRD & IVAN EYES release new single «L...
        • Para especialista, manipulação de resultados de pa...
      • ►  março (559)
      • ►  fevereiro (358)
      • ►  janeiro (351)
    • ►  2022 (1266)
      • ►  dezembro (333)
      • ►  novembro (382)
      • ►  outubro (290)
      • ►  setembro (261)
    • ►  2013 (1)
      • ►  março (1)
    • ►  2012 (7)
      • ►  abril (3)
      • ►  março (2)
      • ►  fevereiro (2)
    • ►  2011 (5)
      • ►  abril (2)
      • ►  março (2)
      • ►  fevereiro (1)
    • ►  2010 (11)
      • ►  outubro (2)
      • ►  agosto (2)
      • ►  junho (3)
      • ►  abril (1)
      • ►  março (1)
      • ►  fevereiro (1)
      • ►  janeiro (1)
    • ►  2009 (52)
      • ►  dezembro (2)
      • ►  novembro (5)
      • ►  outubro (1)
      • ►  setembro (6)
      • ►  agosto (4)
      • ►  julho (6)
      • ►  junho (5)
      • ►  maio (7)
      • ►  abril (3)
      • ►  março (2)
      • ►  fevereiro (4)
      • ►  janeiro (7)
  • Pesquisa






    • Home
    • Posts RSS
    • Comentários RSS

    © Copyright Thiabolico - O Blog do Thiago Henrik. All rights reserved.
    Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
    brought to you by Smashing Magazine

    Voltar ao Topo