Depois de assistir o Flamengo ser eliminado pelo Inter, vim pro pc tentar ‘desestressar’ um pouco. Apesar da tristeza de ver o Flamengo perder nos últimos minutos um jogo que ele tinha na mão, o jogo em si me deu mais alegrias que tristezas. O Flamengo jogou bem, apesar de algumas presepadas, e definitivamente fez o Brasil questionar se o Inter é mesmo tudo aquilo que a mídia ‘especializada’ estampa nos jornais e portais da vida. O Colorado jogou como todo time pequeninho que pega o Flamengo: acuado, batendo, e com o cu na mão.
O modo como aconteceram os gols tão aí pra ilustrar: um de contra-ataque, aproveitando uma bobagem feita pelo Juan, e o outro de bola parada. Já o do Fla foi marcado pelo Emerson, que só jogou dois minutos até ser contundido por um dos brucutus do Inter. O apito final deixou a torcida do Inter (excepcionalmente caladinha hoje) aliviada. Pra eles, o pior já passou.
…
Bem, vamos ao assunto que aparentemente é o principal hoje.
Notícias sensacionalistas em todos os sites esportivos da net, profetizando o apocalipse rubro-negro. Crise foi a palavra mais usada. E tudo isso porque a diretoria acertou um contrato com um certo Petkovic.
Lembro de quando eu tinha 13 anos de idade, e meu primo mais velho, o rubro-negro mais fanático que conheço pessoalmente (e que possui o bem mais doentemente invejado por mim: uma foto com o Zico), me falou que vinha aí um gringo, que jogou no Real Madrid. Me enchi de esperanças. E apesar de descobrir depois que o cara não tinha toda essa moral, o status de craque que eu creditei a ele não se mostrou um engano. Ele me proporcionou o momento mais feliz da minha vida até então (e vários anos depois), aquele gol de falta, aos 43 do segundo tempo, que valeu o Tri estadual em cima do maior rival, e que me deu a certeza de que eu realmente seria Flamengo pra sempre.
Agora o “Rambo” (como é conhecido o Pet fora do Brasil) chega pa salvar o clube de perder 500 mil por mês. Isso porque o Flamengo devia ao Pet cerca de 15 a 18 milhões, e todo mês tinha que penhorar alguma coisa pra pagar o cara. Daí o cara resolve aparecer na gávea pedindo pra voltar a vestir o manto sagrado por um ano, em troca de perdoar grande parte da dívida, e ganhar em proporção ao que render em campo. Negócião, certo? A mídia acha que não.
“Parece mentira. Não é possível! Primeiro saber que o Flamengo contratou de novo o veterano Petkovic. Depois, ouvir que esta contratação teria sido fruto de uma pressão, uma espécie de condição para não estourar uma dívida impagável. O Flamengo não merecia esta, ainda mais no dia de um jogo tão importante.“, foi como colocou Décio Lopes, do SporTV, e “veterano” foi um elogio perto dos adjetivos que ele deu ao sérvio depois. Lédio Carmona e PC Vasconcelos seguiram a mesma linha.
Só eu achei estranhíssima essa preocupação toda desses comentaristas com o Flamengo? E o pior: por que todos eles insistem em dar ênfase no aspecto técnico do jogador, quando já foi dito à exaustão pela diretoria que esse contrato foi feito puramente pelo aspecto financeiro? E aí surgem dezenas de boatos, do tipo “fulano teria dito que…”, sobre a “paz” no ambiente, que pode ser afetada por isso, e sobre supostas demissões em represália à contratação do jogador. É tocante tanta sensibilidade da mídia acerca da tranquilidade do Flamengo…
Mas agora que o Flamengo já foi eliminado da CB pelo novo queridinho da mídia, eles voltarão a se ocupar de Nilmares da vida. Até porque a atitude da torcida com relação ao Pet não poderia ser melhor. A maioria entendeu que foi puramente pra salvar o Flamengo da dívida. E outros acham até que o Petkovic pode contribuir com qualidade ao time. Os que são completamente contra são, ou muito facilmente convencidos pela “bem intencionada” mídia, ou não entenderam ainda o que aconteceu.
Porra, o cara podia viver de renda do Flamengo pelo resta vida, mas preferiu vir pedir humildemente uma vaguinha no time, praticamente pagando pra jogar (como fez o Emerson e todo mundo achou lindo), e eu vou reclamar? Tá foda. Além do que, como já disse o Delair (que tá fazendo um bom trabalho, como um todo, na minha opinião) e o Márcio Braga, o Cuca não tem obrigação nenhuma de escalar o cara! Pode virar um Marcelo Lomba (3o goleiro do mengão) que não tem problema nenhum! Mas mesmo assim, não duvido nada do cara calar a boca de todo mundo. Deixa o homem trabalhar!
Abraços,
Thiago Henrik.