Manaus Confirmada
Foi anúnciado ontem pela Fifa as 12 cidades que serão sedes da Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá no Brasil em 2014. Manaus foi escolhida a capital da Amazônia, desbancando Belém, decisão que foi a mais difícil para o comitê da FIFA, suponho que pela semelhança entre as duas cidades. Apesar da confiança de Belém, que foi a primeira a apresentar seu projeto, talvez o mais modesto de todos, a Fifa optou por Manaus, tanto por questões políticas, quanto pelo grande marketing feito em cima da Copa Verde que aconteceria em Manaus, e com crifras bem generosas.
A festa em Manaus aconteceu nos arredores do Vivaldão, e o número de pessoas presentes era de 100 a 200 mil (cada portal de notícias dava um número diferente, e dizia que era de acordo com a PM). Clique nas imagens para ampliar:
Festa bonita e desorganizada
Procurei em vários portais de notícias e sites locais, inclusive o site oficial do projeto Manaus na Copa, e não encontrei a programação do evento. Apenas no Globoesporte.com, portal de fora de Manaus, é que encontrei uma programação, com horários bem diferentes de alguns citados nos sites locais, como o do show da banda Jota Quest (que no site futeboldonorte.com virou Skank).
Fui com meu irmão, minha namorada e um amigo. Estes dois últimos não são amazonenses (gaúcha e argentino, respectivamente), mas estavam na torcida por Manaus. Chegamos lá por volta de 13:30, e esperamos até a chegada dos ilustres convidados Biro Biro, Bebeto (ainda tenho pôster dele no Flamengo) e Dadá Maravilha, que já jogou no Nacional de Manaus, e, como disse o governador, fez o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto gol do nosso estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão.
A apresentação dos convidados , patrocinada pela Coca-Cola (o título do post faz referência ao slogan utilizado na campanha da Coca), foi atrapalhada pela passagem de som do show do Jota Quest, o que atraiu a atenção do público e impediu que metade das pessoas escutasse o que estava sendo dito.
Estiveram presentes o governador Eduardo Braga, o vice Omar Aziz (que também é presidente de honra do Nacional Futebol Clube), o ministro dos transportes Alfredo Nascimento, e o pilantra prefeito Amazonino Mendes, que foi sonora e constrangedoramente vaiado pelo público, mas isso é assunto pro próximo post.
Foram distribuidos vários ‘brindes’ da Coca-Cola, como bandanas, bandeirinhas e infláveis, para aparecerem nas filmagens da festa. Imagino que várias pessoas tenham se maxucado com o empurra-empurra desesperado dos presentes para garantir seus balõezinhos da Coca-Cola…
A desorganização também se mostrou presente no momento em que dançarinos do boi Caprichoso subiram ao palco, e foi ao ar uma música do boi Garantido, obrigando os dançarinos a fazerem cara de bestas e se retirarem, arrancando algumas risadas (estilo Nelson ‘a-ha!’ da minha parte).
No jogo Nacional X América, às 15 horas, seriam sorteadas 30 bicicletas e 1 moto, mas isso não foi o suficiente para lotar o estádio, já que programaram o show da banda mineira para acontecer no mesmo horário do jogo, ao lado do estádio. Triste.
O sorteio, que na minha opinião deveria ter sido feito no intervalo do jogo, quando as pessoas estariam ainda dentro do estádio, e poderiam ir requisitar seus prêmios durante a segunda etapa, acabou sendo realizado no final da partida, quando metade dos presentes já havia saído, obrigando o encarregado do sorteio de sortear vários números (que recebemos na entrada) para cada item sorteado, o que entediou os que ficaram, e que, cansados de esperar que alguem fosse finalmente contemplado e subisse todo o caminho até o local do sorteio, começavam também a deixar o estádio.
Nacional decepciona
No jogo que decidiria a liderança o Nacional jogou bisonhamente, matando de vergonha todos os nacionalinos (eu incluso) presentes em meio ao público que esnobou o show do Jota Quest. Perdeu só de 2 a 0 para o ameriquinha que, surpreendentemente, assumiu a liderança, aos gritos de “Silêncio na Favela”, em referência à torcida do Nacional, a maior e mais popular do Amazonas.
Fiquei sabendo que o técnico Zé Luís foi tirado do cargo após o fiasco. Menos mal. Mas tem muito a melhorar dentro de campo, para a Série D.
O dia de ontem era de festa, mas serviu também pra deixar evidente que muita coisa tem que melhorar se Manaus não quer passar vergonha na Copa de 2014. De qualquer forma, boa sorte pra todos nós. Pra quem estava lá ontem, boa sorte também com a pele queimada de sol.
Abraços,
Thiago Henrik.
A historia agora recem comenza, fico na espera do monotrilho q prometeu amazonino (hahahahaaha), trem eletrico todo bem, mas monotrilho? eu duvido...
Até gringo sabe que o Amazonino não cumpre promessa, e o pessoal daqui não se manca...