Sugestão de pauta: ApexBrasil marca presença no BIG Games, o maior festival de jogos eletrônicos da América Latina
ApexBrasil marca presença no BIG Games, o maior festival de jogos eletrônicos da América Latina A Agência, que é uma das patrocinadoras do evento, reuniu 38 investidores e compradores internacionais nas rodadas de negócios com empresários do setor. Ação aconteceu por meio do projeto setorial Brazil Games, uma parceria entre ApexBrasil e Abragames Uma vitrine poderosa para os últimos lançamentos do setor de jogos eletrônicos em todo o mundo, com a presença de criadores e desenvolvedores, gamers, influencers, investidores e empresários do setor. Assim é o BIG (Best International Games) Festival, o maior festival de jogos eletrônicos da América Latina. Este ano, o evento foi realizado entre os dias 28 de junho e 2 de julho no São Paulo Expo, na capital paulista. Além de painéis e workshops, o BIG Festival é o maior fórum de negócios de games da América Latina, recebendo empresários do setor e compradores de vários países. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também esteve presente no evento. A ApexBrasil é uma das patrocinadoras do BIG e foi representada por Jorge Viana, presidente da Agência; Ana Repezza, diretora de Negócios; e Eros Ramos, gestor do projeto setorial Brazil Games Export Program, realização conjunta entre a Agência e a Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Games (Abragames). A parceria da ApexBrasil com a Abragames completou 11 anos em 2023, e o Brazil Games é um dos grandes destaques dessa parceria, tendo como objetivo favorecer a presença internacional do setor de jogos eletrônicos. Desde seu início, o projeto setorial já apoiou mais de 270 empresas e fomentou um crescimento de 600% nas exportações do segmento. Apenas de 2021 para 2022, as vendas internacionais do setor dobraram, superando os 100 milhões de dólares. A parceria entre a ApexBrasil e a Abragames por meio do Brazil Games também rendeu participação nos maiores e mais importantes eventos do setor, como a XDS (External Development Summit) e o Devcom (Developer Conference), além de outras edições do próprio BIG Festival. Mercado em expansão Na abertura do evento, a diretora Ana Repezza destacou que a longa parceria com a Abragames tem rendido um aprendizado mútuo: "estamos aprendendo a lidar com a exportação de serviços, e a Abragames está entendendo melhor como organizar a atuação internacional do setor". O setor de jogos é naturalmente internacionalizado: além de uma linguagem universal, que permite a qualquer pessoa jogar, oferece aplicativos para áreas como saúde, indústria e educação. Isso produz um mercado global pujante para esses serviços. "Estamos falando de um mercado que aumenta a taxas mais aceleradas que o de bens, seja do agronegócio, seja da indústria", comparou. Ana também lembrou que exportar favorece o desenvolvimento regional. "Quando uma empresa começa a exportar, principalmente serviços, vai precisar ganhar escala e vai pagar melhores salários pros seus funcionários. Então, estamos falando não só do desenvolvimento da própria empresa, mas também da região onde ela está", apontou a diretora, a partir de evidências internacionais. No fim de semana, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, participou da entrega de 18 prêmios internacionais. "É incrível ver o quanto a indústria da economia criativa tem crescido no Brasil, passando de pouco mais de 12 estúdios para mais de 1009 estúdios, com milhares de brasileiros trabalhando e colocando seu talento no mercado de jogos e entretenimento", comentou. Rodadas de negócios Desde 2011, quando a ApexBrasil começou a apoiar o BIG Festival, a principal ação no evento tem sido a realização de rodadas de negócios. Só em 2022, essa parceria gerou mais de três mil reuniões. Este ano, a expectativa é que esse número tenha sido superado, a partir da presença de 38 investidores e compradores internacionais que vieram ao evento a convite da Agência. O mercado de games brasileiro é o décimo maior do mundo e o primeiro da América Latina. Há mais de 1000 estúdios no Brasil e parte deles já está presente em outros mercados. Os principais destinos são Estados Unidos, América Latina, Europa e Canadá, seguidos por países que falam português, Japão e China. Muitos desses estúdios, porém, ainda não visualizam o potencial global de seus produtos. Para lidar com esse gap, a ApexBrasil também tem prospectado empresas interessadas em aderir ao Programa de Qualificação para Exportações (PEIEX) e, assim, impulsionar a jornada exportadora dessas empresas. Sobre a Abragames Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. Sua missão é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor. Além disso, visa promover eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil. Sobre o Brazil Games O Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames em parceria com a ApexBrasil. O objetivo é fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional. Assessoria de Imprensa ApexBrasil Lorena Quintas (61)99951-7175 |