Projeto do Novo Vivaldo Lima para a Copa de 2014
O Brasil inteiro está discutindo as cidades que serão escolhidas como Sub-Sedes da Copa do Mundo de 2014, e entre as candidatas está Manaus (AM) , concorrendo diretamente com Belém (PA) e Rio Branco (AC), apesar de que os caras já deixaram claro que não estão preocupados em distribuir a copa por todas as regiões do Brasil (ou seja, se quiserem escolher apenas cidades do Sul e Sudeste, tá de boa), mas todo mundo sabe que eles não vão deixar a parte Amazônica do Brasil de lado.
A única cidade que eu conheço dessas três, é Manaus, então só posso falar nela. Bem, é disparada a que tem o projeto mais ambicioso (custará cerca de 6 bilhões aos cofres públicos. Não sei como de repente aparece tanto dinheiro... pra transporte, saúde e educação não tem). Na minha singela opinião, Rio Branco corre por fora, e Belém talvez seja uma candidata mais forte, no que se refere à estrutura (a que já existe), mas Manaus deve levar essa, por tudo o que representa, como já falou o Juca Kfouri, no seu blog:
"O presidente da Fifa, Joseph Blatter, passará por São Paulo neste meio de semana, será recebido por José Serra e, provavelmente, anunciará o óbvio:
São Paulo será a sede da partida inaugural da Copa de 2014 e Manaus será a sede amazônica da Copa, deixando Belém de fora.
Tudo porque Manaus é a capital amazônica mais conhecida no mundo e porque São Paulo, apesar das pretensões de Brasília e Belo Horizonte, é a cidade economicamente mais importante do país."
Com o Slogan "Copa Mais Verde do Mundo" Manaus aposta na preservação ambiental e programas de desenvolvimento sustentável premiados para convencer a comitiva de observadores da FIFA, que visitaram a cidade nesse início de mês. (Leia aqui como foi a visita).
Ricardo Teixeira, presidente da CBF (de cocar indígena) e Eduardo Braga, preparando a reeleição em 2014, como o governador que trouxe a Copa pro Amazonas.
Confiram o vídeo de candidatura de Manaus à Cidade Sede, enviado para a FIFA, que eu consegui com exclusividade (=p) com um publicitário da Jobast , que produziu a peça:
Que aconteça o que for melhor pra população de Manaus (que infelizmente, não sabe o que é melhor pra ela).
Thiago Henrik.